quinta-feira, 14 de abril de 2016

O Escaravelho do Diabo - Lucia Machado de Almeida

E aí povo, tudo certinho???

Hoje é um dia muito especial. Finalmente o filme "O Escaravelho do Diabo" está sendo lançado.  

                       

Infelizmente, só poderei ir no final de semana. Choraaaaaa. Então por favor, se alguém ver este filme antes que eu, não me conte nada ou terei que lhe enviar um besouro..... Entendedores, entenderão. 

Estou realmente animada para ver este filme, por se tratar de um filme brasileiro, baseado em um livro nacional. Tá bom ou quer mais? Então lá vai. Um livro escrito por uma mulher. Um livro que criou uma legião de novos leitores. Um livro que introduziu muitas pessoas ao gênero policial. E agora, você também quer ver o filme? 

Mas que tal falarmos um pouco do livro? 

Título: O Escaravelho do Diabo 
Autora: Lucia Machado de Almeida
Páginas: 128
Sinopse: Se você é ruivo e recebeu um escaravelho, cuidado! É o alerta que Alberto, aluno da Faculdade de Medicina, dá aos habitantes de Vista Alegre, depois da morte de Hugo. Com esse crime teve início uma terrível série de assassinatos.
Mas o que não falta na cidade são cabelos vermelhos: Clarence, Maria Fernanda, padre Afonso, quem pode ser a próxima vítima? E qual a relação entre ruivos e escaravelhos? O que poderia estar pro trás de tudo aquilo? É o que o estudante precisa descobrir antes que aconteça novo crime...
Acompanhe os passos de ALberto. Descubra você também o segredo do escaravelho do diabo.


Minha Opinião: O Escaravelho do Diabo é um livro juvenil, que como eu disse, introduziu muitos leitores ao gênero policial. Na trama, nós conhecemos o Alberto, um jovem que teve seu irmão assassinado. A polícia não consegue entender o que aconteceu. Ele não tinha grandes inimigos. Era um rapaz muito bonito e mulherengo, mas nada mais do que isso... 

Pouco tempo depois, outra pessoa aparece morta. Uma morte muito suspeita também. E a polícia também não obtém respostas. 

Mas Alberto percebe que há algo em comum entre as duas mortes. Ambos receberam um escaravelho pelo correio. E ambos possuem cabelos vermelhos. E agora Alberto tem a certeza de que um novo crime irá ocorrer. E ele precisa correr contra o tempo antes que outra pessoa seja assassinada. 

A proposta do livro é bem policial mesmo. Um crime, um cara inteligente tentando descobrir o mistério, poucas pistas e muitos suspeitos. Mesmo assim, o livro fez muito sucesso. Talvez por ter uma abordagem tão jovem, uma escrita fácil, um "detetive" mais real e menos heroico. Acho que tudo isso aproxima o jovem leitor. 

É bastante difícil encontrar alguém que nunca tenha lido, ou que não conheça esta história. E isso é realmente bacana, já que como eu disse, foi escrito por uma mulher brasileira, fez um grande sucesso e hoje já virou filme. Por isso, se você faz parte do grupo que nunca leu, acho que vale a pena conferir esta obra. 

Mesmo com uma grande experiência em livros policiais, fui surpreendida. E fiquei bem satisfeita com o desfecho de tudo. Gosto de tramas assim, que abrem possibilidades, que deixam coisas para que o leitor possa imaginar e criar.... 

Mas confesso que também teve coisas que me incomodaram. 
Uma delas é como Alberto reage a morte do irmão. Não tem sentimento ali. Ficou faltando aquele momento de dor sabe? O que talvez até possa ser explicado, por se tratar de um livro juvenil, rápido, onde os sentimentos não poderiam ser mais explorados sem que o livro se tornasse mais denso. Não sei. Mas é algo que eu senti falta e sei que não fui a única. 

Outro ponto é a presença das mulheres na história. Elas existem. Mas elas não tem importância alguma ali. São infantis, vistas como a "vadia" e a "moça pra casar", enfim, é realmente preocupante. Mas ando estudando bastante romances policiais e fico triste em dizer que realmente isso é bem comum. Sim, há exceções, mas muitas vezes, neste gênero não apenas neste, mas enfim, a mulher ou é vítima, assistente ou a gostosona que o detetive quer pegar. Vamos melhorar aí galera! 

Se tudo isso faz eu deixar de indicar a obra? De jeito algum. Acho que ela foi muito importante para a literatura brasileira e se me permitem, já se tornou um clássico. Acho sim, que há pontos para se pensar. Mas a história é antiga, muitas coisas mudaram de lá para cá, os livros juvenis se modernizaram, as mulheres ganharam novos espaços e o que está escrito está escrito e nos resta aproveitar o que eles tem de melhor. E este livro, tem muita coisa a oferecer. 

E eu acho que é isso povo. 

Como eu disse, estou louca para ver o filme. Sei que eles mudaram bastante coisa nesta versão, mas estou confiante de que todas as mudanças foram para melhor. 

Mas e você, já conhecia o livro? Já leu? Vai ver o filme? Me conte! E se você curtiu a postagem, compartilhe com os seus amigos. 

Um beijão e até a próxima!

10 comentários:

  1. Oi Gih, sua linda, tudo bem?
    Não acredito!!! Não sabia desse filme, OMG, eu preciso ver!!! Gih, eu era muito nova quando li, foi nos tempos da escola, eu devorei quase toda a coleção Vagalume que tinha na nossa biblioteca e lembro que adorei esse livro, mas não me recordo mais do desfecho, tenho que reler com certeza. Sua resenha ficou ótima!!! Adorei essa novidade e recomendo sim, toda essa coleção para quem ainda não conhece.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah, a Coleção Vagalume, quantas boas lembranças! Me lembro que tinha uns livros que eram disputados à tapa na biblioteca da escola, e "O Escaravelho do Diabo" com certeza era um desses! Vi há alguns meses que ia sair filme, mas já tinha até esquecido, muito bom saber que foi lançado! Vou ter que conferir, e vai ser bom pra relembrar os tempos de escola!
    Abraço!
    Marcelo Brinker
    leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gih, eu tinha muitos livros da coleção vagalume, mas o cupim comeu a maioria e O Escaravelho do Diabo foi um deles! :(
    Eu queria reler, pois acho que li quando tinha uns 10 anos, mas não encontro em nenhum sebo!!!
    Só verei a adaptação depois da releitura, mesmo que assista online depois.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, então está aí a problemática envolvendo as mulheres que você comentou antes! Pois,é. Como voce disse, é antigo, muitas coisas mudaram. E as coisas estao caminhando para outra radical evolução só porque a demanda está pedindo outros tipos de retratações femininas. Maravilha!

    Mas quanto ao livro, não é um gênero que eu goste muito. :/ Mas se eu tiver que precisar eu leria.

    beijos,
    estilhacandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih!
    Li vários livros da Coleção Vagalume na infância, mas esse não! E o resultado do filme parece ter ficado bem interessante, talvez eu assista! Não sei pq esse acabou passando na minha vida, logo um policial juvenil, haha.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa e achei que faz muito meu estilo. haha. Também estou curiosa pelo filme!

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Olá Gih!
    Fui saber do livro por causa do filme e é bem legal que ele seja nacional. E o filme tem muito potencial.
    Quem sabe tenha oportunidade de lê-lo em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gih.
    Eu cheguei a ler o livro, mas não lembro de mais nada. Eu era bem jovem quando fiz a leitura. Porém, com o lançamento do filme, estou bem animado para reler o livro e assistir à adaptação.
    Gostei de ler a sua opinião sobre a obra; mesmo havendo pontos negativos, parece que eu não me enganei ao ter gostado do livro na adolescência.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Gih.
    Não foi o primeiro livro que li, mas foi um dos primeiros, já que a série vaga lume foi minha queridinha na minha infância. Eu li ele umas três vezes e espero não me decepcionar com o filme. O trailer ficou bem legal.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Gih!
    Já li o livro na adolescência e foi o que me deu gosto para os livros policiais de suspense.
    Quero muito ir ver o filme.
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir