sábado, 24 de setembro de 2016

Essa Luz Tão Brilhante - Estelle Laure

E aí povo, tudo bem com vocês? 

Hoje estou aqui para mais uma resenha. 

Vamos lá? 
Título: Essa Luz Tão Brilhante 
Autora: Estelle Laure
Editora: Arqueiro
Páginas: 208
Compre na AMAZON
SKOOB
Sinopse: O pai dela surtou e foi internado. A mãe disse que ia viajar por uns dias e nunca mais voltou. Wren, sua irmãzinha, parece bem, mas já está tendo problemas na escola. Lucille tem só 17 anos, e todos os problemas do mundo. Se não conseguir arrumar um emprego para pagar as contas e fingir para os vizinhos que está tudo em ordem, pode perder a guarda da irmã. Sorte a dela ter Eden, uma amiga tão incrível que se dispõe a matar aulas para ajudá-la. Azar o dela se apaixonar perdidamente justo agora, e justo por Digby, o irmão gêmeo de Eden, que é lindo, ruivo... mas comprometido.
Essa luz tão brilhante é a história de uma garota que descobre uma grande força dentro de si enquanto aprende que a vida e o amor podem ser imprevisíveis, assustadores e maravilhosos – tudo junto e misturado.

Minha opinião: Bem galera, antes de mais nada, quero dizer que eu queria ter gostado dessa obra. De verdade! Juro! Quem me acompanha sabe que YA é minha perdição. Talvez esse seja o motivo para que eu seja tão chata com o gênero. Mesmo amando YAs, estou sempre esperando o melhor de cada livro que leio. E infelizmente Essa Luz Tão Brilhante não me conquistou. 

ELTB é narrado em primeira pessoa pela Lucille. Ela é uma adolescente de 17 anos que foi abandonada pela mãe. Quanto ao pai? Esse nem se fala. Depois de tentar matar a mulher, ele foi internado em uma clínica que ninguém sabe onde fica. Ah, e vale lembrar que Lucille não foi abandonada sozinha. Seus pais deixaram para trás, também a sua irmã, Wreen, de 9 anos. E agora Lu precisa trabalhar para manter a casa e evitar que a assistência social descubra o que está acontecendo. 

A proposta do livro é interessante, ainda que não seja exatamente uma novidade. Mas clichês estão aí para serem usados e muitos autores fazem isso de forma maravilhosa. Sinto dizer que esse não foi o caso. 

Há todo momento, as pessoas frisam o quando Lucille é forte e determinada. Algo que eu não consegui enxergar. Ela procura um emprego? Sim! Cuida da irmã? Sim! Mas gente, isso é o mínimo que eu esperaria de alguém nessa situação. Não consegui comprar sua situação, seu drama. Dói dizer e me sinto até malvada, mas não consegui sentir empatia por ela. 

Gostei muito mais dos personagens secundários. Eden que é sua melhor amiga é uma boa garota e muito mais real. O Digby que é seu irmão gêmeo é um garoto quase adorável. Ênfase no quase. Mas eles não são ótimos o bastante para que salvem essa história. 

O romance é totalmente irreal. Ainda que eu seja fã de YAs e entenda que nessa idade muita coisa não faz sentido, eu não consegui acreditar nesse romance. Aliás, há romance de fato? Porque para mim, romance é muito mais que um beijinho aqui e outro ali. Faria muito mais sentido se o romance continuasse acontecendo apenas na cabeça da menina. 

A narrativa deixa um pouco a desejar, já que demorei mais de duas semanas para ler um livro tão fininho. Simplesmente não tinha vontade de continuar. Enquanto no começo temos uma narrativa mais ágil, objetiva, no meio para o final, encontramos inúmeros devaneios da personagem, descrições que não combinam e não acrescentam no enredo... 

O final deixa espaço para uma continuação e de fato, parece que ela existe. Algo desnecessário, já que o livro é fininho e com letras gigantes e espaços em branco, parecendo quase um livro de youtubber. 



Escrevendo assim, até parece que odiei o livro. Não odiei. Não é isso. A autora não dá closes errados, não faz picuinha entre mulheres... Não há nada que eu possa problematizar. E Claro isso é um ponto super positivo e que me faz não odiar a obra. Mas também isso não faz com que automaticamente eu tenha amado o livro. 

Particularmente, achei uma história chata, mal desenvolvida e pouco aproveitada. Mas isso é opinião. E ainda bem que cada um tem a sua. Então talvez você curta e se não tiver muita experiência com livros do gênero, pode ser que adore. 

Não vai ganhar meu selinho de aprovado, mas também não ganha meu selo de livro problemático. Se você tem interesse em ler, se joga. 

E eu acho que é isso que já falei demais hahahha. 

Alguém aqui já leu? Tem vontade de ler? Me conte! 

Se você curtiu a postagem, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima!



PS: Arqueiro meu amor, tem YAs nacionais bem melhores ;) Vamos dar uma chancinha aos nossos autores, vamos? Cês tão errando nesses últimos YAs que escolheram. Eu continuo amando vocês, mas amaria ainda mais se vocês ousassem publicar mais YAs nacionais. #Ficadica 

9 comentários:

  1. A sua é a segunda resenha que eu leio negativa sobre o livro. E confesso que foi um alívio ver a sua opinião! Desde o lançamento, fiquei com um pé atrás, achando que a obra não prometia muito além da sinopse. Sei lá, só não me chamou atenção, e olha que sou a louca dos YAs também. É uma pena que a história tenha sido mal aproveitada assim, porque de fato tinha potencial! Ainda pretendo ler, mas já vou com a expectativa bem lá em baixo. Pelo menos o marcador compensa, né? kkkkkk super fofo.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gi!
    Já li muitos YAs e acabei enjoando.
    Não sei se irei ler, porque ando buscando novas leituras, mas de todo jeito, o enredo é bacana, pena não ter sido bem desenvolvido.
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Mais uma vez você sendo do contra hehe. Até agora só tinha lido resenhas positivas dele. Mas já não tinha vontade de ler ele antes. Agora menos. É um gênero que eu não sou muito fã. Até leio, mas só se não tiver outra coisa hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que eu não faço de propósito Sil kkkkkk
      Beijoooos

      Excluir
  4. Oláá!! Tudo bem?
    Primeiraamente, o que é YA? Estou me sentindo tão por fora hahah young adult? sei lá, só consegui pensar nisso..
    Mas, poxa, quando li a sinopse cheguei a ficar interessada, parecia uma história com algo a mais e tal, mas depois do que você falou, nã fiquei mais com vontade de ler, uma pena ''/
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gih!
    Apesar de não ser muito fã do estilo, eu gostei da sinopse e nunca esperaria que fosse ruim como você disse. hahaha
    É uma pena que o livro não seja bom, porque parecia uma premissa interessante (mesmo sabendo que eu não leria de qualquer jeito). Não gostar de um livro me deixa péssima, principalmente pq eu acho que poderia gastar meu tempo lendo outra coisa melhor. haha
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  6. Oi Gih!

    Eu só tinha lido resenhas positivas do livro rsrsrs eu não sou fã de YA, gosto mas não é meu gênero preferido. Talvez eu leia só pra tirar minhas conclusões mesmo rsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir