quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Top 10: Melhores livros de 2016

E aí, meu povo. Tudo bem com vocês? 

Hoje estou aqui para falar dos 10 melhores livros (em minha opinião) que li esse ano. Não são livros lançados neste ano, mas sim que eu li em 2016. 

Foram 162 livros lidos, então vamos combinar que não foi nada fácil escolher apenas 10. Mas acho que consegui. Curiosos para conhecerem quais foram os meus escolhidos? 

Vamos lá então... 

Para conferir a sinopse do livro, basta clicar na imagem. 


10º Lugar: Eterna, o som do amor 
 
Quando comecei a ler esse livro minhas expectativas eram muito altas. E nas primeiras páginas, eu pensei que iria me decepcionar. Era muita doidera. Mas poucas páginas adiante, eu já estava tão envolvida com essa história que eu ri, chorei, gritei, me apaixonei. Essa história mexeu tanto comigo que veio parar aqui no top 10. 


9º Lugar: Trama
Nunca vou conseguir entender o porquê de livros tão bons não vingarem. Trama é uma história fantástica, com um enredo envolvendo magia de um jeito que eu nunca tinha visto e uma narrativa pra lá de gostosa. Mesmo assim, o livro não fez o sucesso merecido, o que é uma grande pena, pois indiquei ele a vários amigos e todos que leram se encantaram também. Pena que é uma história que ficou pouco conhecida.

 

8º Lugar: E no final a morte
Como amante de romances policiais, eu sentia uma grande vergonha por nunca ter lido nada da Rainha do Crime. Mas eis que esse ano eu mudei isso e conheci seu trabalho. E confesso que estou bem encantada. Sempre desvendo os mistérios antes mesmo do final do livro, mas olha que a Agatha me enganou direitinho. 


7º Lugar: Seis anos depois
Harlan também era um autor que eu sentia que precisava ler. E eu estava correta. Simplesmente me apaixonei pelo enredo e pela narrativa do autor. Confesso que dei uma pausa nas leituras do livros dele, pois Coben se torna um pouco repetitivo ao longo das obras, mas ainda assim, indico muito o trabalho dele para quem ama suspenses. E indico mais ainda "Seis anos depois" que é o meu favorito dele. 


6º Lugar: Meu pé de laranja lima 
Esse era um livro que eu queria ler desde pequena, mas nunca tinha tido a oportunidade. Então esse ano, eu fiz a oportunidade. A história é linda, mas triste. Eu chorei muito enquanto lia. Tem o filme também e é super bacana, acho que vocês vão gostar. 



5º Lugar: Longe de você
Esse livro estava nos meus desejados desde que foi lançado, mas eu nunca encontrava para comprar. Então esse ano consegui uma troca no skoob e assim que chegou, eu já comecei a ler. Me surpreendi muito com esse livro. Não apenas pelo enredo interessante e pela narrativa fluída, mas porque ele me pegou totalmente desprevenida e se mostrou muito mais do que um YA romântico. Muito Mais!!!! 


4º Lugar: Senhora
Esse foi o primeiro livro que li do Alencar e confesso que tinha medo. Muitas pessoas diziam que as leituras dos seus livros eram um tormento. Eu não posso falar por todos os livros dele, mas posso falar por esse. E não é nada disso. Senhora é uma história incrível, cheia de críticas e passagens muito interessantes e claro, uma ou outra palavrinha que já pode ter sido esquecida. Mas nada que um dicionário depois não resolva. Agora quero muito ler outros livros do José. 


3º Lugar: Caim
Ah, Saramago! Ah, Caim! Ah, Deus!
Aqui nesta obra, Saramago faz várias das perguntas que eu gostaria de fazer ao deus bíblico. Tudo o que me incomoda na bíblia, também incomoda Caim. E como ele tem a possibilidade de falar com Deus, ele o critica. Caim é um livro de fácil leitura, de humor ácido e inteligente. Mas dificilmente agradará todo mundo. Saramago é ateu então muitas coisas que ele fala, podem ofender alguns religiosos. Eu não sou ateia, mas não tenho religião, então confesso que eu só me diverti mesmo e fiquei feliz em saber que existem mais pessoas com as mesmas dúvidas que eu. 


2º Lugar: Todo dia
Que livro! Nossa! Uau! Todo mundo falava do livro Todo Dia, mas eu nunca pensei que ele era essa guaraná toda (não curto Coca-Cola hahah). 
Todo Dia tem uma proposta bem diferente e cumpre muito bem seu propósito. Critica nossa sociedade machista, heteronormativa, racista. E se tem crítica, eu já tô amando. Infelizmente o David perde a mão em alguns momentos e se torna gordofóbico. Mas todo mundo está nesse mundo para aprender e nem eu sou totalmente desconstruída (embora eu quisesse ser). 


1º Lugar: Enfeitiçadas
Como não colocar Enfeitiçadas em 1º lugar? Não teria como. Enfeitiçadas foi um livro que me surpreendeu demais. Eu tinha altas expectativas e todas foram superadas. Nunca imaginei que uma história com um enredo basicamente simples, poderia mexer tanto comigo. Não bastasse a trama envolver bruxas (coisa que eu ADORO), ter ótimos personagens e uma narrativa muito fluída, enfeitiçadas ainda conta com um sem fim de críticas sociais. É tanta coisa em comum com a nossa sociedade que chega a assustar. É verdade que os próximos volumes não foram tão perfeitos assim, mas com certeza você PRECISA ler o primeiro livro. 



Uou!!!!! 
Então esses foram os livros escolhidos. Como vocês podem ver, meu gosto literário é bastante variado. Tem clássico, tem livro infantojuvenil, suspense, fantasia, entre vários outros. Mas acho que ficou uma lista bem bacana :) 


Vocês já leram algum deles? Me contem! E quais livros fizeram parte do top 10 de vocês? 


Se você curtiu a postagem, compartilhe com os amigos. 


Um beijão e até a próxima! 

10 comentários:

  1. Nossa Enfeitiçada também seria a minha número um,amei demais...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gih

    Eu li Eterna ano passado, ele não entrou pros favoritos, mas ten lugar cativo na minha lista de boas leituras.
    Tenho que ler logo Seis Anos Depois e Enfeitiçadas, estão só pegando poeira aqui...
    Tem uma postagem que acho que vc vai gostar lá no blog, sabe? Hahaha

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Gih, sua linda, tudo bem?
    Meu Pé de Laranja Lima é um dos livros que li quando era nova, na escola e nunca esqueci, me marcou profundamente. Os romances épicos são os meus favoritos e essa minha predileção, veio da escola quando comecei a ler os clássicos< simplesmente amo Senhora, já li mais de uma vez. O que dizer? Agatha é minha Diva literária, já li quase tudo dela, sou mega fã. Confesso bateu o desespero aqui para ler Todo Dia e Enfeitiçadas depois dos seus elogios. Adorei o top!!!
    beijinhos.
    cla.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gih.
    Fiquei feliz de ver um livro da Agatha ali no top. Amo ela demais hehe. Enfeitiçadas é ótimo mesmo, preciso ler o ultimo livro. Trama também entrou para os melhores do ano, e peguei a dica aqui no seu blog hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih! Que retrospectiva legal! Quero muito ler Harlan Coben ano que vem e já tinha me esquecido de Enfeitiçada! Tb quero ler em 2017!!

    Aproveito pra te deseja um feliz ano novo, que seja um ano repleto de realizações e alegrias! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Gih!
    Fico feliz em ver Agatha Christie e Todo Dia na sua lista, amo! *----*
    Espero que tenha Harlan Coben e Senhora no meu 2017, sempre quis ler!
    Bjs e feliz ano novo!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    dos livros escolhidos não li nenhum ainda, mas achei sua lista interessante e alguns livros me chamaram a atenção.
    Feliz 2017.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Gih!
    Adorei essa sua lista. Nem preciso dizer que estou louca para ler Enfeitiçadas. Alias, você leu tantos livros bons nesse ano que passou, deve ter sido difícil.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiee!!
    Bem que eu estava desconfiando que meu comentário não tinha ido e vim aqui verificar.. poxaa.. eu tinha lido sua lista de melhores de 2016, porque sempre gosto de pegar dicas de bons livros!!
    Fiquei com muita vontade de ler Longe de você pelo que falou e também de Enfeitiçadas, já que, né, ficou em seu primeiro lugar!! :D
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir