quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Desafio literário "Leia Mais, Brasil!"

Olá, meu povo. Tudo bem com vocês? 

Hoje estou aqui para falar de um desafio super legal que foi idealizado pela Maria José do blog Pétalas de Liberdade e que está sendo organizado por ela e por mim. 

Vamos conferir? 


O #LeiaMaisBrasil é um desafio literário onde, em 2017, a cada mês, um conto será lido e debatido em nosso grupo.
Mas não é só isso, a ideia é trazer mais pessoas para o mundo da leitura, então, para participar, você precisa chamar outra pessoa com um "status de leitor" diferente do seu, para ser a sua dupla.

A seguir, você vai entender direitinho como funcionará esse desafio. A Maria já deixou tudo bem explicadinho, mas qualquer coisa, basta nos procurar. 


Por que ele foi criado?

 Segundo pesquisa recente, 44% da população brasileira não lê, e a média anual de leitura do brasileiro é de 4 livros, menor do que a de países como Espanha e Chile. É um dado preocupante, como afirma o jornalista Rodrigo Casarin em seu blog, pois: 

 "(...) estudos de renomadas universidades pelo mundo indicam ou comprovam que a leitura aprimora faculdades cognitivas – aumenta a inteligência, em outras palavras – e deixa as pessoas mais empáticas e com opiniões mais sólidas, além de melhorar a capacidade argumentativa e a tolerância a diferentes pontos de vista.(...) Isso acontece porque leitores costumam viver não somente a sua vida e a sua realidade, mas também a vida dos personagens – com seus dramas, opiniões, virtudes e defeitos – e os universos em que estão inseridos – muitas vezes em culturas bastante diferentes da nossa, com hábitos e problemas distintos. A leitura permite um profundo, introspectivo e normalmente longo contato com essas possibilidades, e conviver com isso ao longo de uma semana ou um mês é bem diferente de ver algo durante duas horas em um filme."

 Eu sou uma leitora voraz, sempre fui! E, estando consciente dos benefícios da leitura, e vivendo cercada de tantas pessoas que não tem o hábito de ler, que dizem que ler é chato ou cansativo, que alegam não ter tempo mas encontram espaço na agenda para outras coisas, despertou em mim a vontade de fazer algo para tentar mudar esse cenário.

 De onde veio a inspiração?

 A ideia para o "Leia mais, Brasil!" veio após conhecer e participar de outro desafio literário, o 12 meses de Poe, criado pela blogueira Anna Costa. A Anna é super fã do escritor Edgar Allan Poe, e decidiu criar um desafio literário onde os participantes deveriam ler um conto do autor por mês e debater sobre ele na página do desafio, durante todo o ano de 2016. A ideia era que mais leitores conhecessem os trabalhos do escritor e passassem a lê-lo.

 Eu resolvi participar do desafio por não ter lido nada do autor ainda, e por ser simples: eu sabia que era capaz de tirar alguns minutinhos do meu mês para ler um conto de menos de 10 páginas e fazer um comentário sobre ele na fan page do desafio. O fato é que, mesmo antes da leitura do conto de dezembro, já me tornei fã do autor e busquei, por conta própria, outras obras dele para ler.

 Com isso, pensei: se eu, que nem era tão fã do gênero que o Poe escreveu, já fui atrás de ler mais coisas dele, o mesmo pode acontecer com outras pessoas! Daí surgiu a ideia de fazer um desafio literário que estimulasse mais pessoas a lerem.

 Como participar?

- cada participante precisará convidar alguém para ser sua dupla no desafio! Por exemplo: eu sou uma leitora, e para participar, convidarei alguém que eu conheça e que não tenha o habito de ler, pode ser um parente, um amigo, quem você quiser, desde que seus "status" como leitor seja diferente (vou convidar minha irmã, e nós duas formaremos uma dupla).

 Um "leitor" (pessoa que tem o hábito de ler livros) convida um "não-leitor" (uma pessoa que não tem o hábito de ler livros) e os dois formam uma dupla. Ter alguém participando com você pode ajudá-lo a, entre outras coisas, não esquecer de ler o conto do mês!

 * Caso você não tenha o hábito de ler, e por mais que procure, não encontre ninguém que goste de ler e queira ser sua dupla, pode chamar outro não leitor para participar com você. 

- ter um perfil no Facebook, pois é principalmente por lá que toda a interação ocorrerá. Se você, ou quem você escolheu para ser a sua dupla não tiverem, é super fácil e rápido para fazer.

 * Em casos onde a sua dupla não queira realmente ter um perfil no Facebook, ela poderá participar postando seu comentário no Twitter ou Instagram, mas aí caberá a você dar print no comentário da pessoa e postar no tópico no grupo.

- fazer um post em seu perfil, dizendo "Estou participando do Desafio Literário 'Leia Mais, Brasil!', participe também: link do grupo." Se quiser, pode escrever mais coisas no post, pode postar em outras redes sociais e blogs.

- se inscrever no desafio preenchendo esse formulário com os seus dados (e o nome da pessoa que escolheu para ser sua dupla), para que saibamos quantas pessoas estão participando e tenhamos uma forma de entrar em contato.

- ler o conto selecionado durante aquele mês, o conto do mês será postado como uma nota no Facebook (você nem vai precisar sair da rede social para participar!) e disponibilizado para download gratuito, para você ler no seu celular, computador ou até mesmo imprimir, se quiser.

 A lista de contos selecionados (todos de domínio público) logo será divulgada, mas já adianto que temos contos de: Leon Tolstói (russo, nascido em 1828, autor de obras como "Guerra e Paz" e "Anna Karenina"), Charles Perrault (francês, nascido em 1628, responsável por versões clássicas de contos de fadas) e o estadunidense Jack London (nascido em 1876, escritor de "O lobo do mar").

- postar um comentário sobre o conto lido no tópico do desafio no grupo no Facebook. Fique calmo, se você não tiver gostado do que leu, pode dizer que achou horrível e explicar o motivo. Se você tiver alguma dúvida sobre a história, poderemos debater sobre ela.

 E o que ganharemos, além de mais leitores?

 Prêmios! Todo mês, será feito um sorteio através dos comentários deixados sobre o conto lido, e tanto um leitor quanto um não-leitor vão ganhar presentes! Livros, camisetas, canecas e muitos outros brindes esperam por vocês, aguardem!

 E é isso! Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários.

- Se inscreva no desafio, clique aqui e preencha o formulário.
- Entre no grupo no Facebook.
- Curta nossa página no Facebook.
- Tem um blog ou canal literário? Seja nosso parceiro!


Se você é escritor...


ATENÇÃO, ESCRITOR! QUEREMOS O SEU CONTO!

Já imaginou ter o seu conto lido no desafio #LeiaMaisBrasil? Como todos os textos que selecionamos são de autores clássicos, pensamos em selecionar alguns de autores nacionais contemporâneos para dar uma diversificada. Olha só como nos mandar seu texto:

- O conto precisa ser de sua autoria. Não precisa ser inédito, mas você deve ter os direitos sobre ele, pois se o texto estiver numa obra que alguma editora detenha os direitos, não pode ser usado no desafio.
- O TEMA do conto é LIVRE.
- O conto precisa ter NO MÁXIMO 6000 (seis mil) caracteres, já com os espaços (todos os contos do desafio serão curtos).
- DATA PARA ENVIO: até 21 de dezembro de 2016. O prazo é pequeno, pois precisaremos ler e selecionar esses contos, no máximo, até dia 31 de dezembro.
- PARA ONDE ENVIAR: para o e-mail blogpetalasdeliberdade@live.com , com o ASSUNTO: CONTO PARA O LEIA MAIS BRASIL. Enviar em ANEXO, como arquivo do Word ou PDF. Lembre-se de colocar um título no conto e o seu nome de autor.
- Esperamos selecionar até 6 (SEIS) CONTOS de autores nacionais contemporâneos.
- Os autores que tiverem seus contos selecionados, deverão assinar uma autorização de uso do conto durante o desafio, declarando estar ciente de que o conto será disponibilizado para download gratuito, além de ser publicado no Facebook. 
- O QUE SERÁ AVALIADO: ESCRITA clara e compreensível e HISTÓRIA que tenha potencial para agradar o leitor.
- O desafio NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, o que oferecemos em troca é a DIVULGAÇÃO que o autor do conto do desafio terá durante todo o ano de 2017, ao ter sua obra ao lado de texto de Charles Perrault, Jack London e Leon Tolstoi.


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente.



E por hoje é isso pessoal. Curtiram? Eu vou participar do desafio com o meu marido haah. Vamos fazer do Brasil um país de leitores! Compartilhem a postagem com os amigos! 

Um beijão e até a próxima! 

7 comentários:

  1. Oi Gih, sua linda, tudo bem?
    Que projeto lindo, acho muito importante incentivar a leitura. E você ainda estão promovendo e ajudando os autores que poderão inscrever seus contos. Parabéns, desejo muito sucesso para vocês!!!
    beijinhos.
    cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tomara que nosso desafio seja um sucesso e que possamos ler muito :D!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gih!
    Que legal esse desafio!!! Queria que meu marido fosse minha dupla hahaha
    Apesar de termos muitos livros (a maioria por minha causa) ele não lê muitos... Mas em compensação lê bastante quadrinhos.
    Você vai postar as resenhas dos contos aqui no blog?

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. OLáá! Tudo bem??
    Achei muito legal esse desafio, viu!!
    Nossa, ano que vem promete muito envolvimento meu em vários projetos de leitura, escrita.. estou bem animada! engraçado que eu era uma zerada em contos nessa vida, mas do nada vi lá aquele edital dos contos de psicopata lá na sociedade dos escritores vivos e resolvi fazer um. então, ganhei um gosto pela coisa que até dei uma abandonada nos meus livros para escrever contos heheh
    quero participar de tudooo, vou tentar arrastar meu namorado!! :)
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gih

    Gostei bastante do projeto! Eu dei uma olhada quando você mandou aquele email e estou com vontadezinha de aderir, meu probleminha com desafios é grande... e como já estou comprometida com o I Dare You fica mais difícil de participar de outros. A facilidade é que são contos, né? Bem rápido...
    Vou pensar com carinho.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir