terça-feira, 2 de maio de 2017

Hoje eu fui assediada

"Falaram que eu só seria assediada se eu estivesse com roupa curta ou decotada... 
Mas hoje eu fui assediada. 
Contaram que eu só seria assediada se estivesse em um lugar perigoso... 
Mas hoje eu fui assediada. 
Disseram que eu só seria assediada se estivesse sendo sedutora demais... 
Mas hoje eu fui assediada. 

Hoje eu fui assediada... 
Mas a única pele que estava a mostra eram minhas mãos e rosto. 
Hoje eu fui assediada... 
Mas eu estava no trabalho. 
Hoje eu fui assediada... 
Mas eu estava apenas trabalhando." Gislaine Oliveira


Nos contam todo tipo de absurdo para justificar o assédio, o abuso. A roupa era curta demais, as palavras muito ousadas, o ambiente era inadequado. Mas a verdade é que independente da nossa roupa, atitudes ou lugares que frequentamos, corremos a todo segundo o risco de sermos assediadas, abusadas, violadas. 

Hoje estava frio. Coloquei uma bota, vesti uma calça, peguei meu casaco para os dias frios e fui trabalhar. Definitivamente não havia nada de sensual naquelas camadas e camadas de roupas. Mas o assédio não tem a ver com tesão. Tem a ver com poder. 




Mas claro que os homens não admitirão isso, então é preciso que eles encontrem um "motivo" para o assédio. E eles sempre encontram. O motivo da vez era o meu cabelo molhado. Obviamente, se eu estou indo para o trabalho com o cabelo molhado, eu passei a noite no motel. E obviamente se eu transei com alguém, devo transar com todos os outros caras que quiserem transar comigo. 

Não basta quererem escolher o que vamos ou não vestir. Eles querem escolher também a hora e como tomaremos banho. Você não pode querer lavar o cabelo de manhã, não pode resolver deixar que ele seque naturalmente. Porque afinal, esses fios todos são eróticos demais e os pobres homens não podem se segurar. Você também não pode escolher com quem transa. Se transou com um, deve transar com o outro também. Foi você quem começou. 

O corpo não é seu. O cabelo também não. As escolhas menos ainda. Isso tudo é deles. 

Mas... até quando? Até quando usaremos roupas compridas nos dias de calor para evitar chamar a atenção, mas ainda assim, ouviremos um "Ô lá em casa" do cara do bar? Até quando deixaremos de sorrir para parecermos sérias na intenção de não nos acharem provocantes, mas ainda assim ouvir um "você fica uma graça brava" do cara que você atendeu no trabalho? Até quando você vai deixar de transar com um cara no primeiro encontro pra não parecer "fácil" e ainda assim ouvir "vagabunda, depois de uma semana já me deu"? Até quando? 

Até hoje! Até agora! 

Não adianta esconder o corpo, não adianta deixar de sorrir, não adianta deixar de trepar. Não adianta nada disso porque os caras se acharão no direito de assediar você de qualquer forma. Então mostre o corpo se quiser, sorria o quanto sentir vontade, transe com todas as pessoas que tiver desejo e lave o cabelo quantas vezes seu shampoo durar. 






Gislaine Oliveira é uma feminista "daquele" tipo. Chata, cricri, problematizadora. Feminista das boas. E que não tá aqui pra dar biscoito pra macho. 

4 comentários:

  1. Ooi Gii! Tudo bem?
    Nossa, não estou acreditando numa coisa dessas... Engraçado que eu já notei em momentos passados que as pessoas ficavam me olhando quando eu chegava de cabelo molhado no trabalho, na época que eu malhava perto e realmente chegava logo depois do banho. mas eu não me ligava não, sempre fui meio desligada mesmo... só que é muita loucura, não é não? que que isso.. a gente não pode nem mais lavar o cabelo em paz!! eu continuo lavando e não secando e quero continuar assim e linda! ;)
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Gih, sua linda, tudo bem?
    Fiquei assustada quando o assédio foi desenvolvido por causa de um cabelo molhado. E vou lhe dizer, nunca passou pela minha cabeça a associação que fizeram com o fato de não ter dormido em casa. Você disse uma coisa que foi certeira: o abuso está relacionado ao poder. O mais forte sempre vai subjugar o mais fraco. Até quando??? Precisamos de mais amor!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Infelizmente esse tipo de coisa vai continuar acontecendo porque tem homens que utilizam de tudo como desculpa. Já aconteceu comigo mas em outra situação. Mas a culpa é sempre da mulher mesmo. Até na igreja eu já ouvi esse tipo de coisa que tem que ver o que usa porque se não faz os homens pecarem. Vê se pode.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Olá Gih!
    Também sou das que "Não dá biscoito para macho".
    Admito que já fui assediada alguns vezes, por uns babacas que ficam jogando beijinho para mim na rua. E por que? Sei lá! E olha, eu fico 1000% putassa quando acontece.
    E é exatamente isto que disse no texto: eles querem a sensação de poder.
    Posso te sugerir uma postagem? Procura um pouco sobre a "Taxa Rosa (Pink Tax)" e diz o que você pensa disso.
    Beijos!

    ResponderExcluir