domingo, 21 de maio de 2017

Max e os felinos - Moacyr Scliar

E aí, povo amado. Tudo certinho? 

Sei que estou trazendo poucas resenhas aqui para o blog, mas é que meu ritmo de leitura está meeeeeeega lento, então me perdoem hhahahahha 

Mas aqui estou com uma resenha novinha. 

Título: Max e os Felinos
Autor: Moacyr Scliar
Páginas: 148
Compre na AMAZON
Sinopse: O alemão Max, um garoto sensível, cresceu sob a severidade de seu pai que sempre lhe incutiu medos e inseguranças. Envolve-se, mais tarde com Frida, esposa de um militar Nazista, o que faz que tenha que abandonar o país. Em meio a viagem de barco, é obrigado, graças a um naufrágio, a dividir o pequeno espaço de um barco com um imenso Jaguar, um felino que sempre lhe aterrorizou. 



Minha opinião: Apesar desse ser um livro bastante conhecido e o autor gaúcho, só fui conhecer quando comecei a pesquisar o que fazer em caso de plágio que autor nunca procurou por isso? Neuróticos é pouco hahah 

Se você não sabe do que estou falando, dê uma pesquisadinha no google sobre esse livro e As Aventuras de PI. Mas resumidamente, há toda uma polêmica envolvendo os dois livros, onde aparentemente o autor de Pi, plagiou Moacyr. Eu ainda não li o livro de Yahn, então não posso argumentar, mas muita gente que leu disse que é plágio descarado e tem até entrevista do autor meio que confessando o que fez. Triste :( 

Bem, vamos lá. 

Em Max e Os Felinos nós acompanhamos a trajetória de Max. Max era um menino franzino que vivia na Alemanha Nazista. Um dia, devido há alguns acontecimentos, ele precisa fugir. Então ele pega um navio com destino ao Brasil. Mas como toda desgraça pra azarado é pouca, o navio afunda. Mesmo assim, Max sobrevive, pois consegue um barco. O problema é que pouco depois que ele está acomodado no seu barco, achando que seu único inimigo será o tempo até alguém o socorrer, um jaguar, também sobrevivente do naufrágio aparece. E agora, para poder sobreviver, Max terá que enfrentar o tempo, o sol, a fome e mais do que isso, esse perigoso felino. 

Max e os Felinos é um livro curtinho, uma leitura bastante rápida. O que não significa que seja um livro com um conteúdo pequeno. A história de Max é bastante simples, até onde é possível ter uma vida simples sobrevivendo há um naufrágio e um jaguar. Mas ela vai além disso. É possível criar várias interpretações para a história do nosso personagem. 

Seria essa viagem apenas uma metáfora? O Jaguar a representação dos nossos medos? Poderia, não poderia? 

No início da edição que eu li há comentários falando sobre a obra. Confesso que isso me desagradou bastante porque é destrinchada a obra toda e na minha opinião, ninguém deve dizer o que você deve entender com uma leitura. Pra mim, interpretação de uma história é uma coisa muito pessoal e cada um precisa ter a sua. Mas a culpa é minha também, porque eu não precisava ter lido esses comentários. Poderia ter lido apenas depois então se queria tanto ler. Por isso, se você ainda não leu o livro, evite ler as explicações dadas para essa história, pelo menos antes de ler o livro. 

Se disser que amei essa história será uma grande mentira. Gostei dele, isso é verdade. Mas pequenos detalhes muito me incomodaram. O papel das mulheres na história é realmente incômodo. Há momentos em que eu gostaria de obter mais detalhes. Mas ainda assim é uma obra que eu acho importante conhecer. E mais do que isso, acho importante estudar sobre a polêmica envolvendo As Aventuras de PI. Em breve eu pretendo ler esse livro e então venho aqui contar para vocês as minhas conclusões. 



E por hoje é só isso, povo. Alguém já leu? Me contem o que acharam! 

E se você gostou da postagem, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima!!!!! 

4 comentários:

  1. Olá, Gih.
    Quando vi a ilustração na capa logo lembrei de As Aventuras de Pi. Eu não li o livro mas sei mais ou menos a história. Essa coisa de plágio é tão chato. Se inspirar é uma coisas, mas copiar descarado é outra completamente diferente. E pelo o que você disse na resenha até a ideia da viagem ser uma metáfora é igual

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Poxa, não sabia dessa história de ser plágio, que chato! :( só não entendi porque é Max e Os felinos, não o felino, já que teoricamente é só um jaguar né hahaha. Mas gostei do seu pensamento, sobre o jaguar poder ser interpretado como os nossos medos, e não de fato um animal junto dele no barco. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Quando vc fez a pergunta fiquei alguns segundos pensando hahhaha e daí cheguei a uma conclusão. É que o pai dele tinha uma loja de peles e havia um tigre empalhado no armário e ele morria de medo. E também pode ter relação com a metáfora, felinos porque são muitos medos...? Só o autor mesmo para ter certeza disso hahah
      Beijooos

      Excluir
  3. Olá Gih!
    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas essa situação de plágio é muito chata né? Eu tenho um puta medo de acontecer comigo.
    E ao ler sua resenha e comparando o pouco que conheço das duas obras, dá para ver que há muitas semelhanças. Descarado assim é complicado.
    Beijos!

    ResponderExcluir