domingo, 6 de agosto de 2017

Matilda - Roald Dahl

E aí, povo amado. Tudo bem com vocês? 

Estou gostando de resenhar livros infantis e juvenis né? Bem, mas não é surpresa para ninguém que eu realmente adoro esses gêneros. 


Então bora deixar de enrolar e conferir a resenha de hoje? 



Título: Matilda
Autor: Roald Dahl
Páginas: 254
Compre na AMAZON
Sinopse: Matilda adorava ler. Passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Os pais viam televisão o tempo todo e achavam muito estranho uma menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois ela não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. A história de Matilda até que poderia ser triste. Mas Roald Dahl conta as coisas de um jeito tão absurdo e exagerado, inventa tantas travessuras e aventuras malucas, que tudo acaba ficando engraçado.


Minha opinião: Quem aqui não cresceu assistindo ao filme Matilda atire a primeira pedra. Pois claro que eu não fiquei de fora e passei muitas tardes olhando aquela pequena leitora. Mas foi só recentemente que eu descobri que havia o livro (Me julguem!!!) e claro que eu resolvi ler. 

Caso você more embaixo de uma pedra e não conheça a história, eu vou falar um pouquinho sobre ela. 

Matilda é uma menina que nasceu em uma família muito diferente dela. Enquanto ela é uma menina que ama ler, estudar, é muito inteligente e bondosa, seus pais são arrogantes, metidos, fúteis e odeiam ler. Aliás, eles também detestam o fato de que sua filha ama tanto assim as palavras. 

É um ambiente muito hostil para uma garotinha, mas ela busca refúgio em seus livros. E depois de um tempo, quando finalmente vai para a escola, ela encontra outros amigos. E mais que isso, descobre que tem um poder muito especial. 


O filme é bastante fiel ao livro, então para quem já viu o filme, não há surpresas. E arrisco dizer, com o risco enorme de ser linchada em praça pública, que prefiro o filme. Me odeiem!!! Hahhaha 

Não que o livro seja ruim. Longe disso. É uma história delicada e encantadora que conta como uma menina achou refúgio em amigos dentro dos livros, que fala sobre a luta de uma menina para ser o que deseja e não o que os outros esperam dela. É uma história sobre amizade e esperança. Mas como quase toda história infantil, ela possui alguns furos. O que é normal. Mesmo assim, o filme preenche essas lacunas (o que é compreensível, já que são artes diferentes) e adiciona muitas cenas incríveis na história. E é exatamente por isso que eu prefiro o filme. Acho que ele tem mais humor, mais encanto e delicadeza que o livro. Mas sempre lembrando que essa é apenas a minha opinião. 

Além disso, preciso dizer que a professora de Matilda me irritou incrivelmente no livro. Enquanto no filme, ela me parece uma personagem forte, mas que não sabe como lutar, no livro achei-a extremamente fraca e até mesmo cúmplice das atrocidades que a Taurino (diretora) faz com os alunos. Mais uma vez, isso é apenas uma opinião. 

Mesmo com todos esses pontos, acho que Matilda é um livro que merece uma chance. Para quem ama ler, é fácil se identificar um pouquinho com essa menina. Além disso, essa história conquistou pessoas de todas as idades e provavelmente vai te conquistar também. 



E por hoje é isso. Alguém aqui já leu? Me contem! 

E se você gostou da postagem, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 

5 comentários:

  1. Também amo infantis e juvenis, esse tem sido o meu ano de ler e resenhar esse gênero. Eu comentei outro dia que se tivesse feito um projeto #LendoClássicosInfantis não estaria lendo tantos deles. Mafalda é um livro que tenho vontade de ler a muito tempo, muitas amigas me indicam. Adorei encontrar a resenha por aqui. Gosto muito da coragem com a qual você coloca suas opiniões, mesmo se de repente alguém for discordar. Fiquei com vontade de ler o livro e conferir a postura da professora.

    Uma Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Matilde, minha infância ❤️
    Sabia que tinha livro mas acabei nunca indo procurar. Adorei saber mais sobre ele 😊
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  3. Oooi Gih!!
    Ahh, Matilda era o meu filme favorito quando criança!! <3
    Eu devo ter assistido mais de dez vezes!! hahah
    e também não sabia que tinha livro :O gentee, fiquei até com vontade de ler (e rever o filme pela 11ª vez, claro! heheh)
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gih!
    Menina, ia morrer sem saber que Matilda tinha livro também. Fiquei com vontade de ler, mesmo já sabendo a história. Adoro isso de revisar uma história que você gosta de outra forma.
    Entrou na lista de leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir