terça-feira, 26 de setembro de 2017

Apenas uma garota - Meredith Russo

E aí, povo bom. Tudo certo por aí? 

Aqui estou eu com mais uma resenha (fiquei toda toda ao ler alguns comentários dizendo que estavam sentido falta de minhas sinceresenhas hahahha). Meu ritmo de leitura está um pouquinho melhor, então nos próximos dias vamos falar um pouco mais sobre livros. \0/ 

O livro da vez é o "Apenas uma garota". Bora conhecer? 


Título: Apenas Uma Garota
Autora: Meredith Russo
Páginas: 240
Compre na AMAZON
SKOOB Sinopse: Prestes a entrar na vida adulta, Amanda Hardy acabou de mudar de cidade, mas a verdadeira mudança de sua vida vai ser encarar algo muito mais importante: a afirmação de sua identidade. Tudo que ela mais quer é viver como qualquer outra garota. E, embora acredite firmemente que toda mudança traz a promessa de um recomeço, ainda não se sente livre para criar laços afetivos. Até que ela conhece Grant, um garoto diferente de todos os outros. Ela não consegue evitar: aos poucos, vai permitindo que Grant entre em sua vida. Quanto mais eles convivem, mais ela se sente impelida a se abrir e revelar seu passado, mas ao mesmo tempo tem muito medo do que pode acontecer se ele souber toda a verdade. Porque o segredo que Amanda esconde é que ela era um menino.
Em seu romance de estreia, Meredith Russo retrata o processo de transição de uma adolescente transexual, parcialmente inspirada em suas próprias experiências. Enquanto traz à tona questões difíceis como dilemas existenciais, preconceito e bullying, o livro também fala de forma esperançosa e leve sobre amizade, descobertas e autoaceitação.


Minha opinião: Conheci esse livro antes mesmo dele chegar aqui no Brasil, porque a Lu do Balaio de Babados havia comentado sobre ele em uma coluna do blog. Assim que vi que a história tinha como protagonista uma garota trans, eu quis ler. Mas meu inglês era uma vergonha (ainda é, mas tá melhorando ahhaha) e eu tive que esperar o maldito ser traduzido. 

Mas o tempo passou e eu esqueci. Eis que nos últimos dias estava passeando no shopping e vi esse livro na vitrine da livraria. Corri e comprei sem ver o preço. Algo que não aconselho fazer já que o bendito me custou 44,90 no cartão de crédito. Coisas da vida. 

Comecei a ler no mesmo dia. E terminei no mesmo dia também. E já troquei ele ainda no dia. 

Apenas uma garota tem uma proposta muito importante. Colocar uma menina trans como protagonista de uma história. Isso é tão difícil de achar que é óbvio que o livro ganha muitos pontos aí. Ganha mais pontos por ter sido escrito por uma mulher trans e a modelo da capa também ser trans. Nem tenho palavras para dizer o quanto eu fico feliz por isso. 

Mas apesar de lutar pelo papel social da literatura no mundo, eu sei que literatura não é apenas isso. Se por um lado "Apenas uma garota" cumpre seu papel no sentido de representatividade, enquanto material literário ele é fraco até mesmo para distração. 

Não existe uma trama de verdade nessas páginas. É apenas uma garota que se muda e tenta começar de novo em outro lugar. Se tirarmos o fato dela ser trans, não há o que dizer sobre o livro. Dói dizer isso. Mas é a mais pura verdade. 

É difícil sentir simpatia pela personagem. É difícil sentir simpatia pelos personagens secundários. É difícil sentir qualquer coisa lendo esse livro. Simplesmente porque não existe uma história de verdade. Não existe personagens de verdade. 

No final do livro, há um recado da autora onde ela explica porque foi tão simples em sua escrita. Já desconfiava do motivo e até entendo. Mas para mim, que já estou bem adiantada no caminho da desconstrução, o "artifício" usado pela autora me incomodou. 

Claro que eu entendo a importância dele. E tenho certeza de que de certa forma, ele abrirá espaço para novos personagens trans. Mas eu não posso vir aqui e fingir que é uma delícia de história que vai te ensinar ou te divertir. 

Como vocês puderam perceber, quase não falei sobre a história. É porque não há o que falar. Infelizmente, apenas uma garota é apenas um livro. Apenas mais um livro. Não há nada a dizer. 

Mas se você tem interesse em ler ou então está um passo atrás na desconstrução, acho sim que você deve dar uma chance a ele. Afinal cada experiência de leitura é única e pode ser que você volte aqui para me contar que leu e percebeu muita coisa que eu não vi. Assim é a literatura. 

Só que eu vou indo, porque já falei demais. Alguém aqui já leu? Me contem!

E se você gostou da resenha, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 

8 comentários:

  1. Faz tempo que não compro em livraria físicas por causa dessas bicadas profundas, chega senti uma dor fantasma aqui por esses 44,9 golpinhos no seu cartão de crédito hahah. E sim, a Lu tem esse dom de sempre está mostrando bons livros prestes antes mesmo de serem publicados no Brasil #Adoro

    Genteeee, fiquei assustada com a velocidade da sua relação com o livro \o/ Quantas reviravoltas \o/ Pelo visto, sua relação com o livro teve mais reviravoltas que a história contada nele kkkk

    Assim, momento opinião pessoal, não basta ter um livro/filme/série/novela com personagens historicamente marginalizados como se cumprissem uma cota ou atendenssem uma demanda de mercado. É preciso que esses personagens seja representados com verdade, com consistencia, com valor pois caso contrario antes de ajudar atrapalha.

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  2. Não acredito q vc pagou 45 reais Gih! :O Essa é uma das minhas críticas a livros que trazem essa representatividade: não é o bastante querido autor, um livro não se torna incrível só por causa disso, tem que ter uma boa história por trás! Uma pena.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gih!
    Sua resenha foi uma montanha russa. Primeiro pensei: droga, é um romance normal. Depois pensei: opa, tem um assunto legal aí. Depois: que bosta, não tem história. hahaha
    É frustrante quando um livro te dá a sensação de que vai ser bom e no fim ele não é nada.
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oi Gih!
    Pela capa eu não compraria o livro... Compraria por ter uma protagonista trans (já tinha visto o livro por aí mas nem sabia disso), mas ao mesmo tempo não compraria porque não tem uma história que prenda a gente. Enfim, não sei se leria!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gih.
    Eu dificilmente compro algum livro em livraria física, é muito caro. Estava sentindo falta das suas resenhas sinceras também hehe. É uma pena que um livro assim ganhe algum espaço e não tenha nada para acrescentar além de ser o que já diz na capa. Eu como leio pelas histórias, acho que não lerie. É uma pena porque tinha ficado bastante interessada nele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Giih, sua lindaa, oláá!!
    estava super interessada nesse livro!! fui lendo a resenha e ficando super empolgada porque não sabia que a autora era trans e nem a modelo da capa. você falou que leu em um dia e eu fiquei: nossa, cadê esse livro agora na minha estante para eu ler? mas aí depois veio desabando... poxa, fiquei realmente decepcionada.. esperava uma história super forte e cheia de superação e ensinamento, mas que tristeza. eu entendo esse sentimento, quando a gente espera algo demais e se frustra.. é uma pena, porque podia ser um livrão para jogar na cara da sociedade, né? mesmo assim, foi como você disse, bom que existe esse livro para liberar a barreira para os próximos que virão ^^
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    uma pena que não curtiu, já li resenhas positivas dele e pena que para vocÊ a história não tem nada de mais, mas fazer o que as vezes acontece com alguns livros.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Nossa pela sua resenha não fiquei nem um pouco de vontade de ler esse livro.Sabe o que eu acho sinceramente, é que o povo quer muita "representatividade" em vários aspectos e acabam criando coisas assim sem sentido. Eu não acredito que por uma pessoa ser homo, trans, preta, branca, azul ou sei lá é tão diferente assim das outras, e não é por isso que deve se escrever um livro sobre ela, o que importa é o interior e o que muita gente demora para entender. Nossa, acho que nunca tinha escrito isso assim em redes sociais mas é minha opinião. Enfim, adorei a resenha.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir