domingo, 17 de setembro de 2017

As Aventuras de Pi - Yann Martel

E aí, povo amado? Tudo bem com vocês? 

Finalmente eu li esse livro. Fazia muito tempo que eu queria lê-lo, principalmente depois que eu soube da polêmica envolvendo MAX E OS FELINOS. E agora, eis-me aqui para contar para vocês o que eu achei dessa história. 

Bora? 
Título: As Aventuras de Pi
Autor: Yann Martel 
Páginas: 424
Compre na AMAZON
SKOOB
Sinopse: Um dos romances mais importantes do século, As aventuras de Pi é uma narrativa singular de Yann Martel que se tornou um grande best-seller. O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.

Minha opinião: Se você ainda não leu o livro, é provável que já tenha visto o filme. Mas caso isso não tenha acontecido, vou falar um pouquinho sobre a história. 

Pi é um jovem adolescente que cresceu em um zoológico. Sua vida é muito boa naquele lugar, até que seu pai precisa vender o zoológico devido uma crise do país. Malas prontas, a sua família vai rumo ao Canadá em um navio. "A aventura começou", eram as palavras do seu irmão. Mal sabia ele, que para Pi a aventura ainda viria a acontecer. 

Uma noite, um grande temporal começa e por algum motivo (que jamais é descoberto) o navio afunda. Mas antes que isso aconteça, Pi se vê dentro de um bote salva vidas. 

Sua vida está salva! Será? O problema é que dentro deste bote está uma girafa e uma hiena. E pouco tempo depois, um tigre e uma orangotango entram dentro do bote também. E a loucura começa. 

Acredito não ser spoiler, já que a capa já mostra isso, mas com o passar dos dias, resta apenas Pi e o Tigre (Richard Parker). E agora é que a aventura começa de verdade. 

O enredo básico do livro é esse. E por ele, podemos entender porque a polêmica envolvendo o livro do Moacyr. É verdade que Pi é muito mais que isso. Assim como Max e os Felinos também é muito mais que a ideia de um felino e um menino em um barco. Mas ao encerrar o livro, não pude deixar de me sentir incomodada com muitos pontos que são bastante semelhantes. Mas se Moacyr não quis julgar Martel, quem sou eu para fazê-lo. Então deixemos a história do plágio de fora e vamos ao que interessa. 


As Aventuras de Pi é um livro de 424 páginas que poderia ter sido resumido em pelo menos 250. No começo do livro, temos descrições e descrições sobre a vida no mundo animal e isso tira um tempo imenso da vida do leitor, que convenhamos, leitor nenhum tem. Afinal a estante está cheia de novos livros para ler. Depois que a vida animal é revelada, temos ainda páginas e páginas falando sobre algumas religiões. Abordar esses assuntos é até compreensível, já que talvez o autor quisesse explicar determinadas atitudes dos animais ao longo da história e também explicar a relação de Pi com Deus. Mas convenhamos que isso não era realmente necessário para o desenvolver da história. 

Outro ponto que muito me incomodou é a forma como a história é contada. No começo do livro, um jovem escritor viaja à Índia em busca de uma ideia. É então que ele conhece Pi. E este lhe conta sua história. Então é como se toda a trama fosse contada por Pi e fosse de fato real. Saber que a ideia foi baseada* roubada do autor Scliar, torna isso bastante ridículo. 

Vale mencionar também que até metade e um pouco mais do livro, As aventuras de Pi é uma prova de resistência também para o leitor. Como mencionei no começo da resenha, o livro poderia ter sido reduzido há bem menos páginas. Então de certa forma, há momentos em que tudo se torna terrivelmente entediante. E é só com muito decorrer da história, que ficamos ligados em Pi e em Parker que lemos tudo em um ritmo mais agradável. 

Mas claro que há pontos positivos no livro. As Aventuras de Pi é um livro que abre espaço para muitas reflexões. Os animais eram mesmo animais ou tudo não passou de uma metáfora criada por Pi para que ele conseguisse conviver com todo o horror vivido nos mais de 200 dias de naufrágio? Afinal muita coisa aconteceu ali. Pi que era vegetariano, se viu obrigado a matar para poder sobreviver. 


Para quem é religioso, acho que existe um apelo muito grande nessa história. Há ainda a promessa de essa ser "uma história que te fará acreditar em Deus". Confesso que eu não percebi em momento algum deus na história (Seria o caso de ler 'Encontrando Deus em As Aventuras de Pi?'). Acredito em deus, apesar de não ser religiosa. Mas por ter uma visão um pouco diferente de tudo, os argumentos utilizados para mostrar a presença divina não me convencem. O que realmente me convenceu é o amor de um menino a deus. Isso sim é muito tocante. 

Vale ainda mencionar que durante a tragetória, Pi cresce muito. E eu realmente acredito que quando um personagem cresce, o leitor cresce junto. 


Também não podemos esquecer, que As Aventuras de Pi é um livro recheado de quotes e isso pra mim é algo bem bacana. Apesar de entender que bons quotes não fazem um livro bom. 

Logo após encerrar a leitura do livro, fui ver o filme. Desculpa Oscar, mas o livro é muito melhor, apesar de toda a enrolação. Acho que o filme quer ser algo muito grandioso, recheado de cenas bonitas e não foca tanto na aventura interna que os personagens passam. Mas entendemos que são mídias diferentes e cada uma funciona a sua maneira. 

Por fim, me resta dizer que As Aventuras de Pi não é nem de longe uma história ruim. Mas em minha humilde opinião, está muito longe de ser "um dos romances mais importantes do século". Então se você tem interesse em ler, vai lá. Mas caso não se sinta inclinado a isso, devo dizer que há outros livros bem melhores por aí. 

E com isso fico aqui. Alguém aqui já leu? Já viram o filme? Concordam? Me contem! 



E se você curtiu a postagem, compartilhe com os seus amigos. 

Um beijão e até a próxima! 

6 comentários:

  1. Oi,
    Tudo? Eu somente assisti ao filme não li o livro,porém por suas críticas não tenho vontade nenhuma de ler porque parece ser uma enrolação só. Sobre o filme eu sinceramente gostei muito, achei as cenas muito bem feitas e com efeitos especiais de encher os olhos. Sobre o dilema do garoto e do tigre entre ser fantasia ou não acho que ficou bem explícito também. Enfim, eu gostei mas não leria o livro.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gihhhh

    Saudades das suas resenhas sinceronas, mulher! Você faz muita falta! :(
    Vá voltando no seu ritmo, mas volte!
    Sobre o livro... eu assisti a algumas partes em uma vez que passou na Globo e achei interessante. Uma pena o livro ser entediante, sei bem como é ler um livro que poderia ter muito menos paginas, mas ainda sim fiquei curiosa por você ter dito que ele é melhor que o filme, que na época foi bem pimpado.
    Acredito que não leria, mas vale saber as distinções.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Gih,
    Hoje vim bem rapidinho por aqui só para te deixar um super convite. Li um dos melhores livros da minha vida e postei sobre ele lá no blog e queria sua opinião, então se puder me fazer uma visitinha ficarei mega feliz.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2017/09/outlander-viajante-do-tempo-de-diana.html

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gih.
    Eu não li nem assisti. E até tinha interesse em ler ele. Mas agora lendo sua resenha e sabendo que existem páginas desnecessárias, perdi a vontade de ler. Eu não to podendo ficar perdendo tempo com livros assim quando tem tantos livros na fila hehe. Eu acho isso muito ruim e o pior é que tem muito autor que faz isso. o king é um deles. Metade do livro é para encher linguiça.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi
    que bom que gostou, apesar dele também ter seus pontos negativos. Eu já tentei ler o livro, mas não conseguia avançar na história que acabei abandonando, mas o filme já assisti algumas vezes e curti. Nem fiquei sabendo dessa polemica que vocÊ falou.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu vi o filme e sendo uma pessoal muito geminiana me identifiquei com a religiosidade do Pi kkk e gostei do filme, das metáforas e de tudo o mais. Agora quanto ao livro, não sei, nunca me animo a ler... Apesar de ser aquela leitora que nutri certo respeito por autores que se permitem demorar em descrições sobre isso e aquilo nesse mundo de leitores apressados e consumistas (eu mesma sendo uma consumista confessa, acumuladora de livros kkkk) esse livro nunca entra de forma definitiva na minha lista... Eu oscilo com o desejo de ler, mas quem sabe um dia ele chame o meu nome?!?! E sim, adoro suas resenhas muito francas! Sua opinião sempre é consistente e só Deus sabe o quanto consistência é rara nesse mundo...

    ResponderExcluir