sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O filtro de cada leitor

Oi Galerinha. Hoje o post é para falar de uma coisa que eu estive pensando esses dias. Blog crescendo e eu começando a receber alguns livros para resenha e comprando outros e afins. E aí, eu comecei a pensar que ia precisar fazer uma política de parceria? Não! Odeio política. Mas aí, pensando , eu me dei conta de que não posso aceitar todos os estilos de livros para resenhar. (Lembrando também que o profissão escritor só resenha nacionais). Por exemplo, eu não posso aceitar resenhar livros eróticos. Porque eu não leio livros eróticos. E se eu lesse, a minha resenha, JAMAIS seria positiva. É coisa minha, é pessoal. Tem gente que não curte romance, então. O livro pode ser muito bom, mas uma resenha minha desse estilo, jamais seria imparcial. Mas aí, fiquei pensando. E puxa vida. Algum blogueiro faz resenha imparcial? Não!!! Esperem blogueiros, não fiquem bravos comigo. Não estou dizendo que vocês puxem o saco desse ou de determinado autor. Quero dizer, que todos nós, temos uma espécie de filtro. Nos vemos as coisas com os nossos olhos. Aceitamos as coisas, com o que nós acreditamos e com o que nós já vivemos. Quando abrimos um livro, não temos como esquecer todas as nossas experiencias de vida, todos os nossos amores e nossas dores e mágoas e  mergulharmos na história. Nós vamos levar os nossos olhos para aquela história.
Quer ver um exemplo, dia desses, uma blogueira super querida, leu meu livro e disse que adorou a história, mas que tinha achado a personagem principal muito infantil. Eu pensei, pensei. E puxa. Eu achava a Andréia tão madura. Então meu marido disse: "porque seriam as atitudes que tu tomaria ou gostaria de tomar" e eu fiquei pensando nisso. É verdade. A menina deve ter achado, a personagem infantil, porque ela tomaria atitudes diferentes. Assim, como teve gente, que achou a personagem super madura.
Entender que cada leitor, tem o próprio jeito de ver cada história e cada personagem, de acordo com o que já viveu e com o que acredita, é uma coisa muito importante. Isso evita frustrações, por parte do autor e síndrome de achar que não entendeu a história, por parte do leitor. Também me fez pensar, no quanto é importante escolhermos livros que nos agradem. É claro que é sempre bom conhecer coisas novas. Mas as vezes é bom fugir de temas, que para nós, seja muito polemico ou doloroso. Se você tem problemas com espíritos, por exemplo, fuja de livros espíritas. Fuja de temas, que te ofendam, por exemplo. Eu me ofendo com livros eróticos. Então eu não leio. Não estou dizendo que são ruins. Mas o meu filtro, não permite que eu leia esse tipo de literatura. E aceitar isso é importante. Faz bem para a gente. Evita uma leitura obrigada e cansativa. Evita uma resenha trágica. Por isso, minha dica de hoje é: Respeite o filtro de cada leitor. Cada leitor é único. E cada um tem o direito de gostar ou não de uma determinada leitura.
E você? Tem algum tipo de leitura que não passe no seu "filtro"?

12 comentários:

  1. Nossa, Gih. Concordo com absolutamente tudo o que você disse. Tudo!! Se as vezes, mesmo com os estilos de livros que gostamos, já nos decepcionamos, imagina com os estilos que não somos fãs... a leitura se torna completamente massante.
    Adorei a postagem. Beijinhos
    http://mylittlemetaphor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karyne. Que bom que gostou da postagem :)
      É mesmo! Ás vezes até o nosso estilo preferido nos decepciona. Mas acontece. Fazer o que. Hehehe
      Beijos

      Excluir
  2. Olááá!
    concordo com o que você disse, realmente cada "tipo" de leitor encara as atitudes das personagens de maneira diferente! Afinal como nós pensamos, agimos e porque não "interpretamos os outros" é que definem como iremos reagir as atitudes alheias.
    tem um livro que eu amo de paixão, o protagonista é um cara sensivel mas é maravilhoso, mas já li por ai, que acham ele "emo" o que para mim é absurdo!!!
    Adorei o post

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara. Isso mesmo! Cada pessoa é única. Por isso, vemos as coisas de formas diferentes. E ás vezes até entendemos a história de uma forma diferente. Por exemplo, eu adoro "O Morro dos Ventos Uivantes" e acho que o Heatcliffe é apaixonante. Tem gente que o acha louco, então..... ehehhehe, beijooos

      Excluir
    2. Heatcliffe é LOUCO sem sombra de dúvidas na minha opinião, ele é doente. Tudo bem que a loucura dele é resultado da vida que ele teve, das experiencias que ele teve, mas isso não torna ele uma pessoa sã. Eu tinha pesadelos com ele quando era adolescente... Eu tentava ajudar ele e ele esmagava a minha cabeça, que homem cruel. Mas, um dos amigos que mais amo no mundo se identifica totalmente com ele e eu amo ele até da uma dor, então....

      Excluir
    3. Asuashuashua. Como eu disse. Tem gente que acha ele louco. Mas eu amoooo ele. Nossa. Mas sou meio pirada, sabe, então ja viu. kkkk. O amor dele é tão doente, cruel, perverso, maligno, dolorido, que me faz amá-lo incondicionalmente. S2 Qria eu ter criado esse personagem. Mas em compensação, odeio a Cathy. Para mim, ela é uma vaga,,,, das grandes. Mas como foi dito, é o resultado de nossas experiencias, que determina a forma como vamos encarar o que nós vemos. Beijooooooosss
      ps: o pesadelo hein?

      Excluir
  3. Você tem toda a razão Gih, respeitar o estilo e a vontade do leitor.
    Aqui em casa, eu e minha mãe brigamos muito, porque queremos que uma leia o livro da outra e a gente não consegue ler porque estamos sendo obrigadas e isso dificulta demais!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale. É mesmo. Jah tentei fazer essa coisa de qrer q outra pessoa lesse o livro q eu tanto gosto. Teve vezes q deu certo. apresentei HP pra mt gnt e teve gnt q adorou. Em compensação, teve vários outros q eu amo, como os clássicos e q não consegui convencer ngm a ler. heehe. Então acabei entendendo q é assim mesmo. Mais vale uma leitura fluída q duas obrigadas. beijooos

      Excluir
  4. Oi Gih! Eu acredito que imparcialidade é um mito, não existe uma opinião imparcial, visto que, como você apontou no seu texto, toda a interpretação de texto que fazemos é influenciada por nossas experiencias e visão de mundo. Quando vejo um blogueiro dizendo que é "imparcial" eu torço logo meu nariz. O máximo que a gente pode ser em matéria de opinião é honestos, se a gente gosta, diz porque gosta, se a gente odeia diz porque odeia. No meu caso não passa pelo meu filtro autores que tratam qualquer pessoa em seu texto como algo menos que humano, desumanidade [preconceito, machismo, sexismo, transfobia, homofobia] não passam por meu filtro, se eu pego um livro assim pode ser o mais bem escrito do mundo que eu vou seguramente DETONAR ele até meu extinto assassino ficar saciado.

    Adorei o texto, achei honesto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!! Realmente. Também não consigo aceitar esse tipo de coisa em livros. Preconceitos em qualquer estilo. Mas adorei a sua frase: DETONAR ele até meu extinto assassino ficar saciado.
      Seriam os pesadelos com o Heatcliffe te influenciando? kkkkk
      Beijoooos
      ps: Que bom q gostou do texto

      Excluir