domingo, 14 de dezembro de 2014

Zhoe e o Pássaro - Mônica Pimentel

Oiii Galerinha, tudo bem? Hoje venho aqui para fazer a resenha de um conto-livro bem bacana. Vamos conhecer???
Título: Zhoe e o Pássaro
Autor: Mônica Pimentel 
Páginas: 66
Sinopse: Para além dos elementos cristãos presentes neste livro, Zhoe e o Pássaro é uma obra que pode ser lida por todos, independente da crença, origem ou idade. No texto de tempo e espaço indefinidos, há alguma coisa de O Meu Pé de Laranja Lima, de O Pequeno Príncipe e de Francisco de Assis conversando com pássaros. Zhoe tenta superar e entender a morte da mãe. O pássaro é o grande mistério. Como explicar para uma criança o que é a morte? É possível entendê-la? Talvez, se tivermos um amigo pássaro.

Minha Opinião: Zhoe e o Pássaro é um conto-livro (tem 66 páginas) que conta a história de Zhoe, um menino que perdeu a mãe logo depois que ele nasceu. Então ele vive com o pai e duas irmãs. Uma vida ao lado de pessoas queridas, mas que sentem a falta de uma mãe; já que o pai nunca procurou outra mulher.
Zhoe nunca teve curiosidade a respeito da mãe, mas um dia, aos seus 10 anos, as dúvidas começam a incomodar. Para onde sua mãe foi? O que seria dele e das irmãs quando o pai se fosse? Ele nunca mais ia encontrar com a mãe? A morte da mãe foi sua culpa?
É nesse momento que ele conhece Neriá, um pássaro branco falante. Neriá conta a ele todos ou quase todos os mistérios da vida. E então, com a ajuda do pássaro, Zhoe consegue entender a vida e o que acontece depois que nossos dias na Terra se acabam.

"-É assim mesmo. Procuram ajuda em toda parte. Ainda bem que alguns se lembram de mim. Outros ficam por muito tempo se afogando e sofrendo, acabam sua vida assim."

"-Claro que vamos conversar, passear e cantarmos juntos. Para você, aqui nessa varanda, fui um pássaro, porque você gosta deles. Em outros momentos fui uma brisa, um fogo abrasador, a canção, o consolo... Lembre-se que o mais importante de sua mami está em seu coração? O mais importante de mim, também está no mesmo lugar Zhoe."

Esse livro tem apenas 66 páginas e a letra é bem grande, o que facilita muito a leitura, principalmente se for em e-book, como no meu caso. 
A leitura também é facilitada pela forma como é escrita, rápida, com uma informação após a outra e que nos deixa ansiosos esperando a próxima resposta para os mistérios da vida, revelados por Neriá.
Não estou falando em questões religiosas, inclusive o livro não chega a ser religioso e essa que vos escreve também não é religiosa; mas é interessante ver as respostas dadas ao menino pelo pássaro. 
Quem não gostaria de alguma explicação? 
Como eu disse, o livro é mais um conto e acho que foi só isso que me incomodou um pouco. Porque tudo acontece muito rápido, Zhoe e o Pássaro, é na verdade mais um diálogo; mas isso não significa que seja um livro ruim. Muito pelo contrário. Acho que é um livro bem bacana para quem perdeu alguém. É um livro que eu indico para um pai dar para um filho que perdeu a mãe, para dar para um pai que perdeu o filho. 
É leve, sem se tornar religioso e cansativo. É um livro para todos. 
Mas lembrem-se que por se tratar de um conto, não temos muitas ações. Mas se você tiver sentindo o coração meio apertado, esse livro pode te ajudar. 

Então por hoje é isso galera. Gostaram? Alguém já leu? Alguém já conhecia? Comentem aí!!!

Galerinha e para quem ainda não leu; essa semana já saiu mais um pedacinho do meu livro. Clique Aqui e leia!!!

18 comentários:

  1. Gis, amei a resenha, parabéns!!!!!
    Fiquei com vontade de ler o livro da Mônica :)

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua resenha,amiga!
    Bravo!
    Realmente durante o ano de 2015 vou comprar esse livro!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Gih, tudo bem?
    Acho que leria este livro só pela capa rs, que lindaaa, adorei. A sua resenha me fez ter mais vontade ainda, vou baixar o e-book e ler. Bjus!!!
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii. leia sim, é um livro bem legal e a capa é linda mesmo, eu sou apaixonada :)
      beijooos

      Excluir
  4. Que conto triste, que vida difícil para esse menino conviver com o pai e a irmã sem a mãe. Complicado. O conto parece emocionante, realmente, e é bem curtinho, dá para ler rápido

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, mas parece ser um livro lindo. Com certeza com esse tema eu até me emocionaria um pouco lendo.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Wis. É muito lindinho sim :)
      Se puder ler, leia =D
      Beijooos

      Excluir
  6. Olá Gih,

    Gostei demais da sua resenha e fiquei curioso, a capa desse livro é muito bonita, dica anotada....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda mesmo não é? Eu me apaixonei. E a história é interessante. Se puder, leia sim :)
      Abraços

      Excluir
  7. Olá Gih!
    Adorei a resenha. Eu gosto deste tipo de livros, que são leves e sutis, mas que ensinam muito mais do que parece. Com certeza que de deve ser um ótimo livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ane. Que bom que gostou. :)
      Também gosto desse tipo de livro :)
      Beijoos

      Excluir
  8. Olá, parece ser um conto interessante e fofo de ser ler, já vi umas resenhas positivas dele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostei de saber a sua opinião sobre esse livro… Ele me interessou em sua sinopse, mas a partir da sua resenha noto que talvez não gostaria da obra. De qualquer modo, pretendo lê-la. Qualquer escrito que tem como propósito nos convidar a refletir ganha minha admiração e me faz sentir vontade de lê-lo.
    Parabéns à autora!

    Beijos, flor!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Fran. Se puder ler, leia sim. Ele é bem elogiado =D
      Beijoos

      Excluir