sábado, 25 de abril de 2015

Como falar com um viúvo - Jonathan Tropper

Oiii galerinha, tudo bem??? Hoje vim aqui para trazer a resenha de um livro que me surpreendeu bastante e que eu fiquei muito feliz em ler. Mas conhecer???


Título: Como Falar com um Viúvo
Autor: Jonathan Tropper
Páginas: 272
Skoob
Sinopse: Eu tinha uma esposa. Seu nome era Hailey. Agora ela se foi. E eu também.
Desde que sua esposa, Hailey, morreu há um ano, Doug Parker só pensa em se afogar em autopiedade e Jack Daniel's. Não tirou nada do lugar em que ela deixou: o sutiã continua pendurado na maçaneta da porta, o livro, sobre a mesinha de cabeceira. Nada mais tem graça e até os coelhos que insistem em aparecer no gramado de sua casa no subúrbio de classe média alta de New Radford o tiram do sério.
Mas Doug tem outras coisas com que se preocupar. Seu pai sofreu um AVC e não se lembra de quase nada. Sua mãe, uma ex-atriz de teatro, continua agindo como se ainda vivesse seus dias de fama. Sua irmã caçula e certinha, Debbie, conheceu o noivo durante o velório de Hailey, e Doug não consegue perdoá-la por isso. Seu enteado de 16 anos, que já foi um rapaz tranquilo, agora vive arrumando encrencas cada vez mais sérias.
E tudo se torna ainda mais confuso para Doug quando Claire, sua divertida e mandona irmã gêmea, grávida e prestes a se divorciar do marido, se muda para sua casa, disposta a arrancá-lo do estupor do luto e trazê-lo de volta à vida - e isso inclui começar a sair com outras mulheres.
Doug é jovem, charmoso e triste, ou seja, tem a química perfeita para protagonizar os mais inusitados encontros românticos. Em pouco tempo sua vida vira do avesso e lhe escapa totalmente ao controle, gerando uma hilária série de equívocos sexuais e episódios familiares tragicômicos.
Engraçado, melancólico, sensual e inteligente, Como falar com um viúvo é um romance sobre encontrar seu próprio caminho, mesmo quando não se tem ideia do lugar aonde se quer chegar.




Minha opinião: Então gente, adquiri esse livro já faz um bom tempo. Acho que comprei na black friday e estava deixando a leitura de lado. Até que resolvi ler. E que bela surpresa.

Como falar com um viúvo, é narrado pelo Doug, um cara que acabou faz um ano de perder a mulher. Ele encontra-se perdido então, pois não sabe o que fazer. E além de lidar com a própria dor dele, precisa lidar com a dor do enteado adolescente e rebelde.

Para tentar passar por tudo isso, ele escreve uma coluna com o título do livro e faz muito sucesso, se tornando o homem mais desejado de todos os tempos. Bonito, triste, solitário e esbelto.

E para completar, ainda conta com a ajuda da linda, grávida e atrapalhada irmã que acha que tudo o que ele precisa é de um bom sexo.

O livro é lindo e poético. Pois afinal, a dor é assim não é? Existe uma certa beleza na tristeza. E é isso que acompanhamos. Doug está acabado, fragilizado, com raiva de todos, se sentindo a pessoa mais sem sorte do mundo. Você consegue sentir a dor dele, apalpar a dor que ele sente. Ela chega a ser física e não apenas uma representação em palavras vazias.


Eu tive muito medo, de que quando a irmã Claire aparecesse, o autor transformasse essa linda história em um chick lit. E eu adoro o gênero, mas acho que não combinaria com esse livro. Nós realmente encontramos algumas cenas muito engraçadas, mas isso só porque a dor é linda, poética e irônica.

Os personagens são tão bem construídos que poderiam ser eu, você, sua mãe, sua vizinha. São todos tão errados, mas que estão apenas tentando acertar. E há melhor definição para nós humanos? Não é isso que fazemos todos os dias?

A escrita do Jonathan cativa, emociona e encanta. Nos vemos grudados nas páginas, pois queremos de alguma forma consolá-lo e sermos consolados por ele.

Um livro que nos mostra que a vida é dura mesmo, que as famílias são esquisitas e é assim que deve ser e isso não significa que não exista amor. O amor está ali, quando aguentamos os pequenos e grandes erros daqueles que estão a nossa volta.

Talvez uma das mais importantes mensagens que o livro nos deixa, é que a dor e o luto precisam ser sentidos. Quando perdemos alguém, sempre aparece alguém para dizer "segue em frente" . Mas você só pode seguir em frente, quando estiver preparado para isso, caso contrário, as coisas darão imensamente errado e a dor nunca irá amenizar.


Parece um pouco idiota falar sobre a qualidade física (papel, capa, diagramação) do livro, tamanha a qualidade da história. Afinal, eu recomendaria que você lesse esse livro, mesmo que ele tivesse sido produzido em papel de jornal. Mas vou dar essa informação, para quem se interesse pelo assunto: As folhas são amarelas, os capítulos são curtos, a letra e os espaçamentos são ótimos e não encontrei erros de revisão.

Por fim, só posso dizer para que você leia o livro. Com certeza, você vai encontrar grandes lições e que podem te ajudar a passar pelos momentos mais difíceis da sua vida.

"Nem sempre perdemos as pessoas para a morte. As vezes, nós a perdemos para a vida. Mas isso não faz com que a perda seja menos dolorosa." Gislaine oliveira

E para que vocês possam conhecer essa história, tem sorteio rolando lá no meu canal


E você, comentou nessa postagem? Copie e cole o link Aqui

23 comentários:

  1. Ai Gente! Preciso desse livro! As pessoas se espantam quando falo em alguma conversa que "há beleza na tristeza também" e eu adorei sua resenha sabia?! E sobre seguir em frente, concordo! Todos temos um tempo e uma sensibilidade diferente que deve ser respeitada ^^ Amei! Vai para os meus desejados, vou ver esse sorteio agora mesmo haha

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Jhey, fico muito feliz que tenha gostado =D
      Boa sorte lá no sorteio =D
      Beijooos

      Excluir
  2. Oi Gih, sua linda, tudo bem?
    Eu também comprei esse livro em promoção, estava super barato e eu fiquei até surpresa, porque quando li a sinopse, pensei em estar diante de uma linda história. E pelo visto não me enganei. Eu gosto das suas resenhas, mas definitivamente, essa em especial, está linda, tocante e me emocionou. Você me fez querer pegar o livro agora e me envolver com a dor dele. Exitem aqueles cinco estágios da dor, concordo que temos que sentir, mas a negação é um dos estágios.
    Adorei!!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que interessante a premissa desse livro, a história parece ser bonita, intensa, triste e engraçada ao mesmo tempo! Enfim, penso que leria, depois de tantos elogios na sua resenha, deve mesmo ser um bom livro.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    ADORO esse autor, ele é hilário. Li Sete dias sem fim e fiquei totalmente viciada e envolvida por sua escrita e cenas trágicas e hilárias do livro. Adorei a resenha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gih!
    Já tinha visto esse livro em promoção no Submarino. Até hoje me pergunto porque ainda não o comprei.
    A premissa é bem interessante. O enredo parece ser bem completo.
    Fiquei bem curiosa.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page

    ResponderExcluir
  6. Olá, Gih.
    Já me recomendaram bastante a escrita dessa autor. Já estou até com um livro dele, Sete Dias Sem Fim, só falta ler.
    Esse livro me interessa principalmente por essa parte poética da dor. Saber que o autor explorou isso e ainda soube construir bons personagens me faz querer ler a obra.
    Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gih!
    Esse livro parece muito com o livro que terminei hoje, Kaleidoscope Hearts, principalmente na parte da dor da perda e na capacidade de seguir em frente! Super coincidência! :D
    Gosto muito de livros que mostram que a dor é difícil, mas somos mais fortes que ela! ♥

    Beijão
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Eu já li e gostei d leitura, achei legal a relação de Doug e seu enteado e como ela foi mudando no decorrer do livro, pois ambos cresceram e aprenderam viver meus com a falta da mulher.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oláá!
    Esse livro não faz muito o meu gênero, mas parece ser interessante.
    Creio que eu daria chance sim.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro encantador, mas já to tão na ****** que se ler caio na fossa, kkkkkkk linda resenha. Mas ultimamente tenho lido mais aventuras com ficção. Beijos!
    estou seguindo.
    tem post novo no blog.

    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oii , Gih! Que resenha linda!
    Eu amo esse autor e esse livro. Sem dúvida nenhuma é um dos meus favoritos.
    Que saudades, acho que vou ler de novo! *--------*

    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gih,como eu adoro suas resenhas pelo fato de ter sua opinião.Adoro livros poético e encantadores,gostei da forma que o autor colocou os personagens,por ser bem construídos.Com certeza fiquei com vontade de ler esse livro,e ótima resenha como sempre.
    Beijos lindona
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awon lindona, que bom que gosta =D
      Tente ler, é lindo <3
      beijooos

      Excluir
  13. Oi Gih!
    Acho que ainda não tinha visto esse livro! Adorei sua resenha, pelo jeito o autor conseguiu tratar de um assunto difícil como o luto de um jeito encantador. Quero ler também.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Oii! Venho namorando esse livro há um tempo e sua resenha confirmou a suspeita.. preciso ler! hahah E sua frase sobre perder alguém... linda!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Ca, é lindo. E muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da frase :)
      Beijooos

      Excluir
  15. Oi Gih,
    Já tinha visto esse livro, mas até então ele não tinha chamado minha atenção. Sua resenha, no entanto, despertou meu interesse e estou curiosa para conhecer essa escrita poética do autor!
    Vou participar do sorteio :D
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Gih!
    Adorei a resenha como sempre! :3
    Parece ser um livro ótimo e eu amei essa capa. Gosto mesmo de capas simples!
    Deve ser um livro bem profundo e nos leva a pensar bastante sobre a vida e sobre o que passamos ou passaremos nela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Gostei de saber a sua opinião sobre o livro. Primeiro eu não quis ler ele por causa do nome. Tenho um problema com nomes de livros muito grandes. Depois lia algumas resenhas falando que o livro era divertido e fiquei querendo ler. Mas agora lendo a sua opinião, não sei mais se quero ler. Acho que pelo menos não no momento. Não estou nessa fase de ler coisas sobre mortes.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Oii!!!

    Antes eu nunca lia nada com histórias bem reais, fatos corriqueiros, apenas coisas como fantasia e blá blá blá hehe. Bom, ainda bem que essa fase passou há algum tempo e hoje consigo gostar muito de histórias desse tipo.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  19. Oi Gih, tudo bem?
    Sua resenha veio na hora perfeita. Acabei de comprar esse livro e estava super na dúvida se ia lê-lo ou não. Eu não gostei muito da capa, mas a sinopse me chamou a atenção e eu fiquei muito curiosa. Agora vou ler e comprovar se temos a mesma opinião.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu nao conhecia o livro, mas depois da resenha ja o desejo. Quero ganhar no sorteio.

    ResponderExcluir