sexta-feira, 22 de maio de 2015

Minhas experiências visitando escolas

Oii galerinha linda, tudo bem??? Hoje a postagem é super bacana e especial. 

Vim aqui contar para vocês um pouquinho da minha experiência visitando algumas escolas aqui da minha cidade. 

Já comentei com vocês que moro em uma cidade relativamente pequena - se você comparar com Rio, São Paulo, Porto Alegre - então essa coisa de grandes eventos literários como Turnê de X editora e por aí vai não rola aqui, hehhehe 

Mas nós nos viramos ao máximo para levar nossa literatura adiante e incentivar a leitura nas escolas. 

E uma das iniciativas é a visita as escolas. Nesses últimos dias, visitei duas escolas, uma de ensino fundamental e outra ensino médio - ainda se fala assim???? kkkk 

Então vamos lá contar algumas dessas experiências :) 

Ensino Fundamental

A primeira visita foi em uma turma de 8ºano. Ano passado eu visitei uma turma do 6º, mas esse ano consegui trabalhar com um público que se encaixa no meu público alvo. 

A primeira coisa que fizemos quando cheguei lá, foi todo mundo ficar em um círculo. 

Então eu me apresentei, disse a eles quem eu era, o que fazia, falei dos meus livros e até do blog, hahahha

Depois, fizemos uma dinâmica baseada em uma das mensagens do livro Os Sonhos de Rita: As escolhas e o poder que elas tem de afetar a nossa vida. Foi muito bacana mesmo. O pessoal riu, brincou, cantou. Sem palavras para descrever como eu me senti quando vi que eles haviam comprado a ideia e iam me ajudar nessa =D 

Depois de tudo isso, o pessoal fez muitas perguntas. Foi bem bacana, porque eles já tinham várias perguntas preparadas. E o mais bacana foi ver que grande parte da turma era de leitores. Isso foi muito legal. E como eu sou viciada nesse mundo, hahhah, pudemos trocar várias ideias. E aí também fica um aviso para os autores e professores. Se aproximem da turma. Quando eu falei em Jogos Vorazes, Divergente e Harry Potter, povo foi a loucura, hahhaha. O que não teria acontecido se eu falasse em Dom Casmurro. É importante? Claro que é. Mas eles puderam conhecer através do meu livro. Meu ponto para chegar neles, foi algo mais leve e fácil :) 

Depois tiramos algumas fotos, fiz sorteio de um exemplar e vendi outros.
Eu e a prof. Dani

Eu e a Eduarda, vencedora do sorteio

Tiramos outras fotos, mas eu fiquei horrorosa, hahah e não consegui tirar com todos pois bateu para o intervalo e aí não tem jeito, hehe, nem Jogos Vorazes, nem Rita conseguem competir com isso. 

Mas foi um encontro muito legal. Fui muito bem tratada. Os alunos se reuniram e me compraram um mimo - uma caixa de trufas que eu amei- e me receberam maravilhosamente bem. 
E o mais bacana foi o depois. Uma das meninas que comprou o livro, me encontrou esses dias na rua e me parou para dizer que havia lido o livro e amado e chorado e tudo o que tem direito. É bacana ou não é???? 


Ensino médio
Depois foi a vez de visitar o ensino médio de outra escola. 
Com essa galerinha aí, foi bem diferente o encontro, mas foi super especial também. 


Como vocês podem ver, a turma era bem pequena mesmo, pq... é, bem, não sei, hhehhe. parece que tem algo a ver com ser uma turma de Integrado (ensino médio + técnico) dai a turma ficou bem pequena mesmo. 

Mesmo assim, foi um encontro bem legal. Cheguei lá e eles estavam me esperando com café e tudo =D Queria ter tirado foto da mesa do café, mas não deu tempo, heheh

Os alunos já tinham lido o livro, então foi uma conversa pra lá de especial. enquanto estavamos tomando café, ficamos trocando ideias, cada um falou o que tinha achado do livro, fizeram algumas perguntas e a conversa é bem animada. Houve até um pedido de Os Sonhos de Rita sem cortes, kkkkk. 

Foi super especial, porque eles tinham a mesma idade dos personagens, então foi algo muito especial. E muito legal ver essa turma comentando sobre tudo o que tinham achado. 


Considerações finais
só quero dizer que foram dois dias muito especiais e que eu espero que se repitam muitas e muitas vezes. 
Então se você é autor e nunca fez nada do tipo, não perca esse tipo de oportunidade. É maravilhoso e você aprende muito.
E você professor, dê essa oportunidade para os seus leitores. 100% comprovado que levar um autor para a escola incentiva mais a leitura do que obrigar os alunos a ler X livro.
Sei que determinados livros são importantes para a formação. Mas se o intuito é incentivar a garotada a ler, fantasia e romance Contemporâneo vai funcionar mais do que um grande clássico ;)

Então por hoje é só pessoal. Comentem aí o que vocês acharam. Se já participaram de algum evento assim, seja como autor ou como aluno, ou ainda como professor =D

E você, comentou nessa postagem??? Copie e cole o link Aqui

26 comentários:

  1. Muito legal, o mais importante é incentivar os jovens a ler mais, minha irmã é professora e ela fala que eles odeiam ler, enquanto uns gostam muito muito, outros não estão nem aí
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Gih
    quando eu estudava não tive essa oportunidade na escola
    o que é uma pena, onde eu estudava a leitura nunca foi incentivada

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ SORTEIO box Nicholas Sparks

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de projeto de autores em escolas incentiva, de uma maneira maravilhosa, a inserção do jovem no mundo da leitura. Parabéns pela iniciativa, Gih.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Amei o post, deve ser maravilhoso realizar esse tipo de projeto!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih, nossa que ideia bacana, parabéns pela iniciativa... ^^ amei as fotos! Acho importante dá aos alunos essa outra visão da leitura, que não seja por imposição, mas por prazer! Imagino que deve ter sido (como você mesmo falou, uma experiência muito gratificante!

    Bjs!

    joandersonoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jo. Foi maravilhoso sim =D
      Muitooo obrigada :)
      Um beijão

      Excluir
  6. Olá Gih!
    Que legal suas visitas nas escolas. Uma pena que não fazem isso por aqui onde moro, nunca recebi um autor na minha escola. Até tinham umas feiras do livro, mas eles vendiam a preço normal. Ai já viu né?
    Concordo com o que disse do incentivo a leitura, o que importa é ler algo que goste e não aqueles livros clássicos. Ninguém entra na leitura lendo Dom Casmurro, que convenhamos é bem arrastado. Deve ser realmente uma coisa mais contemporânea e próxima dos alunos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ane. Legal né??? Uma pena não ter aí na sua cidade. Aqui a gente se esforça bastante, hehhe. Temos associação de autores e tudo mais. Aliás, até tenho reunião daqui a pouco, heheheh.
      Pois é, eu amei Dom desde a primeira vez que eu li, mas eu tinha toda uma carga literária. Não adianta obrigar o pessoal a ler, se eles nunca leram nada antes :P
      Um beijão

      Excluir
  7. Oi Gi, adorei seu post. Incentivada por ele, entrei em contato com uma escola da minha cidade para tentar algo parecido. Vamos ver se vou encontrar a mesma oportunidade e abertura. ;) bjs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela iniciativa Gih. Como eu queria que algum autor tivesse feito isso quando eu estava na escola. Só fui apreciar o trabalho dos autores nacionais só agora depois de velha. Eu achava que autor nacional era aqueles que escreveram os famosos clássicos e que já estavam todos mortos hehe. Teria lido muito mais livros nacionais se tivesse conhecido alguém como você por exemplo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awon Sil, muito obrigada =D
      Hhahahha, sim. Antes de aparecer, eles falaram: "Mas essa aqui é muito nova, quando ela morreu? " Ai a professora, "mas os escritores não estão todos mortos" ashauhsuahsu
      Um beijão

      Excluir
  9. Super interessante teu post, guria! Pretendo fazer a mesma coisa quando sair meu livro no final desse ano. Acho que é uma interação que funciona pros dois lados, porque nós temos a oportunidade de divulgar um trabalho, e eles aprendem e tem uma experiência diferente. Mas admito que teria um certo "receio" das turmas de Ensino Médio, por eles terem uma idade próxima a minha hahaha Leio teu blog há algum tempo, mas essa é a primeira vez que comento. Te convido a conhecer meu site: katiareginasouza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada =D
      O pessoal do ensino médio é quase da minha idade também, heheh, mas acho que isso ajuda em certos pontos :)
      Fiquei feliz em ter ver comentando aqui =D
      Vou conhecer seu site sim, beijão

      Excluir
  10. Oi, Gih!
    Que bacana essa ideia de visitar escolas. É sempre bom incentivar a leitura e nada melhor do que começar pela própria escola.
    Que bom que sua primeira experiência foi satisfatória. Isso é um incentivo pra você fazer de novo.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
  11. Ah, que massa, Gi! Fico feliz de ter sido bem recebida :))
    Eu passei por três escolas esse mês com um projeto do Sombras e tem sido muuuito legal tb. É a maior alegria do mundo veralunos que não costumam ler se interessarem por literatura depois da nossa conversa, né?
    Parabéns e boa sorte nos próximos!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila =D
      É maravilhoso sim . E que venham muitas e muitas oportunidades para nós =D
      Um beijão

      Excluir
  12. Oi, Gih! Tudo bem? Nossa, adorei o post! Essa iniciativa de autores visitando escolas é muito legal, pois como você mesma disse: Acaba incentivando os jovens e crianças a lerem mais! Adorei as fotos e saber como foi sua visita as duas turmas, percebo que foi uma visita inesquecível! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Gih!
    Aah que legal essa iniciativa! O que mais gostei foi que todo mundo parece que ficou empolgado com a discussão...
    Que lindo ver essa meninada gostando de ler livros!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Que bacana Gih!
    Com certeza é uma experiência única e especial. Eu já visitei uma escola uma vez, expus meu livro na hora do intervalo. Apesar de não ser o meu público alvo, eles ficam muito animados com a presença dos escritores. Vale muito a pena! :D

    http://www.fotografiaeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale sim e é muito bom esse contato com eles :)
      Conseguiu na hora do intervalo??? parabéns, hehehe
      beijooos

      Excluir
  15. Oi Gih! ^^
    Adorei a sua iniciativa! Deve ser uma experiência e tanto mesmo. Eu não tenho coragem de me aventurar não, além de ser tímida, nunca fui muito boa em conversar com pessoas mais novas ou mesmo da minha idade (como filha única cresci cercada por adultos).
    Sobre as turnês... elas também não passam aqui não... interior é uma beleza... tsc..tsc...

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gih, isso é super legal! É muito bom saber q nossos jovens estão lendo mais! Nunca me imaginei visitando uma escola, mas é um trabalho muito importante e especial, parabéns! Adorei as fotos!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Gih, tudo bem?
    Primeiramente, desculpe meu pequeno sumiço. Estou um pouquinho enrolada rs.
    Acho muito bacana esse trabalho em escolas. Não lembro de ter tido essa experiência na minha época e acredito que teria sido bem interessante conhecer um (a) autor (a) e poder ter um bate-papo.
    Fico feliz em ver o carinho com que você foi recebida em ambas as turmas e, concordo com você: é preciso se aproximar primeiro dos alunos falando sobre os livros que eles gostam para depois inserir aos poucos os clássicos ;)
    Beijos querida!! Adorei as fotos :)

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Gih! Parabéns pela iniciativa! Excelente estratégia para entrar no mundo dos jovens e interagir com eles, conhecendo seus estilos e expectativas de leitura. Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Isso é maravilhoso né?

    A ada visita que faço saio da escola com a alma mais "leve".

    No meu caso visito sempre escolas de Ensino Fundamental I, pois, apesar de meu livro ser uma coletânea de fábulas e os ensinamentos provenientes delas poderem ser absorvidos por todos, de crianças à adultos, os pequenos no E.Fundamental são o "público-alvo".

    Eu fico maravilhado com os questionamentos que eles levantam e, acima de tudo, com o prazer e alegria que demonstram em estar recebendo um autor em sala de aula [mesmo que seja um autor desconhecido e autopublicado como eu hehe]

    Enfim, parabéns pelo seu blog Gislaine, estou sempre por aqui lendo e 'fuçando' [mas fico com 'vergonha' de comentar, rs]

    Abraços.

    http://tempestadeinterior.blogspot.com

    ResponderExcluir