domingo, 23 de agosto de 2015

Do Outro Mundo - Ana Maria Machado

Oi pessoal. Hoje estou aqui para mais uma resenha de um livro que encontrei nas coisas do meu marido. Pois é, o chato não lê, mas tinha livros. Vai entender?

Título: Do Outro Mundo
Autora: Ana Maria Machado
Páginas: 104
Sinopse: Ruídos muito estranhos arrepiam os cabelos de Mariano e sua turma. Será que a antiga fazenda onde foram passar uns dias está mal-assombrada? Tentando entender esse mistério, os quatro jovens topam com um assunto muito mal resolvido: a escravidão.
Skoob

Minha Opinião: Este é um livro infanto juvenil, mas que aborda um tema muito sério: A escravidão.

O livro conta a história de vários amigos que estão em um hotel - uma antiga fazenda - e a noite passam a escutar sussurros, choros, gemidos e tudo o mais. Depois que o susto inicial passa, eles resolvem descobrir o motivo de tudo aquilo. E eles acabam descobrindo muito mais do que isso.

Acabam descobrindo um lado muito ruim da nossa história. E como consequência, eles terão que cumprir uma importante missão.

Como já escrevi aqui, o livro é infanto juvenil, então a linguagem dele é muito simples. Mesmo assim, ele acaba se tornando pesado, já que aborda um tema tão triste. E é preciso que aborde mesmo, pois algo tão cruel nunca deve ser esquecido. Talvez desta forma, nunca repetiremos este erro.


Acabamos conhecendo duas histórias. A história atual com os amigos na fazenda e a história passada que vai desde a grande escravidão, passando pela Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários até a abolição da escravidão. O que me levou a pensar: Seria nossa aposentadoria o futuro desta lei? Não gente, não estou comparando, mas que há uma mera semelhança, isso há.

Não sei se este é um livro fácil de achar. Acredito que ele deve ser encontrado apenas em sebos e lojas do tipo. Mas é uma leitura mais do que recomendada. Aliás, todo livro que aborde um tema como este deve ser indicado.


E que nunca mais se repita os erros do passado.

Vocês já conheciam? Também acham importante este tipo de assunto em livros?

11 comentários:

  1. Olá, Gih. Tudo bem?
    A premissa do livro é muito interessante. Apesar de juvenil, me chamou a atenção por tratar de um assunto sério como a escravidão.
    Certamente merece ser lido. Vou ver se encontro em algum sebo por aqui.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gih, tudo bem?
    Eu adoro livros com essas temáticas mais sociais. Acho bem válido esse livro ser voltado aos pequenos, que devem saber desde pequenos certas histórias. Eu adorava essas histórias assim quando criança, embora ficasse um tanto assustada às vezes, mas acho que isso contribuiu para que eu me tornasse a adulta que sou hoje.
    Ótima resenha!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gih

    Pessoas que não leem e têm livros, conheço várias! Aí quando eu pergunto o porquê delas terem livro se elas não leem elas tem o despautério de falar "é para enfeitar!"...só esganando, né? hahahahaha

    Sobre o livro, achei bem interessante a abordagem mais "leve", porém realista. Eu não costumo ler muitos livros que retratem a escravidão ou as guerras porque fico mal de lembrar quantas pessoas sofreram! =/

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook - Participe do sorteio e concorra a um exemplar do livro Como Eu Era Antes de Você e a um lindo marcador de página pintado à mão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahah, pior que ele tinha alguns por que a mãe dele dava para incentivar. Mas esse ele ganhou da escola, heheh. O que não entendo é: com tanto livro bom, como assim não quer ler??? hahahha
      Beijoos

      Excluir
  4. Oi Gih!

    Eu gosto bastante de histórias infantojuvenis e esse super me chamou atenção! Já coloquei na listinha pra comprar quando eu puder, haha >< Adorei sua resenha! *-*

    E sobre isso do seu marido ter livros e não ler, eu entendo, conheço um monte de gente assim, haushash :v

    Abs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih. Tudo bem???

    Acho super interessante esse tipo de assunto nos livros sim. Claro que é um livro infantil que tem que ter uma certa idade a criança para ler né, mas acho valido eles se inteirarem de nossa história desde pequenos. Além do mais, acho, que é na infância que você incute os melhores valores no ser humano. Ensinando desde cedo que descriminar ou impor coisas só por causa da cor ou religião ou qualquer outra coisa é errado, me parece, que dá super certo. Adorei a resenha.
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Gosto desses livros infantis que tratam de temas mais sérios, acho simplesmente louvável. Muito bacana a premissa dele.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Gih!
    Esse livro tem duas coisas que eu não estou acostumada: é infanto-juvenil e fala sobre escravidão. Achei interessante ter essa pegada leva, sem deixar de abordar um tema tão sério. As crianças e os jovens precisam ser apresentados aos problemas da sociedade, pois não podemos deixá-los dentro da bolha para sempre. Gostei da dica!
    Beijos :-*

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Gih,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, fiquei com muita vontade de ler e quem sabe eu ache em algum sebo....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Gih!
    Esse livro tem cara de ser aqueles paradidáticos de colégio.
    E concordo com você, livros com esse assuntos devem sempre ser lidos para que não se repitam. Alias, acho que precisamos de livros passados na ditadura militar, para ver se o povo esquece de querer voltar para isso.
    Fico imaginando como que a história do passado foi conhecida pelo jovens. =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah Ane, pior. Precisávamos de mais livros sobre isso ;P
      Beijooos

      Excluir