terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Eu, você e a garota que vai morrer - Jesse Andrews

Oi povo, tudo bem com vocês??? Só para provar que eu não sou assim sempre tão atrasada hahah, hoje estou aqui para falar de um livro que está começando a fazer sucesso aqui no Brasil. Vamos conhecer??? 




Título: Eu, você e a garota que vai morrer
Autor: Jesse Andrews
Páginas: 288
Skoob
Sinopse: Livro que deu origem ao filme vencedor do Festival Sundance 2015, nas categorias Público e Crítica, com estreia marcada para 12 de junho nos EUA, Eu, você e a garota que vai morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento. Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Raquel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade. Crossover com enorme potencial no segmento young adult, o romance é perfeito para fãs de livros e filmes como A culpa é das estrelas e As vantagens de ser invisível.




Minha Opinião: A primeira coisa que eu preciso pedir para vocês é: ignorem todos os comentários que comparam esse livro com ACEDE, por favor. Não, eu não li o livro do Green, mas quem é que não conhece essa história? E Eu, você e a garota que vai morrer definitivamente não tem nada a ver com isso. 

"Mas não temos uma adolescente doente? " Temos. "Não temos um rapaz saudável? ou nem tanto?" Temos. "Não temos um amigo fora da casinha? " Temos. "Então temos outra versão de ACEDE. " Não galera, não temos. Por favor, confiem em mim. 

O livro do Jesse não tem nada de romance, frases filosóficas, trechos bonitinhos que podem virar quotes ou tatuagens, nada disso. 

O que me irrita essa comparação com o livro do John. Pois afasta leitores que não gostaram do seu livro e aproximam leitores que gostaram. E esse, não é o público alvo. Não que não possam gostar, é claro que podem, mas são muitas diferenças. Bem, vamos parar de enrolar. 

Eu, Você e a Garota que vai morrer é narrado pelo Greg, um adolescente comum que se sente feliz em não ter amigos. Não é que ele tenha inimigos. Pelo contrário. Ele se dá bem com todos, mas não possui amigos de verdade. Dessa forma, ele, seu verme que come seu cérebro e sua barriga saliente, ficam longe das chacotas dos garotos da escola. 

É importante salientar, que ele também não se envolve com garotas. Não que ele não tenha tentado. Mas todas as experiências foram frustrantes. E é aí que entra A Garota que Vai Morrer. Há alguns anos atrás, Greg teve um meio relacionamento com a Raquel. Meio, por que ela se relacionava com ele. Mas ele não. Acontece que essa garota agora está com leucemia. E a mãe de Greg decide que o garoto deve se aproximar dela outra vez. Afinal, qual é o tipo de pessoa que não se aproxima de alguém doente? Então Greg faz o que a mãe manda, por que né? Pedido de mãe é uma ordem. 

Mas ele não quer entrar nessa furada sozinho. E ele resolve levar seu colega de trabalho para essa furada junto com ele. Trabalho? Pois é. Devo avisar vocês que Greg quer ser cineasta. E ele tem um colega com esse mesmo desejo. E os dois mantém uma relação de trabalho as escondidas onde produzem péssimos filmes que nunca são mostrados a ninguém. 

Apresentados os personagens, nós passamos a conhecer toda a história dos três juntos, de como uma amizade foi se formando, de como os personagens vão se envolvendo e de como as coisas, vão tomando rumos que você já esperava, mas se negava a aceitar. 



O livro tem uma escrita fácil, mas que mesmo assim, não fez a leitura render. E acho que um dos problemas é o tanto de vez que o Greg diz que o livro é uma bosta e que o leitor deveria jogar o livro no lixo. Ele fala isso tantas vezes, que você passa a pensar isso mesmo. Então eu parava e ficava admirando a lixeira e pensando se eu seria capaz de mirar bem certinho. E com isso, claro, eu perdia alguns minutos da leitura. 

Mas ele tem algumas cenas bem engraçadas e algumas extremamente toscas. Os capítulos são curtos e os títulos me lembraram bastante os livros de Percy Jackson, com aqueles títulos enormes e uma pitada de humor. 



Alguns capítulos também, são narrados como forma de roteiro de filme. E claro, isso facilita um pouco a leitura. Principalmente se houver algum verme comedor de cérebros em sua cabeça. 

Esse é o tipo de livro que ou você ama ou você odeia. Mas como eu sou eu, fiquei no meio termo. Não amei. Mas daí dizer que eu odiei....

Gostei bastante da proposta do livro. Achei o Greg um personagem bem real. Não é sempre que a gente consegue se solidarizar com a dor do outro. Ainda mais quando a gente é tão novo e nem entende nada de nada. Não é sempre que a gente se apaixona só por que o outro vai morrer. Não é sempre que a gente chora litros. Não é. 

A gente está acostumado a ver A Culpa é das Estrelas, Uma Prova de Amor, Um Amor para Recordar e fica com essa visão romantizada das doenças. Mas não é sempre assim. O amor pode te encontrar no final da sua vida. Mas pode ser que o que você encontre, seja só um garoto que faça fantoches com meia. E talvez, ele não queira te beijar. Talvez ele nem quisesse ser seu amigo. Mas a amizade, ela nasce sem a gente esperar. Nasce sem querer. E por que ela não pode ser melhor do que o amor? 

Mas não se enganem com o parágrafo acima, achando que encontrarão uma linda história de amizade.

Outra coisa legal é que o livro foge dos personagens comuns. Aqui encontramos o protagonista gordo e esquisito, o amigo/colega de trabalho baixinho e negro e a garota nada atraente. 



Mas também não achei nada daquilo que quem amou achou. O livro tem tiradas engraçadas? Tem. Mas algumas são de gosto duvidoso. Há muitos palavrões, piadas com conteúdo sexual, piadas até homofóbicas e machistas. E isso eu nem preciso dizer que me incomodou não é mesmo? 

Mas terminando essa resenha enorme, eu indico o livro para quem quer um YA com uma pegada bem diferente e que não se importa com uma linguagem tão... na falta de uma palavra melhor... informal. Acho que você pode gostar. Mas não indico para quem quer um romance fofo, uma história de mudanças ou algo que o valha, como diz o Greg. Mas se mesmo assim, você quer ler, leia. Só não diga que eu não avisei. 

O livro será adaptado para o cinema e embora eu tenha gostado muito do trailer e esteja ansiosa para ver o filme - uma pausa: Sério gente. Que trailer é esse? Estou morta de amores aqui. É baseado em que livro? Quero ler para ontem - não acho que ele tenha combinado com o livro. Achei o trailer fofo, até romântico hahahha. Mania de ser romântico que enxerga romance até no Freecô. E também não gostei do ator que vai interpretar o Greg. Que Greg tão bonito é esse? Cadê a barriga saliente? Cadê? Eu quero a barriga saliente que conversa com os humanos.  
          
                 



Mas eu fico por aqui povo finalmente hahahha. Me contem pessoal o que acharam da resenha, do trailer. Se querem ler o livro, se acham que podem gostar, se acham que vão odiar, enfim, me contem tudo. Beijos e até a próxima!!! 


12 comentários:

  1. Oi Gih, sua linda, tudo bem
    Por incrível que pareça, a forma como você resenhou essa história chamou minha atenção. Eu não sei se irei gostar ou não, essas piadas também irão me incomodar, mas achei tudo tão diferente, tão inusitado, que não tem como não ficar no mínimo curiosa para ler. Não sabia do filme, mas como sempre acabo endo o filme primeiro, está anotado aqui. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gih.
    Esse livro realmente parece ser diferente do A Culpa é das Estrelas, porém, confesso que não foi despertado em mim o desejo de lê-lo. Contudo, tenho que elogiar a obra: se ele partiu de um tema que acabou se tornando clichê e construiu algo diferente, merece meus parabéns. Afinal, isso é raro.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gih!
    Eu ODEIO quando comparam livros porque nunca tem a ver. Enfim... eu não tenho tanta vontade de ler esse livro porque vi muitas opiniões dizendo que ele é chato. Mas, quero ver o filme porque dizem que não tem a chatice do livro.
    Mirmã, eu também caio de amores por molequinhos de YA. Você não está sozinha.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gih.
    Acho muito ruim essas comparações, como você disse afasta alguns leitores, eu mesmo que não gostei de ACEDE hehe. Mas ainda assim você falando que não tem nada a ver e tendo um diferencial que é ter alguns capítulos como forma de roteiro de filme, ainda assim eu não me interessei. Não gosto muito do gênero e esse negocio de ter muitos palavrões me fazem não querer ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gih! Tudo bem? Gosto muito da premissa desse livro (esses capítulos nos moldes de roteiro devem ser demais!) e tenho interesse em lê-lo. Espero não ficar no meio-termo e amá-lo! haha Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gih!!
    Nossa, sua resenha me deixou dividida rss... Houve momentos em que eu quis ler o livro, outro, de forma alguma. O fato é que não faz muito meu estilo, mas ainda assim, parece legal.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  7. To morrendo de vontade de ler esse livro *000* agora quero ler mais ainda!

    Sou nova por aqui e já amei, e estou seguindo. Poderia dar uma olhada no meu blog e se curtir, seguir também? ♥ ♥ Vou amar ver você por lá!

    Maidy, do Dear Maidy
    http://www.dearmaidy.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awon que bom que gostou. Obrigada pela visita :) Volte sempre =D

      Excluir
  8. Olá Gih!
    Esse livro parece ser bem legal. Tão bom ver algo que não romantiza uma doença. É um tipo de coisa que acaba cansando sabe? (Ainda mais ACEDE)
    Quem sabe não veja o filme. Mas mesmo sem ter lido, acho que sentirei falta de uma barriga saliente. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Gih.

    Adorei a sua resenha sobre o livro e com certeza o salvou aos meus olhos. Nunca leria, pois não gostei nem um pouco de ACEDE, mas agora, depois de ler sua resenha, fiquei louca de vontade de ver filme, de ler o livro e de levá-lo para a minha casa!!! kkkkk :D :D Acho que vou gostar bastante. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Legal sua resenha, porque apesar de ter gostado de A Culpa é das Estrelas, o excesso de pieguismo me irritou bastante e esse parece fugir completamente disso.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gih!
    Sinceramente... não ando com muita paciÊncia para leitura de livros desse tipo... sério.
    Não vi nada demais e ainda é um livro sem muito sentido para mim, embora fale de amizade.
    Gostei do trailler do filme, achei engraçado ao menos...
    No momento, não leria.
    “Não esqueça que Natal não é do Papai Noel tão pouco para ganhar presentes materiais, mas é a data que recebemos o melhor presente para nossa existência, Jesus!” (Rogério Stankewski)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir