quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Os 13 Porquês - Jay Asher

Olá meu povo lindo, tudo bem com vocês?
Hoje estou aqui para falar de um livro que aborda o suicídio. Pesado não é? Mas deixe eu continuar. Um livro que aborda o suicídio de uma jovem. Muito pesado? Mas pode ficar pior. Um livro que aborda o suicídio de uma jovem que deu fim a sua vida por causa do bullying e do assédio.



Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Páginas: 256
Skoob
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.



Minha Opinião: Em os 13 Porquês nós conhecemos a história de Hanah, uma adolescente que cometeu suicídio. Conhecemos seus motivos através de fitas que ela grava contando o que a levou a tomar essa decisão tão radical. 

As fitas estão sendo passadas por cada um dos 13 "culpados". E acompanhamos a história quando Clay está ouvindo. 

Clay está transtornado. Ele gostava de Hanah. Gostava de verdade. Mesmo que nunca tenha dito isso a ela. E não consegue entender o que ele pode ter feito para estar envolvido naquelas fitas. Só pode ser um erro. Ele não pode ser um dos motivos. 

Ao longo das páginas, nós acompanhamos Clay na sua busca por respostas. Na sua busca por tentar entender Hanah. Na busca por tentar descobrir o que ele pode ter feito de errado. Sentimos tudo o que ele sente, ouvimos tudo o que ele ouve e por isso, acabamos sentindo tudo o que Hanah sentiu. 

Hanah era uma garota comum. Bonita, jovem, inteligente, com a vida toda pela frente. Infelizmente todo o sofrimento pelo qual ela passou na escola faz com que pensasse que a visa talvez não valesse a pena. 

O suicídio sempre foi um tema que me atraiu. Se eu acho certo ou mesmo bonito? Não é isso que estou dizendo. Estou dizendo que foi algo que sempre me chamou a atenção. Então assim que vi esse livro, senti que precisava lê-lo. Precisava descobrir os motivos que poderiam levar essa jovem a cometer um ato tão cruel consigo mesma. 

E eu descobri. E em muitos momentos, fui capaz de sentir toda a sua dor. Hanah não deveria passar por tudo aquilo. Aliás, ninguém deveria. Esse sofrimento todo que Hanah, eu e milhares de jovens passaram e passam na escola, não deveria acontecer. 

Antes que alguém diga: "Mas que menina boba. Eu já sofri bullying e assédio e estou aqui. Isso lá é motivo para se matar?" Não é. Coisa alguma é motivo para se matar. Coisa alguma deveria fazer com que alguém queira tirar a própria vida. Mas não nos cabe julgar. Não nos cabe nem ao menos, tentar entender. Não vá ler o livro, acreditando que será capaz de entender o que ela fez. E achar a atitude plausível. Se você não é Hanah, você não vai entender. Mesmo que tenha passado pelas mesmas situações. Somos pessoas diferentes. Reagimos de forma diferente. 

Não é uma questão de entender. Não é questão de achar justificável. É questão de aceitar. De aceitar que existem pessoas que vão, infelizmente tentar se matar. E uma ou outra irá conseguir. Nesse exato momento alguém está planejando seu suicídio. 

Com isso, não quero dizer que você deva ficar quieto, esperando acontecer. Pelo contrário. Você precisa aceitar isso. Precisa parar de fechar os olhos para essa realidade. Estou tentando te fazer entender, que alguém, talvez pertinho de você se suicide ainda esse ano. Assustador não é mesmo? Eu também acho. 

Então o que você deve fazer? Perceber os sinais. Sabe aquela velha frase, idiota e sem noção que diz: " quem quer se matar não avisa. Quem quer se matar se mata. " Ela está totalmente errada. Quem quer se matar avisa sim. A gente é que não dá atenção. 

Hanah tentou avisar várias vezes. Mas ninguém deu muita atenção para isso. Importante era dar atenção a sua bunda. Aos seus amassos com outros caras. Importante era saber com quantos caras ela transou. Importante mesmo era transar com ela. E mais importante ainda era assediar essa vadia. 

Ou seja, o livro vai muito além do bullying. Ele faz uma denúncia ainda mais forte: O abuso sexual que acontece em nossas escolas. Quantas meninas são assediadas e estupradas no local onde deveriam estar aprendendo matemática? 

Mesmo que o livro fosse mal escrito - algo que definitivamente não é - eu teria que indicar o livro. Tenho que indicar aos professores. Trabalhem esses temas com seus alunos. Tenho que indicar aos pais. Conversem com os seus filhos. Tenho que indicar a todos. Ouçam seus amigos. Falem com seus amigos. Procure ajuda. Se não funcionar com os pais, converse com os irmãos, amigos, professores, comigo. Mas por favor, a vida é difícil, é claro que é. Mas é como andar de bicicleta. Depois de alguns tombos, você vê que fica mais fácil andar. 

Sei que essa resenha, virou mais um desabafo para a lista. Mas acredito que esse tipo de livro, foi criado para isso. Causar discussões. Mostrar problemas. Me nego a ler algo do tipo e comentar apenas sobre a sinopse, diagramação, capa, erros gramaticais. Me julguem se quiserem. Mas se eu puder, através desses parágrafos, salvar alguém, direta ou indiretamente, então eu vou fazer. 

E eu fico por aqui. Um beijão pessoal. Até a próxima! 


15 comentários:

  1. Gente, o que dizer desse post? Quero aplaudir para sempre! Principalmente este parágrafo "Antes que alguém diga: "Mas que menina boba. Eu já sofri bullying e assédio e estou aqui. Isso lá é motivo para se matar?" Não é. Coisa alguma é motivo para se matar. Coisa alguma deveria fazer com que alguém queira tirar a própria vida. Mas não nos cabe julgar. Não nos cabe nem ao menos, tentar entender. Não vá ler o livro, acreditando que será capaz de entender o que ela fez. E achar a atitude plausível. Se você não é Hanah, você não vai entender. Mesmo que tenha passado pelas mesmas situações. Somos pessoas diferentes. Reagimos de forma diferente."
    Há tempos eu quero ler esse livro, justamente por se tratar de suicídio e assédio. E pelo mesmo motivo que você: porque me chama a atenção.
    E parabéns pelo texto novamente, pela escrita forte e pela mensagem do post.
    Beijo.

    Choque Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu. Fico muito feliz que tenha gostado. Muito obrigada. Espero que você tenha a oportunidade de ler :)
      Um beijão

      Excluir
  2. Gente, esse livro <3 <3 <3 Eu não tenho palavras pra dizer o quanto eu amo esse livro.
    Quando o li, eu estava numa fase não tão boa da vida e ele me ajudou muito, muito mesmo.
    Eu sofri com a Hannah e o Clay.
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  3. Oie... eu vi esse livro em algum blog e achei bárbaro o tema abordado.
    Embora seja difícil, é uma coisa que faz parte da sociedade, e precisamos refletir... Preciso ler!

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro forte e com uma mensagem mais do que necessária. Certamente esse livro figurará entre as minhas próximas leituras, principalmente porque conseguimos sentir a dor dos personagens.
    Ótima dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih!
    Adorei sua resenha, muito intensa. Com certeza é um tema forte e o livro deve ter explorado de forma bem intensa, passando cada sentimento. Já tinha visto a capa várias vezes, não sabia que se trava de uma obra tão forte e perturbador. Deve ser uma leitura para sair da zona de conforto e refletir, já vai para a minha lista.
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    Está rolando novo sorteio no blog! Em parceria com a Giz Editorial, estamos sorteando um exemplar do romance histórico nacional Jardim de Espelhos, de Verdiana Maenaka. Estou avisando pois lembro do seu grande interesse pela obra, na resenha, e adoraria ter a sua participação. Clique aqui e participe.
    Desculpe se estiver incomodando <3

    ResponderExcluir
  6. Oláá!
    Eu sempre quis MUITO ler esse livro, agora depois da sua resenha quero ainda mais.
    Me parece uma leitura intensa e reflexiva, muito boa mesmo.
    Beijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    eu sou louca para ler esse livro e ele trata e um tema pesado, mais que também chama a minha atenção para a leitura, realmente tantas crianças e jovens que são abusadas nas escolas, já vi noticia desse tipo na região que moro.
    Parece ser um livro realmente muito bom.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei bastante do tema abordado. Fiquei super curiosa para ler por conta da sua resenha. Já coloquei na minha lista, preciso ler.
    Obrigada por comentar no meu blog!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. Olá Gih!
    Eu ouvi falar desse livro pela primeira vez quando fizeram uma crítica da minha história e o fizeram porque ele segue basicamente o mesmo "esquema" de Os 13 porquês. É um personagem conhecendo mais do outro através de um relato dele. No caso do meu, é uma diário!
    Enfim, depois da sua resenha. Eu fiquei com muita vontade de ler o livro e saber o que a Hannah sentiu. Saber o que a levou a fazer isso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Gih!
    O que falar desse texto?Melhor resenha dele que já li e olha que já li muitas!
    Um tema que deve ser debatido sempre,jamais devemos fechar os olhos para o bullying e principalmente prestar atenção ao sinais.Ninguém resolve se matar de repente,sempre vão deixando algum indício e cabe as pessoas mais próximas prestar atenção.
    Tenho muita vontade de ler esse livro,me interesso por temas assim e por sinal todos deveriam ler!
    Beijos e parabéns mil vezes pela resenha!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio. Muito obrigada =D Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e adorei seu comentário. Realmente, a gente precisa dar mais atenção as pessoas a nossa volta. Beijos

      Excluir
  11. Gih!
    O livro aborda assuntos bem fortes e que devem ser discutidos...
    Na minha concepção não há motivo algum que leve uma pessoa ao suicídio. Acredito que sempre tem uma solução melhor, ajuda, busca de um novo objetivo, etc...
    Agora preciso ler o livro para ver quais foram os motivos para atitude tão extrema e corajosa, porque sim, para mim, alguém tem que ter muita coragem para cometer suicídio....Embora haja que essa coragem deveria ser canalizada para continuar a vive e não morrer...
    “Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa.” (Sigmund Freud)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  12. Oi Gih

    Adorei! Concordo plenamente que esses livros são feitos para a discussão mesmo e, também, para abrir os olhos de alguns para o que estão fazendo ou o que estão deixando de notar. Quanto ao bullying nem dá para julgar. Você pode ser uma pessoa que nada lhe atinja, que aconteça tudo isso e que esteja inteiro, mas algumas outras pessoas não são assim. Simplesmente ficam arrasadas, destroçadas e, as vezes, acham que a única saída é o suicídio mesmo. Temos que abrir nossos olhos e começar a ajudar porque se não isso ocorrerá e, talvez, seja com alguém que a gente muito ama! :( :P Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ainda nao li esse livro, mas fiquei curiosa com a resenha. Me pareceu ser bem desenvolvida a trama da historia.

    ResponderExcluir