segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Ridículas Cartas de Amor - Organização de Marcia Dantas + Sorteio

Olá meu povo, tudo bem com vocês??? Hoje estou aqui para falar dessa antologia super amor que chegou aqui em casa há alguns dias. E fiquem ligados, que logo, logo, essa antologia vai ganhar uma nova casa. Isso mesmo! Vai rolar sorteio sim. 



Título: Ridículas Cartas de Amor
Organização: Márcia Dantas 
Autores: Amauri Chicarelli; Ana de Oliveira; Ana Paula Chicarelli; Diana Lara; Lenon Fernandes; Liv Cerveira; Marcia Dantas; Mariana Dantas; Nina Spim; Priscila Louredo; Taylin Moriguti; Tiago Delfini; Mariana Sgambato 
Páginas: 86
Skoob
Sinopse:  "Todas as cartas de amor são ridículas." - Álvaro de Campos
Cartas de amor são escritas por todos os apaixonados ao longo do tempo. Sua natureza romântica é muitas vezes considerada cafona, extravagante e risível. Porém, enquanto houver o amor, elas continuarão a ser escritas. Afinal, ridículos são aqueles que não amam. Os talentosos autores da coletânea refletem sobre o lado paradoxal e insensato dos sentimentos profundos da alma, e demonstram, através de uma abordagem inovadora e envolvente, os tão conhecidos contos de amor. "Ridículas Cartas de Amor" é uma seleção singular de histórias irreverentes, que tiram o cotidiano do lugar-comum e surpreende. Como o amor.

Minha Opinião: Ridículas cartas de amor é uma antologia que reúne contos de vários autores sobre alguns clichês amarosos. Ouvi reclamações? Lamentações do tipo: "mas eu odeio clichês"? Esperem. Aguenta coração. A proposta é escrever sobre os clichês de uma forma não clichê. Mostrando que aquele enredo tão batido, pode sim ser interessante. Só depende do ponto de vista. Só depende do autor que a escrever. 

"São histórias de amor tão reais e ilusórias... como as nossas. " Mariana Sgambato


Os contos abordam temas como a sexualidade, separação, relacionamentos, família.

Não posso falar de todos os contos aqui, pois essa postagem ficará enorme. Vou falar apenas de alguns, que para mim, se tornaram especiais. Entre os 13 contos que fazem parte dessa antologia, 3 se destacaram mais em minha humilde opinião. 

São eles: "Hashtag" da autora Mariana Sgambato, "Doloroso, difícil, devastador" do autor Lenon Fernandes e "Sobre a finitude do que deveria ser para sempre" da Marcia Dantas. 

Cada um desses, me conquistou por motivos diferentes. O que só prova, que eu não sou assim tão inconquistável e que até mesmo eu, me derreto de amores. Ok Gih, os clichês eram apenas para a antologia, não para a resenha. 

"Hashtag" é o primeiro conto da antologia e me surpreendeu com seu final. O que só prova, que eu, ainda preciso desconstruir muita coisa. E foi isso que mais gostei nele. Não esperava por aquilo e foi muito bom ver algo tão diferente do que costumamos ver nesses livros cheios de clichês que enchem nossas estantes. 

"Mas isso não dá a ninguém o direito de julgar o outro. " Mariana Sgambato

"Doloroso, difícil, devastador" eu já havia lido antes da antologia lançar. O autor está de parabéns por apresentar uma realidade que fica escondida no meio de tantos livros com amores proibidos, paixões avassaladoras. Me identifiquei bastante com os sentimentos do personagem. Muitas vezes sonhamos com o amor que nos levará a loucura, mas esquecemos que muitas vezes, o amor não vem nessa fórmula. 

"O amor doloroso, difícil, devastador, que mudaria a sua vida. Ninguém lembra que um amor simples, recíproco, saudável é tão importante quanto. Só porque ninguém escreve músicas sobre ele, não quer dizer que ele não é real. Que não pode ser duradouro, que não pode mudar sua vida também. " Lenon Fernandes

"Sobre a finitude do que deveria ser para sempre" eu reconheceria mesmo sem ter o nome da autora. O conto mais importante da antologia, arrisco em dizer. Não por que ele foi produzido pela organizadora. Mas por que ele descontrói algo que a sociedade, a mídia e até a literatura colocam em nossas cabeças: De que o amor é tudo. De que ele pode superar tudo. De que se você ama, então deve aceitar tudo. E a gente sabe que na vida real, as coisas não podem ser assim. Pois quando são desse jeito, elas terminam terrivelmente mal.

"Afinal, o amor deveria ser um presente a ser oferecido, e não um preço a ser cobrado. " Marcia Dantas

Mas assim como houve alguns contos que fizeram eu me apaixonar, também tive alguns problemas com dois dos contos que compõe esse livro. São eles: " A separação" do autor Amauri Chicarelli e "O ponto de ônibus" da autora Ana Paula Chicarelli. Preciso confessar que não gostei da forma como foram criados, ainda que a ideia seja boa. Senti bastante desconforto ao ler os dois, mas não me prolongarei no assunto, pois o intuito não é resenhar cada um dos contos e sim a obra completa. 



E essa antologia, de maneira geral está realmente muito muito bacana. Foi uma experiência muito gratificante ler todos os contos e ver como cada um dos autores iria fazer para transformar uma fórmula batida, em algo diferente, inovador. Afinal, fugir do lugar comum, não é nada fácil. Afinal, já são tantas histórias criadas, que nós autores, acabamos caindo muitas vezes, em uma premissa que já foi inúmeras vezes contada. 

O trabalho da Editora Darda também ficou muito legal. A capa é simples, mas me encanta mesmo assim. As páginas são brancas, mas como a letra tem um bom tamanho e são contos curtos, isso não atrapalha a leitura. Depois de cada conto, há uma mini biografia do autor que escreveu. A única coisa que não me atraiu na diagramação, é que eu senti falta de uma separação maior entre os contos. Acho que se eles fossem separados por uma página, ou se o título estivesse em maior destaque, a edição ficaria ainda mais bonita.

Por fim, concluo essa resenha, enorme por sinal, indicando essa obra. Os contos são muito interessantes e aqui está uma ótima oportunidade para conhecer novos autores. E no final, você vai descobrir, que o clichê não é essa coisa chata que a gente acredita. 

E se você gostou de conferir minha opinião sobre o livro e ficou interessado, não vá embora. Que tal um sorteio??? Isso mesmo! Participem!!!











REGRAS: 
* Ter endereço de entrega no Brasil; 
* Preencher o formulário com um endereço de e-mail para contato e o perfil que curtiu as fanpages da autora e do blog. 
*As únicas regras obrigatórias são: Deixar um e-mail para contato e curtir a fanpage do blog e da autora Marcia Dantas. Outras regras são opcionais, mas garantem chances extras no sorteio; 
* O sorteio será realizado no dia 30-01 pelo Random;
*O ganhador terá 48h para responder nosso contato. Caso contrário, um novo sorteio será realizado;
*O prêmio será enviado em até 90 dias;
*Não nos responsabilizamos por perdas ou danos ocasionados pelos correios. 


E por hoje eu fico por aqui meu povo. Um beijão e até a próxima!!!!  

17 comentários:

  1. Oi Gih!
    Mais uma resenha q adorei ler!
    Achei a capa e o título do livro tão fofinhos! A proposta é bem interessante msm, e parece q a maioria dos autores realmente conseguiu escrever clichês de formas não clichês.
    Fiquei curiosa pra ler! Estou participando do sorteio ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Gosto muito de contos e esse livro logo me chamou a atenção, é sempre muito complicado gostar de uma obra que te a escrita de vários autores, uns sempre vão agradar mais do que os outros é inevitável, A capa é mesmo simples mas gostei achei fofinha e não gostei de saber que as paginas são brancas, mais fazer o que né, que bom que pelo menos as letras são confortáveis a leitura.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Interessante essa premissa de se usar dos clichês para quebrar com os clichês. Só isso já me fez ficar curioso. Certamente, conferiria a obra. Não agora, mas em um futuro próximo.
    Quero conferir esses contos e conhecer a escrita dos autores.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Tão previsível reclamarem de clichês hahahah mas eu gosto, tá? Acho que um bom e velho clichê é sempre uma escolha ótima pra se passar o tempo e pôr os pés no chão. Gostei bastante da premissa da antologia, e sua resenha ficou ótima!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Segredo", vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih, "doloroso, difícil e devastador" foi o conto que mais me chamou atenção, principalmente pelo título.
    Acho que um clichezinho não faz mal a ninguém, rs.
    Abraços.
    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  6. Oii
    que bom que curtiu a leitura, mais ele infelizmente não chamou minha atenção e eu adoro contos
    mais ao ler o poste não veio aquela vontade de ler, sorte para quem for participar do sorteio.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Giiiiis, linda, obrigada pelo carinho em todo o processo e por ter participado com essa resenha tão incrível. E sua fala sobre o meu conto me deixou muito emocionada <3

    Obrigada de novo <3

    http://www.escritoramarciadantas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha Márcia <3 E seu conto é ótimo :)
      Um beijão

      Excluir
  8. Olá Gih!
    Que legal saber dessa antologia. Eu publicarei mais um conto ano que vem e a antologia é dessa editora também.
    Já escrevi algo com o mesmo conceito: um clichê não-clichê. Claro que usei algo relacionado a animes. haha
    Estou participando do sorteio!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Bem Gih!
    A meu ver não tem como falar de amor se não for clichê, meloso, etc...
    E o que tem demais em ser clichê?
    Como adoro cartas, contos e amor, fiquei bem interessada na leitura do livro e ainda poder conhecer novos autores, melhor ainda.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Não esqueça que Natal não é do Papai Noel tão pouco para ganhar presentes materiais, mas é a data que recebemos o melhor presente para nossa existência, Jesus!” (Rogério Stankewski)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  10. Um livro super fofo, mas como sempre, em todas as épocas, cartas
    de amor costumam ser ridículas e melosas.
    Não existe nenhuma maneira de falar de amor sem parecer ridículo.
    Mas, eu amo muito tudo isso.
    Participando e torcendo para ganhar o livro.
    suquinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, muito obrigada pela dica de leitura!

    ResponderExcluir
  12. Livro em minha lista.
    Fico de fora (sem face). Desejo boa sorte a todos e uma ótima leitura ao ganhador(a).

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. O trabalho da Editora Darda também ficou muito legal. A capa é simples, mas me encanta mesmo assim. As páginas são brancas, mas como a letra tem um bom tamanho e são contos curtos, isso não atrapalha a leitura. Depois de cada conto, há uma mini biografia do autor que escreveu.o livro esta na minha lista dos favoritos
    sol.antuano@ig.com.br

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Nunca ouvi falar desse livro, mas pela resenha achei ele ótimo e encantador (eu achei essa capa linda hihi ), com certeza vai entrar para minha lista de leitura esse ano.
    Ahh se quiser mandar esse ursinho de pelúcia divo pro sorteio aceito tbm hahaha bjss

    jsa.aguida@gmail.com

    ResponderExcluir