sábado, 19 de dezembro de 2015

Vamos falar sobre a transfobia

Oi povo, tudo bem com vocês? Quem acompanha o blog, sabe que ele não é só sobre literatura. Até mesmo quando eu falo sobre livros, eu não falo só sobre livros. Confuso? Nem tanto. 

Eu sinceramente acho, que quando a gente tem um espaço e as pessoas nos dão atenção, a gente precisa usar esse espaço para fazer o bem. E no meu caso, o fazer o bem, é debater assuntos que muitas vezes ficam esquecidos. 

Já falei aqui no blog sobre machismo, feminismo, suicídio, bullying e outros assuntos. Mas percebi que nunca falei sobre a transfobia. E por um motivo bem claro: eu não tenho muito conhecimento sobre o tema. O único contato que tenho com alguém trans é com a minha cabeleireira linda e diva. Mas convenhamos, que isso é muito pouco. 

Percebi que eu sabia pouco sobre o tema. E acredito que a maioria de vocês também. Foi então que encontrei alguns vídeos muito bacanas lá no Canal das Bee que fala sobre a transfobia.

Eu achei os vídeos tão maravilhosos e achei que devia compartilhar com vocês. Não vou falar muito sobre, por que realmente não tenho muito conhecimento. Mas a gente precisa aprender. E depois dessa série de vídeos, com toda a certeza vou procurar me informar mais. Espero que vocês se sintam como eu. 

Separei alguns vídeos para vocês, mas há muito mais.   

                

               
   
                  

                


Assista mais sobre

E é isso pessoal. O que acharam? Espero que tenham gostado. Eu realmente aprendi bastante com esses vídeos. 

Um beijão e até a próxima. 


7 comentários:

  1. Oi, Gih!
    Adorei os vídeos.
    Eu também não tenho muito contato com esse assunto e curti muito saber mais sobre esse assunto tão presente no nosso dia a dia.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  2. Oi Gih!
    Adoro todos os assuntos que você traz aqui pro blog, tanto sobre livros como não-livros.
    Esse assunto da transfobia com certeza merece ser discutido e divulgado, pois há tantas pessoas sofrendo com esse tipo de preconceito.
    Não conhecia esse canal do YouTube, já vou adicionar ele pra acompanhar os vídeos.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá Gih!
    Eu adoro quando você faz posts nesse estilo no blog.
    Sinceramente, eu nunca tive preconceito com gay, lésbica ou trans. Não mesmo! Não sou de julgar as pessoas. Mas, digamos que cerca de uns 6 meses, comecei a me desconstruir de alguns preconceitos enraizados na vida (aqueles do machismo) e passando a entender algumas diferenças que eles tem conosco. E sim, vendo vídeos do Canal das Bee e do Põe na Roda.
    E infelizmente, eu vejo que a minha família carrega todos esses preconceitos e ignorâncias não só acerca da transfobia, mas de muitas outras coisas.
    Tem uma vizinha, lá na rua da minha vó, que um dos netos dela é trans mulher. E eu chego a ficar triste quando ficam comentando da pessoa em questão, zoando. Não é engraçado!
    Ficam: Rodrigo virou Rodriga. Colocou peito e um cabelão loiro. E até arrumou namorado. (Obs: Ainda o chamam de gay, quando está claro que a pessoa é hétero. O enorme vão que existe entre identidade de gênero e orientação sexual.)
    E todo mundo ri e eu faço cara de cu. Vontade de mostrar todos esses vídeos para eles e sentar para ter uma conversinha. Mas brigar com ignorância é foda!
    Enfim, eu vi maioria dos vídeos que colocou ai e são maravilhosos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane. Confesso que eu era bem desentendida do assunto. Para mim, era homem que virou mulher. E era O trans. Hoje, eu já vejo de uma forma diferente. O problema é que a gente cresce vendo as coisas de forma errada, achando que é a forma certa. E daí desconstruir dá um trabalho.... Por isso, eu creio na educação da criançada, de ensinar as coisas enquanto eles são pequenos, estudar gênero na escola, essas coisas.
      Pois é, discutir com ignorante é difícil :( Uma coisa é não saber, não entender. A outra é não aceitar, não querer mudar. Mas a gente deve, devagarinho, ir mudando as coisas. Mudar a nós. O resto, é consequência :)
      Beijão

      Excluir
  4. Gih!
    O tema é bem polêmico e devemos mesmo discutir, porque afinal de contas, estamos no século XXI, as uniões entre o mesmo gênero já foi aprovado civilmente, então por que tanta fobia sobre os transformistas, travestis, gays, etc...?
    Não entra na minha cabeça tanto preconceito.
    Os vídeos estão ótimos!


    “Feliz, feliz Natal, que nos traz de volta as ilusões da infância, recorda ao idoso os prazeres da juventude e transporta o viajante de volta à própria lareira e à tranquilidade do seu lar.” (Charles Dickens)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que pouco sei sobre o assunto, então os vídeos ajudaram bastante.
    Esse tipo de preconceito é tão Época das Trevas... Atualmente, temos tanta tecnologia, tanto conhecimento e tem gente que parece ainda viver lá na caverna, na da pré-história ou na da Platão; ou nas duas, ao mesmo tempo.
    Cada um que faça o que quiser da sua vida e que seja feliz da maneira que desejar. É tão simples: não se meter na vida alheia e não impedir que pessoas tenham seus direitos básicos. Fazendo só isso, o mundo já seria muito melhor para todos.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Eu sigo esse canal, adoro os videos deles sempre levam a pensar sobre os temas selecionados.

    ResponderExcluir