quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A Odisseia de Tibor Lobato: O oitavo vilarejo - Gustavo Rosseb

Quem aí tem medo de Lobisomem? Ou da Mula sem cabeça? Eu passei anos escondendo as minhas unhas para que ela não viesse me pegar.... 

E aí meu povo, tudo bem com vocês??? 

Como foram de carnaval? Eu li bastante, confesso =D E um dos livros que li, não podia ter lido em época melhor. Afinal estamos na quaresma e todos sabem que nesta época, coisas estranhas acontecem... 

Você não sabia? Tibor Lobato também não. Aliás, ele e a irmã nem acreditavam que essas coisas existiam. Mas você não precisa acreditar para que algo seja real.... 

Bem, vamos parar de suspense e vamos logo conhecer esta história. 


Título: A Odisseia de Tibor Lobato: O oitavo vilarejo
Autor: Gustavo Rosseb 
Editora: Jangada
Páginas: 224
SKOOB
Sinopse: Depois de perder os pais num terrível incêndio no acampamento cigano onde moravam e passar dois anos num orfanato, Tibor Lobato e sua irmã Sátir são encontrados pela avó e vão morar no seu sítio. Ali fazem amizade com Rurique, um garoto conhecedor das lendas e histórias de assombração do lugar. 
Durante a quaresma, coisas muito estranhas começam a acontecer na região e seres fantásticos do folclore - como a Mula Sem Cabeça, o Boitatá e a Cuca -, ganham vida e começam a assombrar os habitantes dos Sete Vilarejos. Os três começam a correr perigo quando descobrem segredos que ligam a família dos irmãos a esses seres fantásticos e a um lendário Oitavo Vilarejo. A partir daí inicia-se uma odisseia cheia de magia, que levará os três amigos a reconhecerem e valorizarem virtudes como lealdade, coragem, esperança e amizade.
Compre: AMAZONSARAIVASUBMARINO



Minha Opinião: Eu estava de olho neste livro, desde o seu lançamento, mas só pude comprar por esses dias. Estava tão ansiosa e a leitura é tão gostosa, que li o mesmo em um só dia. E confesso: me arrependo. E agora, o que faço sem esta história? 

A Odisseia de Tibor Lobato é um livro que tem sido comparado a Harry Potter. Há quem diga até que ele é o HP Tupiniquim. O que em minha opinião, é uma coisa que eu não entendo. Além do trio e do garoto órfão, não encontrei mais nada em comum. * Então acho a comparação muito ruim. 

Mas as coisas não precisam ser como o mundo do bruxo para serem boas não é mesmo? Um autor pode fazer diferente e mesmo assim agradar. Foi o que aconteceu com o Gustavo. 

O Oitavo Vilarejo conta a história de Tibor e sua irmã Sátir. Ambos perderam os pais há dois anos e moram em um orfanato. Até o dia em que são resgatados pela avó e passam a morar com ela em um grande sítio. 

É neste local que eles conhecem o Rurique, um menino que ajuda a avó deles no trabalho. Tudo bem que agora eles precisam tirar leite da vaca, buscar os ovos no galinheiro e tudo o mais. Afinal, agora eles tem bolo de cenoura e geleia de todos os gostos. Esta vida no campo é uma maravilha! 

Ou não. 

Eles chegaram no vilarejo perto do início da quaresma. E este é um período complicado. Seres mágicos andam a solta, principalmente a noite. Então ficar em casa é muito importante. 

Mas quem disse que criança obedece ordens? É claro que não. E é assim, que nossos 3 garotos se envolvem em uma verdadeira odisseia. Encontram-se com sereias, saci pererê, Mula sem cabeça, entre outras criaturas. E descobrem, que são descendentes do verdadeiro curupira. É pouco? Leia o livro que tem mais! 



Confesso que encontrei algo bem diferente do que esperava quando iniciei a leitura. Com tantas pessoas citando HP, imaginava algo do tipo. Também imaginei que era uma história um pouco mais "adulta". Estava errada em ambos os casos. A Odisseia de Tibor Lobato é uma história bem infanto juvenil e com muito folclore, bem Sítio do Pica-pau Amarelo. Adorei muito isso, pois é tão difícil encontrar algo do tipo. Geralmente só nos deparamos com vampiros e afins. Então encontrar outros monstros foi muito bacana. Conhecer um curupira real, a Cuca humanizada e terrível, foi bem... inusitado. 

Adorei como os personagens foram criados. Todos bem definidos e que vão crescendo ao longo da trama. Tibor é um menino tão bobinho quando chega ao sítio e ao final, é quase um herói. A avó também é super bacana. Ama os netos, faz aquelas guloseimas de vó, ensina as crianças o valor do trabalho. 

E como já mencionei, a escrita do autor é uma delícia que só. Li rapidinho. Queria descobrir mais sobre este mundo que fez parte da minha infância, mas ficou esquecido. 

A edição do livro, colabora ainda mais para que esta aventura seja uma ótima experiência. A capa é linda e passa bem o espírito do livro. A fonte tem um ótimo tamanho e espaçamento muito bom, o que facilita a leitura. Achei alguns errinhos de digitação, mas coisa pouca. 

Enfim, é um livro que eu indico muito. Para quem quer começar a gostar de ler, para quem já leu muito, para quem já leu pouco, para quem quer viver uma odisseia bem diferente. Espero que vocês tenham a oportunidade de se aventurar por estas páginas. Ainda mais, que estamos na quaresma... e é bom estar preparado. 




Informações extras: 
- Este é o primeiro livro de uma série. Mas não se preocupe, pois o livro tem começo, meio e fim. Até fiquei pensando o que o autor usará no segundo volume... Mas já estou ansiosa, ahhahah 
- Os direitos do livro já foram cedidos a uma produtora que está trabalhando na adaptação da história para o cinema. Espero que ela venha e que seja um sucesso, assim como o livro. 

Assista ao Book Trailer.                                                                                                      
* A única relação que não gostei, foi este carro que parece estar voando, assim como em HP e a Câmara Secreta. Não sei se foi coincidência ou estratégia de marketing. Mas seja como for, não curti. Em A odisseia carro nenhum voa. 




E por hoje é isso pessoal. Já conheciam o livro? Ficaram curiosos? Me contem! Um beijão e até a próxima!!! 

8 comentários:

  1. Bom dia Gih,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, já estava querendo ler mas tinha algumas dúvidas que agora fora sanadas pela sua excelente resenha, já vai pra lista com certeza....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.

      KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.


      KAMI SEKELUARGA MENGUCAPKAN BANYAK TERIMA KASIH ATAS BANTUANNYA MBAH , NOMOR YANG MBAH BERIKAN/ 4D SGP& HK SAYA DAPAT (350) JUTA ALHAMDULILLAH TEMBUS, SELURUH HUTANG2 SAYA SUDAH SAYA LUNAS DAN KAMI BISAH USAHA LAGI. JIKA ANDA INGIN SEPERTI SAYA HUB MBAH_PURO _085_342_734_904_ terima kasih.


      Excluir
  2. Oi, Gih!
    Não conhecia o livro e confesso que ele não faz meu estilo de leitura. Mas que bom qeu você gostou.
    Também li muito nesse carnaval.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Eu adoro tramas com um toque fantástico, então esse livro me interessa demais. Apesar de ter um enredo mais juvenil, o lado do folclore me cativa.
    Certamente vou dar uma chance para a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Olá Gih!
    Tão bom ler algo que valorize o nosso folclore. Ainda lembro de um livro, no caso era no Nyah fanfiction, que li que tinha também a aparição de vários personagens do folclore brasileiro.
    Também lembro do conto que escrevi usando a Iara como protagonista. E aparece o Curupira também... Ele é meu preferido! haha
    Adorei a premissa do livro e fiquei louca para ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro muito interessante, confesso que fiquei curioso para ler. Vou ver se o encontro :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Gih.
    Eu não conhecia esse livro ainda mas já me interessei por ele. Adoro histórias do folclore. E essa capa lembrou muito a série Magistérium, que lembra Harry Potter hehe. Vou deixar a dica anotada.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gih!!!

    Nossa, que legal que os direitos do livro foram comprados! \o/
    A história parece ser muito rica mesmo, um prato cheio de aventuras! Confesso que literatura infantojuvenil não é muito (não mais) a minha praia, mas me arriscaria a ler A Odisseia de Tibor Lobato!

    Esse negócio de comparação é um tiro no escuro, né? Às vezes isso pode até alavancar as vendas de um livro...mas às vezes isso pode ser ruim.

    Acho que meu sobrinho gostaria de ler...estou tentando trazê-lo pro mundo da luz, mas ele só quer saber de Xbox! hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir