domingo, 28 de fevereiro de 2016

Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell

E aí povo lindo, tudo bem com vocês??? Hoje estou aqui para mais uma resenha em parceria com a Editora Arqueiro. E desta vez é de uma releitura de um conto bastante conhecido. Vamos conferir??? 



Título: Enquanto Bela Dormia
Autora: Elizabeth Blackwell
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
SKOOB
Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.




Minha Opinião: Confesso que não sou muito fã desses contos de fadas produzidos pela Disney. Acho que eles mostram meninas indefesas, esperando pelos príncipes e blá,blá. Coisas com as quais eu não me identifico e não concordo. 
Mas se você pesquisar os contos antigos, eles são muito macabros, terríveis, revelam estupradores, maldições, mutilações e afins. 

Mesmo assim, sempre que sai uma nova adaptação eu vou correndo conferir. Quero saber como a história ficou na visão daquele autor ou produtor. E quando a Editora Arqueiro lançou este livro fui correndo ler. E não me arrependi nadinha. 

Enquanto Bela Dormia tem um ar sonhador e ao mesmo tempo macabro. Nele, a história é narrada em primeira pessoa, mas não pela Bela, como poderíamos imaginar. Neste livro, a história é narrada por uma ex criada do palácio, a Elise. 

Elise é uma camponesa pobre e após perder os pais, ela vai trabalhar no castelo. Lá ela acaba ganhando uma promoção e passa a ser a criada pessoal da rainha Lenore. O sonho dela é ser mãe, mas ela e o príncipe ainda não conseguiram. Então Millicent faz uma proposta a rainha. Ela passa a lhe obedecer e em troca, Lenore engravidará. Então a rainha engravida e dá a luz a Bela. 

Mas o rei não acredita nesta história toda e expulsa Millicent do castelo. No dia do batismo, ela volta. E jura que seu sobrinho se arrependerá do que lhe fez. 

Anos se passam e tudo parece bem. Até que uma guerra ameaça o reino, doenças aparecem, aliados são mortos misteriosamente e Bela... bem, vocês terão que ler para saber. 

Enquanto Bela dormia é uma releitura diferente de todas que já conheci. Ela não tem aquele ar de magia boa, mas tem aquele ar de bruxaria macabra, entende? E isso é bem interessante. Temos ainda a parte real da história: as guerras, as convenções sociais da realeza e criadagem, os abusos,... 

Como a história não é narrada pela Bela, nós não temos apenas aquela sua visão limitada de princesa. Nós temos a visão dos criados, temos mais romances, histórias que se aproximam mais da nossa realidade. 

A escrita da autora é super gostosa e o livro flui rapidamente. Embora eu tenha demorado um pouco nas primeiras páginas :P 


Apenas dois pontos que me incomodaram. O primeiro é extremamente pessoal e na verdade não tem nada a ver com o livro em si, mas sim com a época em que a história acontece. Lembrando, eu entendo as questões históricas, mas isso não significa que não me sinta incomodada. Esse amor dos criados pelos seus reis é uma coisa que me irrita. Essa coisa de botar o interesse do empregador acima do empregado é uma coisa que existe até hoje na verdade e definitivamente não tem nada a ver comigo. As convenções sociais então, nem se fala. Mulheres não podiam falar, mulheres eram abusadas, deviam casar virgem. E se um casal não consegue ter filhos, de quem é a culpa? da mulher, é lógico. Mas como eu disse, isso não foi um erro da autora. Só estou comentando. 

E o outro ponto negativo é que Elise está contando a história para sua sobrinha de 14 anos. Só que ela não poupa palavras. Ela descreve cenas mais quentes com a maior naturalidade do mundo. Sou quadrada tá? Ok, esse também é um ponto bem pessoal. Só sei que quando minha sobrinha tiver 14 anos, vou contar só histórias de beijo e olha lá hahhahahha*

O final não foi inesperado para mim, mas ainda assim foi bem bacana e fugiu um pouco do lugar comum :) 

A edição também está bem bacana. A capa é linda demais e a diagramação está bem bacana. 

E eu termino dizendo que indico o livro. Não apenas para quem gosta de releituras. Mas para todos aqueles que curtem essas histórias mais medievais, que se passam em uma realidade bem diferente da nossa. 

Então por hoje é isso pessoal. Vocês já conheciam o livro? Já leram? Ficaram curiosos? Me contem! 



Um beijão e até a próxima!!! 

*Antes que alguém diga "mas é importante dar informações" eu concordo. Mas Elise não estava falando para ela se proteger, ou algo do tipo. Com aquelas descrições, ela estava literalmente incentivando a menina a praticá-las :P 

10 comentários:

  1. Oi Gih, tudo bem?
    Curti a resenha e a honestidade! Quando não concordamos com algo, mesmo que a gente entenda (em função do período histórico), é difícil não se incomodar mesmo.
    Adoro essas releituras dos contos de fada, então super leria esse livro. =)
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gih!
    Eu já conhecia o livro, mas tinha uma ideia completamente diferente dele. Essa é a segunda resenha que leio dele hoje que me iluminou. Ainda assim, eu ainda leria esse livro.
    Gosto muito dessas releituras de contos de fadas e hoje em dia, nessas releituras, as mulheres estão tendo um espaço melhor.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  3. Olá Gi, Amei o post
    lindo seu Blog ja estou te (seguindo)

    Um ótimo domigo
    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. com uma trama tão linda, todos merecem a oportunidade de conhecer. Gosto dos recontos e esse livro me deixou bem balançada e quero solicitá-lo me breve!


    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Gih!
    Adoro releituras dos contos que já conhecemos, ainda mais quando tem um toque sombrio. Gostei deste livro, quero ler também. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Sorteio A Rainha Vermelha

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Ainda não tinha ouvido falar em "Enquanto Bela Dormia", pois , assim como você, não sou muito simpatizante desses contos de fadas, mas como é uma releitura eu leria com toda a certeza!
    A capa é linda e fiquei com muita vontade de adquirir e ler o livro.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sobre contos de fadas: já me estressei muito e adoro ler pq só reforça aquilo que eu acredito e devo lutar. As mulheres têm um passado terrível de submissão e é contra isos que devemos lutar.
    Sobre o livro: QUERO muuitoooooooo!
    Luci
    Ponto de exclamação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luci. Pois é. Por isso acabo me irritando as vezes. Então gosto de ver essas mocinhas ficando mais fortes em releituras :)
      Beijooos

      Excluir
  8. Olá Gih!
    Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas adorei sua resenha sobre ele.
    A proposta da autora de narrar como alguém que não fosse a princesa foi ótima! Só fiquei meio cabreira com ela contando os "hot" para a sobrinha. Vai incitar ainda mais a garota. Tenho que concordar!
    Fiquei curiosa para ler o livro.
    Beijos! :3

    ResponderExcluir
  9. Oii, Gih! Quanto tempo!

    Bom, eu não conhecia o livro, não tenho certeza se conheço a autora, kkk. Mas achei bem legal a sua resenha. Também não sou muito fã dos contos da Disney (embora eles estejam melhorando nesse quesito), mas sempre dou uma conferida em novas versões que aparecem.

    Abraços,

    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir