sexta-feira, 27 de maio de 2016

Assim se pariu o Brasil - Pedro Almeida Vieira

E aí povo, tudo bem com vocês? 

Hoje estou aqui para mais uma resenha em parceria com a Editora Sextante. Vamos conferir? 

Título: Assim se pariu o Brasil 
Autor: Pedro Almeida Vieira 
Editora: Sextante 
Páginas: 320
SKOOB
Sinopse: Há mais de 500 anos houve um pequeno povo, oriundo de um minúsculo pedaço da Europa, que descobriu, diz-se por engano, um pedaço da costa sul-americana. E depois mandou para lá mais naus. E mais gentes. Por lá atacou índios e foi atacado por eles, aliou-se a nativos, procriou com índias, trouxe negros da África, procriou com negras, mandou jesuítas pregarem terra adentro, meteu-se em cultivos e garimpos, perambulou pelo sertão, navegou por rios parecidos com o mar. Ainda lidou com a cobiça de outros países europeus sedentos em filar seu quinhão. Tudo isso só poderia resultar em sangue e crueldade, mas bem misturado com coragem e sagacidade. 
Neste livro, Pedro Almeida Vieira mostra como um “rato” (Portugal) pariu uma “montanha” (Brasil). Com ilustrações de Enio Squff, a obra relata 25 dos mais fundamentais episódios da História colonial. Conhecer isto, por meio da pena de um português, talvez ajude a compreender por que o Brasil nasceu quase sem dramas (ao contrário dos outros países sul-americanos), e depois cresceu assim, como se sabe. A “culpa”, sempre se pode dizer, foi do português, claro. E o autor, português, até concordará.

Minha opinião: Eu sou apaixonada por história, mas confesso que a história do Brasil nunca havia me atraído. Isso até ser lançada a coleção "História Politicamente Incorreta". Aliás, o livro que conta a história politicamente incorreta do Brasil eu pretendo ler ainda esse ano. Então quando a Sextante lançou este livro, claro que eu já fui solicitando para leitura. Pelo título, imaginei que seria alguma sátira ou algo do tipo. Não foi exatamente o que eu encontrei... 

Assim se pariu o Brasil é contada de uma forma bem didática na verdade. Apesar da linguagem simples e de algumas piadinhas no meio da narrativa, a leitura não é fácil. São muitos dados, muitas datas, nomes e acontecimentos. Pedro pesquisou muito para escrever esse livro. Ao final da obra, encontramos as referências bibliográficas. E elas são muitas. 

Outro problema que eu tive durante a leitura, é que a narrativa não é linear. Nós temos muitos saltos no tempo e logo após, voltamos alguns anos e tudo isso pode ser bem confuso se não prestarmos muita atenção.

Mas apesar de uma certa dificuldade na leitura, eu achei a experiência muito válida. Foi muito enriquecedor ir mais a fundo na história do nosso país. Mas confesso que não acredito em tudo o que está escrito no livro. Apesar de amar história, sei o quanto as coisas podem ser distorcidas/modificadas/omitidas. Não importa o que digam os relatos oficiais. O papel aceita tudo. A memória de quem escreveu também. Estou correta? Talvez sim, talvez não. Mas história não é uma coisa exata para a gente ter certeza absoluta. 



Isso é uma crítica? Não! De jeito algum. Só estou falando que não acho correto a gente acreditar em tudo o que nos contam. É preciso investigar. Na verdade, o próprio autor aborda isso quando ele fala sobre pessoas que hoje nós julgamos como heróis. Mas que talvez, a história não tenha sido bem assim. Talvez, essa pessoa esteja se revirando no túmulo por ser considerada uma figura heroica em nosso Brasil. 

Ao final do livro, Pedro fala que o Brasil passou por muitos outros momentos históricos, mas depois da Independência não cabe a ele comentar. Afinal, uma coisa era falar da terra que "pertencia?" a Portugal (o autor é português) outra coisa era meter o bedelho no país livre. 

Confesso que gostei desta atitude e acho que o autor estava correto. Mas confesso, que particularmente, não me senti muito confortável lendo a opinião - história também é opinião - de um português sobre o MEU Brasil. Minha genética indígena não me permite aceitar muito bem algumas coisas. 



Mas claro pessoal, isso é muito pessoal. Como já mencionei, acho que a leitura é super válida. Realmente vale a pena. E no mínimo, vai instigar você a pesquisar mais. E você vai ficar com uma pulguinha atrás da orelha. Será que a história que te contaram na escola era mesmo verdadeira? 

A edição do livro também é super bacana. A capa é muito chamativa, as páginas são amareladas, há ilustrações nas páginas e os títulos dos capítulos são bem interessantes. Só não curti o tamanho da fonte. Achei a letra muito pequena. 

E então é isso pessoal. Sei que o livro não chama a atenção de todo leitor, mas como eu disse, acho a leitura bastante proveitosa para quem deseja conhecer e buscar mais sobre a história do nosso país tão amado - e às vezes tão odiado. 


Vocês já conheciam? Gostam de história? Me contem! 

Se você gostou da postagem, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 

8 comentários:

  1. Meu namorado é super curioso para ler esse livro, e confesso que eu também.Mesmo que não seja uma história booooa, é importante conhecer o país que vivemos né? Muito importante :)
    Gostei da resenha,rs.


    beeijão ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não costumo ler esse tipo de livro, mas concordo a respeito de sua importância, é enriquecedor. É um livro que poderiam até incluir nas escolas, quem sabe. Adorei a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, seria legal Carol. Mas acho difícil, já que a nossa educação é meio que feita para bitolar os alunos e apenas mostrar uma realidade pequena. E o livro abre muitas possibilidades... mas seria interessante.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Gih, tudo bem?
    Muito bacana existir um livro que conte nossa história de modo mais didático.
    Eu sempre curti História, mas não muito a do Brasil. Talvez com uma leitura dessas fosse mais interessante aprender. =)
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Olá Gih!
    Eu sou apaixonada por história e esse livro com certeza seria uma boa pedida para mim.
    E história é assim mesmo, os caras pesquisam anos para confirmar as informações e afirmar ou não o que fora contado ente as gerações.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nunca li esse livro, mas deve ser super interessante, engraçado entre aspas e ao mesmo tempo de se pensar em todos os atos para o que somos hoje. Gostei de saber que tem ilustrações também :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, ainda não conhecia o livro, mais a sua resenha me chamou bastante atenção, gosto bastante dos livros da editora.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gih.
    Eu adoro história, como você bem sabe. Então, obviamente, sua resenha me deixou muito curioso.
    A escrita mais didática e acadêmica não me incomoda, até porque leio textos assim todos os dias. Antigamente eu detestava, agora eu acostumei e até gosto assim. rs
    A premissa de desconstruir algumas histórias oficiais também me chama bastante a atenção. Gosto muito dos livros que trabalham dessa forma.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir