quarta-feira, 11 de maio de 2016

Fale mal de um autor

Oi povo, tudo bem? 

Hoje eu vim falar sobre um assunto delicado, complicado, tabu... 

Você provavelmente vai sair daqui me amando... ou me odiando. 

Sei que vou ganhar leitores e perder outros tantos... 

Mas meus leitores sabem que eu prezo por várias coisas e uma delas é a sinceridade. E por isso, eu preciso desabafar com vocês... 


Uma coisa que sempre me incomoda é quando um autor reclama que fulano está falando mal dele ou do livro. Pior ainda se o fulano também for escritor. 

Bem, vamos ao que eu penso. 

Ninguém deveria precisar falar mal de ninguém. 
Acontece que a gente fala. Eu falo, tu falas, ele fala... me ajudem aí a conjugar esse verbo galera. 

E vamos ser sinceros, tem gente que a gente precisa falar mal mesmo. Vocês acham que eu vou falar bem de autor machista? Racista? Claro que não. E antes que você diga "então fique quieta", eu digo: Não fico, não fico, não fico. Não vou me calar diante de uma coisa que eu acho absurda. Sim, às vezes eu erro. Às vezes também tiro conclusões precipitadas. E confesso, me condeno por isso. Mas às vezes, você já levou tanta pedrada, que se acostuma a se defender de um abraço. 

Mas eu prefiro me precipitar e depois dizer que eu errei do que defender alguém ou ficar de boca calada e depois ver que a pessoa está fazendo coisas absurdas. E sim, pregar ideias machistas, homofóbicas, racistas, gordofóbicas... é absurdo sim. Mais absurdo ainda se a pessoa é pública. 

Acontece que parece que autor é tipo um deus, você não pode falar mal. O que definitivamente eu não entendo. A gente fala mal de pedreiro, de advogado, de político, de cozinheira, de empresário... só não pode falar mal de escritor. Escritor é diferente agora? Porque é artista? A gente fala mal de músico, fala mal de estilos, fala mal de danças... só não pode falar mal de escritos. Cadê a lógica produção? 

Eu até entendo aquele discurso de "mas a gente precisa incentivar a leitura, não falar mal", mas não concordo totalmente. A gente precisa incentivar a leitura, com certeza. Faço isso todos os dias. Mas isso não significa que a gente não pode falar mal de determinado livro/autor. Pode sim e deve. E sabem porque? Porque colocar os autores e os livros em um pedestal só faz mal para a literatura. Pode até fazer bem para o ego dos autores, mas para o incentivo dos leitores, faz um mal danado. 

 E sabem porque? Porque é bem horrível você ler um livro, odiar e ir pesquisar sobre e perceber que só você achou aquilo. Ok, para você pode não ser horrível, para mim também não é mais. Mas isso porque nós temos uma carga muito grande e sabemos que gosto é gosto e fim de papo. Mas já pensou se uma pessoa que não tem o hábito de ler, pega um livro muito bem falado, lê e odeia? A sensação que ele tem é que ele não entendeu a história. Que o problema é ele. Quando não é. O problema é que quem achou ruim, não se manifestou. E o jovem leitor se sente perdido. E a gente sabe o quanto é importante, principalmente para os jovens, a identificação. E essa falta, pode até fazer com que o leitor não leia mais, não se arrisque. 

A literatura tem que ser de todo mundo, tem que ser democrática. O povo precisa entender que ele é dono dessa arte. Que ele pode se apropriar. Que a literatura não é só da Elite, que ela é da favela também. Só assim, a gente consegue aproximar quem está longe da arte. Quando a gente endeusa demais uma coisa, um autor, um livro, uma história, a gente afasta a comunidade. 

Como eu disse, acho que deve sim falar. Falar bem e falar mal. A gente precisa parar de achar que livro é um objeto sagrado. Que o autor é um deus. Quero dizer, ache o que você quiser, mas não imponha a sua "religião" para os outros. 

E tudo isso eu não estou falando por mal galera. Estou falando de verdade, de coração, correndo o risco de ser mal interpretada. 

Estou falando como uma autora, que já sofreu duras críticas, mas que aprendeu muito com isso. Mas falo principalmente como leitora. Leitora que se sentiu oprimida, porque todo mundo amou um livro que ela odiou. Ainda bem que eu não me abalei muito por isso. E é por isso, que se eu achar que devo falar mal, eu falo sim. Falo do livro, falo do autor e falo até da mãe dele se eu conhecer. 

E peço que vocês façam o mesmo. E se for muito difícil começar, exercitem comigo. Me xinguem se acharem que eu preciso ser xingada, corrijam se achar necessário e claro, elogiem se assim acharem justo :) 

E por favor, parem de falar que o autor fala mal por inveja. Na maioria das vezes isso nem é verdade, e muitas vezes nem faz sentido. Às vezes quem está falando mal é muito mais famoso/conhecido/vendido do que o outro. Vai ter inveja do quê meus deuses? 

Mas claro né galera, não sejam p... Se é para falar bem ou mal que seja com argumentos sólidos. 

"Prefiro receber críticas bem argumentados, do que elogios vazios. " Gislaine Oliveira

E é isso meu povo. Ainda tenho leitores? 

Se você concorda comigo, compartilhe com os amigos. 

E se você não concorda, tudo bem. Fale mal de mim se achar necessário. 

Um  beijão e até a próxima! 

21 comentários:

  1. Eu concordo que uma crítica com argumento vale muito mais.....não gostei por isso, isso e isso...não curto sua escrita porque...eu penso que a crítica não pode ser só positiva pois ninguém é unanimidade, certo?
    Mas o que me irrita realmente é esse povo que só falta endeusar o autor (como tem muito autor nacional se achando por causa disso)...o nome disso é puxa saco....
    As vezes a pessoa escreveu um livro foda, a expectativa para o próximo é grande, daí fuén fúém......ninguém quer falar mal....mas isso depende muito do nível de maturidade da pessoa....Eu sempre dou minha opinião sincera e é aquilo....o que funciona para mim pode não funcionar para outro leitor
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Re. Pois é, esse endeusamento é complicado. Todo mundo pode falhar. Autor também. Faz parte. É maravilhoso ter um leitor que ama você, mas autor precisa entender que um dia pode encontrar quem não ame :)
      E crítica faz bem também. Eu vejo isso como dados para melhorar em um próximo livro :)
      Um beijão e obrigada pelo comentário =D

      Excluir
  2. Oi, Gi, muito bom você tocar no assunto. Acho que as críticas construtivas ou quando se diz claramente o que não gostou em determinada obra são super válidas e é preciso que o escritor saiba aceitá-las. No momento estou numa situação bem complicada (como tô sempre aqui comentando, vou te contar o que é): não sei se resenho ou não o livro (que eu goste) de uma autora que é machista, pq resenhando eu estaria de certa forma divulgando ela (mas por outro lado, talvez ela só precise desconstruir mais um pouco), o que você acha que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria. Então... ultimamente criei um critério próprio, não leio mais livros de autores que pregam esse tipo de coisa :(
      Mas as vezes a gente não sabe disso antes de ler o livro né? Ou a gente tem vontade mesmo de conhecer, pois certas premissas são maravilhosas hehhe e as vezes o livro é bom e a gente quer comentar :)
      Se o livro tem esses conceitos machistas, acho fundamental comentar. Também é nosso papel não é?
      Mas se o problema é só a autora... Acho que é importante ajudar na desconstrução ;)
      Eu, faria algo assim na resenha: "Mesmo não curtindo alguns ideais da autora - acho que há coisas a serem desconstruídas - tive muita vontade de ler o livro e curti ... "
      As vezes, o autor nem se dá conta do que está errando. Afinal esses conceitos estão tão enraizados que é muito difícil nos afastarmos deles ;)
      Mas alguém precisa apontar onde está o erro =D E esse alguém pode ser você <3
      Eu mesma, já pequei muitas vezes por causa disso. Mas desconstruí. Ou melhor, estou desconstruindo ainda. Sempre!
      Um beijão

      Excluir
  3. Olá, Gih.
    Tem gente que fala mal por falar, aí é cretinice. Agora, com todos os argumentos organizados, tem mesmo é que falar mal. haha Esse negócio de passar a mão na cabeça de autor só porque temos que "incentivar" a literatura não existe. Há bons autores e péssimos autores. Devemos elogiar os primeiros e apontar os demais. A vida é assim.
    Quem não está preparado para críticas que não exponha seu trabalho ao público.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Gih!
    Acredito que o termo na verdade não é falar mal...
    Todos temos direito a opinião e falar que não gostou de um livro, não é falar mal, é exprimir sua opinião.
    E acredito que os escritores devem estar preparados para todo tipo de crítica, desde que fundamentadas e sem agressão, apenas para enriquecimento do autor.
    É minha “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    Compartilhar
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    opinião...

    ResponderExcluir
  5. Sinceridade é tudo, Gi. Mas o problema, por aí, são as vaidades... Não dá para casar uma com a outra. E aí se perde a arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baita Bessi aqui no PE =D
      Adorei seu comentário e é bem isso que acontece, infelizmente :(
      beijos

      Excluir
  6. Olá Gih!
    Concordo em gênero, número e grau. haha Eu simplesmente adoro essas reflexões e tapas na cara que dá nesse tipo de post.
    Para mim, a sinceridade tem que estar acima de tudo. Se achou ruim, fale que assim ruim. Se acho bom, fale isso. E se for criticar, tenha argumentos como base de tudo o que disser.
    E o pior que quando nossa opinião sobre qualquer coisa diverge das outras, a gente fica pensando que tem algo errado conosco. Eu passo por isso algumas vezes.
    Uma sugestão: Grava um vídeo sobre esse mesmo tema.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Gis, adorei o debate! Acho que as pessoas têm de entender que não é porque é literatura nacional que não precisamos ser exigentes. Pelo contrário! Temos que ser m u i t o, para que ela se torne ótima e de qualidade! E isso só vai acontecer se os leitores souberem criticar. Mas, assim, criticar. Não concordo com isso que você disse de "falar mal". Acho que a denotação é completamente diferente.
    Acho ótimo que haja sinceridade, afinal, se você tem um blog só pra agradar autor, sei lá, né. Poderia investir o tempo fazendo outra coisa. Eu tento amenizar, às vezes, as críticas com jeitinho, mas nunca deixo de falar a verdade. Sei que tem autor que fica brabo - já passei por isso, uma autora disse que eu tinha sido "muito cruel" -, mas é necessário. Ninguém melhora seu trabalho sem críticas.
    Adorei o post :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina. Fico feliz que tenha gostado do tema levantado :)
      Críticas são essenciais para a melhora do nosso trabalho =D
      E na verdade só usei a expressão pois é o que as pessoas usam. Você faz uma crítica, uma resenha negativa, um comentário e a pessoa diz que você "está falando mal dela, do trabalho dela" . Tudo bem, se dar minha opinião é falar mal, então falarei mal ;)

      Excluir
  8. Também acho que devemos criticar, sim. Assim como elogiar os autores que admiramos. Tudo depende do critério pelo qual a gente julga o cara, né? Tenho até medo de publicar livro pela reação dos leitores. É uma via de mão única, ou amam ou odeiam, e eu sou o tipo que entra em depressão se não gostam do que escrevo, então melhor deixar quieto hahahaha mas super concordo com o que você disse, os autores nunca cresceriam no mundo literário se não fosse o nosso apoio e, principalmente, nossas críticas. Nenhuma escrita é perfeita, sempre há algo pra ser trabalhado, é válido até pra ver a qualidade do que eles são capazes de produzir com esse empurrãozinho. É algo construtivo, prefiro mil vezes a sinceridade do que babar ovo e por dentro ter desprezado a história toda.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol. Pois é, críticas são importantes sim. Não fosse por elas, os autores não cresceriam. Eu penso assim :)
      Ah, e se você ainda não se sente confiante, ou tem receio das críticas, deixe a ideia amadurecer mais antes de publicar :) Quando a gente publica, precisa ser com confiança. Vai ter críticas sim e elogios também. Vamos comemorar os elogios e aprender com os erros.

      Excluir
  9. Oi, Gi!
    Adorei seu texto e sua frase. Realmente é uma pena, sabe? Vejo que existe muita "proteção" principalmente quando se trata de autores parceiros. O pessoal tem medo de falar o que realmente pensa e acabar perdendo a parceria, ser mal interpretado ou sei lá.
    De fato, não dá para concordar com autores machistas, racistas, gordofóbicos etc. e isso de querer endeusar porque tais obras foram boas também é um grande erro. Devemos saber avaliar o que é bom e o que é ruim. É como na música: não é porque uma banda é sua favorita que você vai gostar de TODAS as músicas dela. E não há nada de mal nisso.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  10. Oi Gih! Não resisto sem deixar minha opinião também hehe. Acho muito válido essa questão. Realmente é muito injusto você fazer uma resenha positiva de um livro que não gostou ou tem aspectos racistas/ preconceituosos. Mas eu não diria que o certo é 'falar mal', mas sim fazer críticas 'positivas', mesmo porque talvez o próprio autor não tenha consciência da falta que cometeu. E sinceramente, autores que não sabem receber críticas, são muito imaturos. Já que são elas que fazem crescer.
    Porém, uma coisa é criticar O LIVRO, a HISTÓRIA, a OBRA. Outra, é criticar o autor. Digo por experiência própria. Tenho uma admiração muito grande por uma autora nacional que eu amo OS LIVROS dela. Não gosto de várias opiniões dela, não concordo com muita coisa, MAS tenho todos os livros dela e gosto pra caramba. Então o que eu fiz? Curti a página dela e parei de seguir seu perfil pessoal, assim, só fico por dentro sobre assuntos ligados aos livros. O que ela faz ou deixa de fazer, não é problema meu, portanto, não direi mal dela, nem da mãe dela Hahahha.
    É um assunto muito bom, principalmente para quem é blogueiro. Muitas vezes uma opinião de vocês pode alimentar a vontade de ler um livro, ou acabar com ela. Fazer críticas positivas SIM, falar mal, JAMAIS!!
    (obs: a autora mencionada não é vc, ok? :P )
    Obrigada e desculpe qualquer coisa. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Va, tudo bem?
      Hahhaha que bom que deu vontade de comentar :) A intenção é essa mesma, alimentar as discussões saudáveis :)
      Como eu disse pra Nina, na verdade só usei o termo "falar mal" porque é o que muitos autores dizem. Tipo assim, você faz uma crítica - eu eu já pesei a mão algumas vezes, hoje sempre procuro buscar soluções que possam ajudar o autor e que ele perceba o que está errado e o que ele pode mudar - mas esses autores dizem que você está falando mal. Quando não é exatamente assim, é só uma opinião.
      E sobre o autor em si é mais complicado. Ultimamente eu deixo de seguir, mas não consigo divulgar e nem ler certos autores. Há coisas com as quais não consigo compactuar :(
      Não me sinto a vontade comprando um livro de um autor machista ou algo do tipo. Li um livro recentemente, chamado Pseudônimo Mr. Queen em que isso é abordado. Onde as pessoas apenas enxergam os talentos dos artistas, mas não analisam a sua vida. Tipo, se o artista é bandido, então tudo ok. E isso acontece na vida real. Quantos artistas estupradores existem por aí? Mas a gente acaba relevando porque o trabalho dele é bom e tal... é uma questão complicada. Mas ultimamente ando dando preferência para autores mais humanizados <3
      Não estou acusando os autores nem nada, é só um comentário.
      Mas claro, estou falando de coisas graves.
      Acho errado se alguém me julgar apenas porque eu não cozinho, por exemplo. Ou se tivesse me separado. Ou se sei lá, algo pessoal.
      Neste caso, falo de pessoas que ferem os direitos dos outros.
      Ah e sei que nós duas temos ideias bem diferentes. Mas isso é natural :) Contanto que não ferimos os direitos uma da outra, toda troca de conhecimento/ideia/conceitos é válida :)
      E imagina, não tem porque pedir desculpas. O blog está aí para isso, para podermos debater de forma saudável =D
      Um beijão

      Excluir
  11. Oi Gih!
    PALMAS para o seu post!
    Sabe por que eu só faço parcerias com editoras, e não com autores? Porque já vi autor indo no blog da pessoa que fez uma resenha negativa e enchendo de comentário contra o blogueiro! Gente, se eu tenho parceria não quer dizer que sou obrigada a falar bem do livro!!!
    Lógico que tem muita gente sem noção na internet que fala mal por estar protegido pelo anonimato... Isso eu acho horrível. Gente que comenta só pra agredir o outro, sabe? Infelizmente por publicarmos algo a gente acaba se expondo a esse tipo de pessoa (felizmente ainda não aconteceu comigo, mas já vi vários blogueiros e autores que ficaram muito chateados com essa situação).
    É como você falou, se é pra falar, que seja com argumentos.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora. Pois é, não faço mais parcerias com autores por causa disso :(
      E tem muita gente bacana, muito autor que vai entender de boas, mas esses acabam perdendo por causa de algumas pessoas infantis :P
      Nunca tive muitos problemas com isso em postagens do blog, mas já recebi e-mail me ameaçando . Dá pra acreditar nisso? Pois é!
      beijos

      Excluir
  12. Adorei a postagem, Gih, muito pertinente. Eu lembro que há alguns anos o Skoob tinha o "gostei" e o "não gostei" para avaliar resenhas, hoje em dia é só o "gostei".
    Eu lembro que tava todo mundo falando do livro Belo Desastre e acabei entrando na página do livro para ler algumas resenhas. Só tinha gente falando MARAVILHAS sobre o livro...aí eu pensei "deve ser ótimo mesmo"! Resultado? Odiei o livro com toda minha alma! Hahahahah
    Eu nem tinha o blog na época e fiz uma resenha negativa por lá mesmo, apontando todos os pontos negativos pra mim... acho que aquela resenha foi a resenha com mais "não gostei" que o Skoob já teve! Hahahahhaha
    Aí depois de um tempinho as pessoas vieram comentar na resenha coisas como "poxa, pensei que só eu não tinha gostado", "achei a mesma coisa que você", etc.
    A coisa mais complicada em fazer uma crítica negativa é aceitação. Na verdade a falta dela. Pois tudo o que a gente crítica é tomado como inveja! Autores não podem criticar autores? Blogueiros não podem criticar autores? Sabe uma coisa que eu acho muito feia e que eu já vi por aí? Blogueiros falando MARAVILHAS de livros que leram de parceiros sendo que o livro em questão era bem ruim. Tipo, bem ruim mesmo! E não é uma questão de gosto, é fato. Aí eles vão lá e elogiam... por quê? Medo de perder a parceria? Medo do que o autor vai falar? E a credibilidade, onde fica? E a sinceridade?
    A gente tem mais é que falar mesmo. Assino em baixo e ainda rubrico! Hahahahaha


    Beijoca
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  13. Ooi! Desculpa a demora para comentar. Mas enfim, é muito bom ver uma autora fazendo um post deste tipo porque acho que da para quem é apenas blogueira e não se aventura nesse arte a compreender que o problema não está somente conosco e principalmente que nem todos os autores pensam como aqueles que acham ruim e faz textão. haha
    Ficou ótimo o texto e espero que muitos autores leiam e percebam que as coisas não são como eles querem.
    Beijos
    Estilhaçando Livros
    Tem sorteio no Cantar em Verso valendo box dos Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir