domingo, 29 de maio de 2016

Para os meus pais : A história de Clara e Amanda - Mar Paschoal

E aí povo, tudo certo por aí? 

Hoje eu estou aqui para fazer a resenha de um livro que mexeu muito comigo. E espero que mexa com vocês também. Vamos conhecer? 

Título: Para os meus pais : A história de Clara e Amanda
Autora: Mar Paschoal
Páginas: 75
Compre na Amazon
Sinopse: Existem milhares de pessoas que sofrem com seus próprios problemas. E milhares que sofrem com o sofrimento dos outros. Clara é uma dessas.
Sua melhor amiga, Amanda, tem um segredo devastador. Clara sabe o que Amanda tenta esconder. Mas jurou à amiga que não falaria a ninguém. Clara se vê em um impasse: conta para todos, trai a amiga e a salva? Ou omite, finge que não sabe de nada, é fiel e deixa o universo decidir o que acontece no futuro?
Em "Para os meus Pais" a protagonista não é a vítima. É a amiga dela e sua impotência. 


Minha opinião: Para os meus pais é um livro narrado em primeira pessoa pela Clara. Acompanhamos a vida de Clara desde que ela é uma menina. Seus pais, sempre muito ocupados, a deixam morando com a avó. 

Então Clara conhece Amanda. Amanda é uma menina da sua idade, mas ela parece diferente... Não parece ter um sorriso muito sincero, parece meio desligada, misteriosa... 

Os instintos de Clara, dizem que ela deveria ficar longe da menina, mas ela não consegue. A amizade das duas vai ficando cada vez mais forte, até que ela descobre algo terrível. 

E agora, o que fazer com essa descoberta? Contar para algum adulto? Manter segredo? Como Clara e Amanda irão crescer aguentando todo esse peso? 

Mar Paschoal utilizou uma narrativa diferente para apresentar um problema da nossa sociedade. Neste livro, nós não acompanhamos a vítima. Nós acompanhamos a melhor amiga dela. 

Clara e sua impotência. Ela queria tanto mudar as coisas, mas ela é apenas uma garota, o que ela pode fazer? 

A medida que o tempo passa, Clara vai piorando. Ela fica depressiva, não quer mais sair de casa, se esconde com várias camadas de roupas, fica doente, não consegue comer. Com o passar do tempo, ela deixa de viver. 

É muito triste ver tudo isso acontecendo. E é muito fácil ter empatia por essa garota. Ela podia não ser a vítima, mas ela sofria igualmente. Sofria porque se sentia incapaz, sofria porque não havia nada que ela pudesse fazer - e ela tentou. 

A autora abordou um assunto muito delicado de uma forma totalmente nova (desconheço um livro que seja desta forma, mas não conheço todos os livros do mundo). 

Através dessas poucas páginas, nós sofremos, nós choramos, nós nos damos conta de como as coisas estão erradas. O livro aborda sobre a problemática de fazer os adultos acreditarem nas crianças. Quem é que iria acreditar nas meninas quando um pai de família está afirmando outra coisa? Não gente, infelizmente os pais raramente acreditam nos filhos. Sei disso, passei por isso. NENHUM adulto acreditou em mim. Os adultos (em sua maioria) acham que estão sempre corretos. Os pais adoram encher a boca para dizer "mas se é com a minha filha", só que quando é com a filha deles eles não acreditam. Eles preferem acreditar que as crianças estão exagerando. É mais fácil. Só que nem sempre o mais fácil é o certo. 

Não é fácil ler estas 75 páginas.Não é mesmo. É angustiante, é sofrido, dói, machuca, a gente quer se revoltar contra o mundo. Mas é importante lermos esse tipo de coisa pessoal. Acho que o livro é uma grande ajuda para quem está passando por isso, mas principalmente, os pais, professores e responsáveis precisam ler histórias como essas. 

A gente precisa parar de fechar os olhos gente. Às vezes a verdade está na nossa cara e a gente não quer ver. Mas as nossas crianças precisam da gente. 

Então fica o apelo aqui. Prestem atenção nos nossos pequenos. Escutem tudo o que eles tem a dizer. Acreditem neles. Não importa que eles estejam acusando seu melhor amigo. Vocês podem estar matando seus filhos. Deixando que outros matem seus pequenos. 

Não é preciso dizer que indico o livro a todos não é? 
Infelizmente, a revisão dele está péssima, o que as vezes, atrapalha muito a leitura. Mas do fundo do meu coração, acho que a denúncia presente nestas páginas é mais importante do que uma boa revisão* . 

E é isso pessoal. Quem aqui já vai ler? Quem aqui a partir de hoje, vai dar atenção aos nossos meninos e meninas? 

Se você acha importa falar sobre isso, compartilhe essa postagem com os seus amigos. 

Um beijão e até a próxima! 

*É claro que a revisão é muito importante. Mas às vezes, a gente precisa é conhecer o conteúdo. Problemas de revisão, um bom revisor corrige. Livros vazios e sem conteúdo, revisor nenhum consegue corrigir. 

7 comentários:

  1. Oi, Gi!
    75 páginas??? Eu pensei que era mais.
    Anotei pra ler porque fiquei curiosa sobre o aconteceu.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Ooi! Achei interessante a premissa do livro. Fiquei curiosa.
    Acho que sofreria com a quantdade de paginas querendo mais, mas acontece...
    Beijos
    Estilhaçando Livros
    Tem sorteio no Cantar em Verso valendo box dos Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gih!
    Livros assim são mais que necessários existirem. Mesmo que o tema seja pesado. O choque é o que nos faz prestar mais atenção e ver a mensagem.
    Fiquei interessada em ler o livro, porque quero saber mais como é passar por isso. E eu trabalho com crianças, mesmo que só na parte religiosa, acho necessário.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gih.
    A premissa do livro parece ser boa e coberta de críticas, o que me agrada demais. Sem dúvidas, uma obra que eu gostaria de dar uma chance. Mesmo que a revisão não seja das melhores, parece merecer uma chance.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Gih, que resenha incrível! Cliquei até no link da Amazon e vi que custa um pouquinho mais que quatro reais! Vou querer ler sim, com certeza. Vou adicionar no Skoob para não esquecer.
    E você deu um conselho muito sábio, Gih. Pra gente escutar as nossas crianças! As pessoas têm mania de achar que as crianças fantasiam tudo mesmo, mas dá pra perceber quando um relato é verdadeiro ou não, a dor é real!
    Fiquei muito curiosa para conhecer essa história, e ela parece bem original mesmo, também não lembro de ter visto nenhum livro com essa proposta...
    Espero que a autora corrija o problema da revisão.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi! Eu sou a Mar, quem escreveu este livro. Infelizmente não tive como pagar uma revisora e tive problemas para formatar a obra ao arquivo mobi. Mas estou correndo atrás para conseguir. Muito obrigada por suas palavras. Elas me motivaram as continuar divulgando meu livro.
    Abraços. Mar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mar. Fico feliz com isso. Continue escrevendo e divulgando seu livro. Ele tem uma mensagem muito importante.
      Sobre a revisão, no próprio facebook você pode encontrar algumas pessoas que podem ajudar, ou quem sabe um blogueiro?
      E a formatação, se você formatar pelo word mesmo, a Amazon reconhece e formata melhor do que outro arquivo.
      Beijooos

      Excluir