segunda-feira, 16 de maio de 2016

Pseudônimo Mr. Queen - Loraine Pivatto

E aí povo, tudo bem com vocês??? 

Hoje estou aqui para uma resenha de um livro que li graças ao book tour que participei. 

Hoje eu não vou enrolar, vamos para a resenha? 


Título: Pseudônimo Mr. Queen 
Autora: Loraine Pivatto 
Páginas: 404
Skoob
Sinopse: O ano é 2012,
Dia 21 de dezembro,
E a temida profecia maia acaba de se cumprir.
Cidades devastadas,
Ruas vazias,
A população mundial bruscamente reduzida,
E a história dos sobreviventes começa a ser contada.
Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos.
Agora serão 2 vidas:
A primeira até os 70 anos,
A segunda, a partir dos 20 e até os 100.
150 anos no total.
Nenhum segundo a mais.
A nova sociedade começa a surgir:
Sem desigualdade,
Sem dinheiro,
Sem doenças,
Sem possibilidade de mortes prematuras,
Exceto por uma maneira.
Uma única maneira de morrer, mas que não pode ser revelada.
Um segredo que precisa ser guardado.
Para salvar a sociedade de si mesma.



Minha Opinião: E então o mundo acabou. 

Não foi com fogo. Não foi com água. O mundo só acabou. 

Mas algumas pessoas sobreviveram. 

O que será que esses sobreviventes tinham de especial? Ninguém sabe... 

Mas fato é que o mundo acabou, casas, apartamentos, objetos em geral e pessoas sumiram. 

Os sobreviventes ficam confusos. 

Mas através de sonhos eles descobrem que terão que reerguer a sociedade e ela será da seguinte maneira: 

  • Não haverá dinheiro; 
  • Não haverá desigualdade; 
  • Não haverá doenças; 
  • Ninguém pode morrer - há uma forma apenas, mas isso apenas poucos escolhidos sabem; 
  • As pessoas viverão até os 70 anos e serão transportadas para um novo mundo; 
  • No novo mundo, as pessoas voltam a ter 20 anos e vivem até os 100. E então a vida dela se encerra ali, com a sua partida. 
Interessante não? 

É com essa base que Loraine constrói sua história. Ao longo das 404 páginas, acompanhamos esse novo mundo através de 3 mulheres: 3 gerações. 

No começo do livro, acompanhamos Regina. Regina foi um dos sobreviventes do fim do mundo. Na segunda parte do livro, acompanhamos sua neta, Larissa. No final do livro, acompanhamos a filha de Larissa, Victória. 

Colocar três mulheres como foco principal do livro foi algo que eu achei maravilhoso. Aliás, ainda encontramos muitas e muitas mulheres no livro. É bem verdade que algumas são estereotipadas e há guerra entre umas e outras. Mas no geral, o papel de todas as mulheres é fundamental para o andamento da história e muitas criam um grande laço de amizade. 

Acompanhar três pessoas diferentes - beeeem diferentes - também foi super bacana. Afinal desta forma, a narrativa não se torna cansativa. Porém em alguns momentos, a história fica um pouco atropelada, pois muitos anos se passam na história, de uma página para a outra se passaram 25 anos, gente nasceu, desapareceu, casou, separou... A história é muito bacana, mas acho que havia história para mais volumes, entendem? Eu ficaria muito brava se houvesse mais volumes, pois iria querer as respostas já hahhaha, mas realmente é muita coisa para contar e acho que um livro foi pouco. 

O livro tem muitas semelhanças com a distopia, mas eu não considero o cenário distópico. Há semelhanças sim, mas na verdade, o governo não é opressor, o modo de governar o povo é semelhante ao socialismo, todos tem seus direitos garantidos... 

O problema é que o povo é mesmo complicado não é? As coisas nunca estão suficientemente boas. As pessoas precisam competir. E é essa competição toda que faz com que a sociedade comece a desmoronar e se voltar para o passado. 

Loraine faz críticas das mais diversas, algo que eu admiro sempre. Fala sobre a necessidade que as pessoas parecem ter das redes sociais, das aparências, do parecer mais do que se é, de se expor. Fala sobre como idolatramos certas celebridades e nem nos damos conta, muitas vezes que essas pessoas podem ser bandidos. Quantos cantores/atores existem por aí e são estupradores? Pois é! Nesse novo mundo, já que as pessoas não podem mais competir através do dinheiro, elas começam a competir através dos talentos artísticos. Neste novo mundo, os melhores são os mais talentosos atores, escritores, pintores, poetas... Confesso que isso eu achei bem curioso. Já pensaram se nossa sociedade fosse assim? Você ficou feliz? Pois não fique! O modo como esse prestígio é percebido e usado não é nada saudável... 

Mas também acredito que nestas críticas, a autora tenha se perdido um pouco. O livro fala bastante sobre depressão, compulsão alimentar, baixa auto estima. Como já convivi com esses problemas, senti que a narrativa dava pouca importância a esses problemas, como se fossem coisas banais. Algo que particularmente, me incomoda. 

Pseudônimo Mr. Queen ainda traz dois mistérios bastante interessantes. Um deles é o segredo da morte. Pois é, morrer é possível sim. Mas há apenas uma forma disso acontecer. E ninguém quer revelar o segredo. O segundo mistério é justamente a identidade do Pseudônimo. Mr. Queen é um famoso poeta e compositor que vive no anonimato. Quem é que faz tanto sucesso, mas ainda assim prefere viver as escondidas? Que segredos essa pessoa guarda? 

E para quem gosta de um romance, pode ficar tranquilo. Tem muito romance nessa história toda. Vixe, muito romance mesmo, parece até dramalhão mexicano. Mas isso não é uma crítica. Achei essas idas e vindas, novos e velhos amores super bacanas e ousadas, algo que admiro muito.

Vixe, e eu já estou falando demais. Mas é que tem muita coisa para falar mesmo. Como eu disse, há muita história. Só que preciso encerrar a resenha. Então eu quero dizer que apesar de ter apontado pontos negativos, eu curti muito o livro. Dei 4 estrelas para ele no skoob e é um livro que eu indico a todos vocês leitores. 

Loraine criou uma história diferente, instigante, repleta de reviravoltas e com um final esperançoso. 

Leiam e descubram esse novo mundo! 




E é isso meu povo. Vixe, hoje eu escrevi heheh. Mas tem história que é assim, a gente precisa falar, comentar, debater :) E ainda assim, ela continua com muito a revelar a seus leitores. 

Alguém aqui já leu o livro? Ficou curioso? Me contem! 

E se você curtiu a resenha, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 

9 comentários:

  1. Oi, Gi!
    Mulher, eu quero muito ler esse livro. Do tipo, MUITO MESMO! A cada resenha que leio, eu percebo que estou chupando dedo e vacilando feio por ainda não ter adquirido o meu.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, o livro não está a venda :(
      Mas você pode participar do book tour, vou te passar o e-mail da autora: lorainepivatto@gmail.com

      Excluir
  2. Olá, Gih.
    Mesmo sem ler, achei o enredo muito extenso para um livro só. Realmente algumas obras pedem continuações, afinal, alguns elementos precisam ser melhores desenvolvidos.
    A premissa é interessante e as críticas me animam, mas fico com um pé atrás com os romances. Aí é que mora meu problema. rs

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos. Pois é, acho que a história poderia ter mais volumes. Mas, eu prefiro livros únicos com histórias mais apertadinhas, do que séries com histórias enroladas, sabe? :) Mas te entendo, também gostaria de mais volumes, embora a busca por respostas me daria uma ansiedade imensa hahahha
      Ah, não se preocupe com o romance. Ele existe, mas tem muito mais coisa rolando ali. E ele faz sentido dentro da história sabe? E traz várias críticas com ele, então acho que a autora acertou nisso também :)
      Beijão e espero que você leia essa história :)

      Excluir
  3. Oi! ^^
    Eu fiquei curiosa para conhecer a história! Achei a ideia do livro bem interessante.
    Não sou muito chegada em romances ou dramas, mas não deixaria de ler esse livro por causa disso. Pelo que você falou tem muito mais coisa na história!

    Beijos;

    Blog: http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    Wattpad: https://www.wattpad.com/user/helainaideas
    Fanpage: https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helaina. Pois é, tem muito mais coisa na história. Acho que você poderia curtir :)
      Beijooos

      Excluir
  4. Olá Gih!
    Já li uma outra resenha deste livro e a sua me deixou com mais vontade de ler. Até porque eu sei bem que uma sociedade socialista não funcionaria, mesmo que pense ser o ideal, utopicamente falando.
    Você me deixou ainda mais curiosa para ler. ahah
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ane. Na teoria, esse seria o modelo ideal. Mas na prática, ele não funciona muito bem :( A gente tem vários exemplos disso na vida real :( Leia sim, acho que você vai curtir. O livro não está a venda, mas ele está em book tour, vou te passar o contato da autora: lorainepivatto@gmail.com
      Beijoos

      Excluir
  5. Eu estou lendo esse livro, estou em 30% e naquela hora que preciso ver outras opiniões além da minha. Adorei sua resenha, foi bem completa e me deu aquele ânimo para continuar a leitura.

    ResponderExcluir