quinta-feira, 19 de maio de 2016

Quero um fraldário no banheiro masculino

E aí povo, tudo bem com vocês? 

Hoje estou aqui para falar de mais um tema tabu, polêmico, enfim... Mas eu não seria eu e o PE não seria o PE se não tivéssemos essas postagens não é mesmo? 

Quem acompanha o blog está acostumado a ler sobre machismo/feminismo. Volta e meia/quase sempre/muitas vezes eu apareço por aqui, falando sobre, criticando algumas atitudes, falo sobre em resenhas. E ultimamente, falo bastante daquele machismo enraizado. Daquele que as pessoas quase nem percebem que ele está ali, que nem percebem o quanto aquilo é nocivo a sociedade. 

É difícil perceber? É sim! Aquilo está ali a tanto tempo, sempre foi assim que a gente nem enxerga que está errado, o que afinal está acontecendo. E para ilustrar bem essa situação, vou deixar um vídeo para vocês.

                                            
Acredito que ninguém aqui queira ser um macaco que não pensa não é mesmo? Que só repete os atos. Que faz as coisas sem saber o motivo. Perguntar é preciso. Sempre! A gente precisa se sentir incomodado sim, refletir. 

Dia desses, meu marido leu uma "piadinha" para mim. Olhei pra ele e disse: "Amor essa piada é machista. " E ele, chateado, já que estou sempre puxando suas orelhas, disse: "Ah, mas tu vê problema em tudo. Eu não fico olhando para as coisas e pensando: mas isso é machista, isso é racista..." 

O que eu disse: "Bem, se eu vejo problema é porque tem. Se eu mulher, enxergo o machismo, ele está ali. Se uma pessoa negra diz que o que eu falei a ofendeu e foi racismo, então foi sim. E eu fico analisando sim. Tudo o que você falar, tudo o que você escrever, tudo o que todos fizerem, tudo o que eu fizer. A gente precisa olhar sim, ser crítico sim, analisar sim. É por esses pensamentos passivos, de 'é só uma brincadeira' que muitas coisas continuam erradas. A gente só resolve as coisas quando vê problemas nelas. Se as pessoas não vissem problema em negar os votos as mulheres, então não votaríamos até hoje. Se as pessoas não enxergassem o problema da escravidão, teríamos escravos até hoje, se as pessoas não enxergarem o problema do abuso, teremos os estupros para sempre. Então sim, eu vou ficar vendo problema em tudo. Em mim, em ti e em todo mundo. E vou tentar me corrigir sempre, sem parar e vou fazer o mesmo contigo e..." e aí continuei essa "palestra" por mais de uma hora. 

Agora ele mesmo vê as tais "piadinhas" e vem dizer: "olha só amor, isso é machista né? Por causa disso, disso e disso". 

Não, ele ainda não desconstruiu tudo. Nem eu. E nem você, provavelmente. E eu espero de verdade, sempre continuar aprendendo e sempre desconstruindo. 

Bem, mas voltando a título desta postagem. 


Fui em uma pizzaria nestes últimos dias. Tudo estaria perfeito se eu não tivesse encontrado um fraldário no banheiro feminino. Quero dizer, o problema não está aí. Mamães precisam de um local para trocar seus pequenos. Mas metida como sou, dei uma espiada no banheiro masculino. Preciso dizer o que eu não encontrei ali? Pois é! 

E eu pergunto: E os papais? Quer dizer que o dono da pizzaria acredita que é papel apenas da mulher trocar fraldas? Na certa deve pensar que apenas as mulheres devem passar, limpar, cozinhar... 

Quer dizer que se o papai quiser levar o filho para passear, não pode. Afinal bebês fazem cocô e onde o pobre pai vai limpar o filho? Na mesa? No balcão do atendimento? 

Um casal de dois papais então nem pensar. Terão que pedir a moça ao lado, que pode odiar bebês, para que ela troque a fralda da criança. 

Vamos rever esses conceitos hein? Quero um fraldário no banheiro masculino. Ou então um fraldário misto, sei lá. Dá seu jeito. Investiu no negócio, agora invista nos seus clientes. 

Aproveito ainda, para fazer mais um apelo. Não existem apenas mulheres deficientes. Então me responda, senhor dono da pizzaria, senhora dona da lanchonete, porque deuses, apenas o banheiro feminino é adaptado para deficientes. Quer dizer que homem não pode ser deficiente? E se for, não tem problema usar o banheiro feminino? Também não serve ter apenas um banheiro adaptado. Quer dizer que as pessoas andantes tem direito a usar banheiros diferentes. Mas cadeirantes precisam dividir o banheiro entre homens e mulheres? Não que tenha problemas em dividir o banheiro, em minha opinião. Mas se os andantes tem esse direito, deficientes também devem ter. "Ah, mas são tão poucos cadeirantes, que nem vale a pena fazer dois banheiros. " Sério que alguém pensou isso? Foda-se se só tem uma pessoa para usá-lo. Foda-se se não tem ninguém para usar. Foda-se. Tem que ter acessibilidade e pronto. Você não pode excluir uma parte da sociedade. Que adapte o banheiro feminino e o masculino. Ponto. Sem problemas. Sem ressentimentos. 

Vixe galera. Sei que escrevi demais e a postagem ficou meio grande. Mas não tem jeito, a gente precisa falar. 

Se você concorda comigo, compartilhe essa postagem. 

E claro, deixe aí sua opinião sobre o assunto e vamos conversar. Vamos ver problema em tudo sim! E se reclamar, vamos ver muito mais! 

Um beijão e até a próxima! 

OBS: Galera, sei que existem locais onde há acessibilidade para todos e todos tem direitos iguais. Estou falando do geral. E pelo menos aqui na minha cidade, - grande cidade das artes, mas cheia de empresários egoístas - a maioria dos ambientes infelizmente não tem o minimo de acessibilidade. 

13 comentários:

  1. Oi, Gi!
    Adoro seus posts tabus.
    Pelo menos, nos shoppings da minha cidade, o fraldário é separado dos banheiros. É como se fosse um banheirinho a parte.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha cidade não tem shopping :( Mas nas "cidades grandes" da volta tem. E lá também é assim :) . Mas em Montenegro, infelizmente não :(

      Excluir
  2. oi Gi, muito bacana esse tópico para discussão
    eu sei que um dos shoppings da minha região oferece o serviço conforme a Luiza comentou, mas também sei de vários estabelecimentos que não tem esse diferencial e principalmente nas áreas centrais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Parabéns pela sua coragem ao escrever essa postagens. Infelizmente tem muita coisa que etá enraizada sim e só aos poucos que vamos conseguir mudar. mas precisamos de postagens como sua apara conseguir enxergar isso. Pensando agora lembrei que aqui na minha igreja no banheiro das mulheres tem aquele pinico para crianças e no dos homens não, como se só as mães levassem as crianças ao banheiro. Já no terminal da minha cidade o fraldário é uma sala a parte entre os banheiros masculinos e femininos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil. Muito obrigada. A gente precisa levantar esses pontos, debater :)
      Pois é, aqui na minha cidade, eu nunca vi isso. Mas geralmente são só as mulheres que levam seus filhos ao banheiro. E a gente precisa ir desconstruindo isso também :)
      Beijooos

      Excluir
  4. Olá Gih!
    Adoro esse tipo de postagem por aqui. Serve para eu desconstruir ainda mais!
    E é verdade as duas questões que levantou. As pessoas que são meio que coniventes com uma situação, fazem com que a mesma se agrave ainda mais.
    E quanto ao caso dos fraldários e banheiros de deficiência, eu concordo com tudo o que disse.
    Até me lembrei de uma caso que aconteceu aqui no Rio, no Barra Shopping, em que um casal homoafetivo (masculino espeficamente) foi obrigado a se retirar do Espaço Família porque o segurança disse que o local era apenas para os casais hétero e também a mulher ia amamentar e reclamou.
    Eu fiquei revoltada quando vi a notícia. Gente, isso é o cúmulo! Quer dizer que os pais não podem usar o local? Só mãe que tem que cuidar do bebê? Sai da idade média pessoa!
    Era isso só! :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus deuses. O espaço é da família, mas não é da família? Quer dizer, é só da família homem-mulher-filho? Que horror! É por isso que a gente precisa discutir essas coisas :)
      Beijooos

      Excluir
  5. concordo plenamente com você, a ideia é justamente essa. Passar a discutir, problematizar e mudar o pensamento de que 'se aquilo não me ofende é piada e não deve ser levado tão a sério pelas feministas'.
    Infelizmente conheço muita gente assim. Sobre os fraldários, tem que modificar mesmo, o cliente tem que reclamar sobre isso, talvez com uma maior demanda ou reclamações esses empresários percebam a merda que fazem...

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei a postagem...parabéns pela coragem e pelo modo como abordou o assunto. Acho importantíssimo esse tipo de discussão. Não sei como o cuidado com a higiene da criança é uma coisa ainda considerada como "trabalho" de mulher. Imagina um casal o qual acabou de gerar uma criança e a mãe morre inesperadamente, o pai jamis poderá sair com a criança para canto nenhum, pois não tem como trocar as fraudas do bebê em um ambiente público, affff
    Parece que estamos retrocedendo, vamos voltar a morar em cavernas e acabar com a tecnologia , isso ninguém quer, abrir mão do conforto não! Mas as ideias retrógradas ainda permanecem.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Tem vários locais que conheço, principalmente shopping que usam um fraldário coletivo, o que eu acho ótimo, ainda mais hoje em dia em que os pais estão mais participativos no dia a dia das crianças.
    Eu confesso que não fico monitorando tudo o que as pessoas falam, e acho realmente que hoje em dia tudo está virando bullying, chegando a um certo exagero. Claro que ofensas não devem ser aceitas ou toleradas, mas está havendo uma dose de exagero, o que tem feito desta geração muitos chorões. É preciso ensinar além do respeito, autoconfiança e amor próprio.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose. Eu não vejo desta forma. Essa geração de chorões, não está reclamando nada que não seja direito. Estamos pedindo o que é nosso. O nosso direito de escolha, de ter tudo o que o "homem/branco/cis/hétero/classe média" tem. Acho que a gente tá é deixando de chorar e começando a agir ;)
      Beijos

      Excluir
  8. Olá, não lembro de ter ido a um lugar aqui na minha cidade onde o banheiro adaptado fosse só para mulher ou unissex, sempre vejo os dois, um sem noção esse tipo de empresário. Agora essa do fraldário faz muito sentido, e concordo com tudo que você falou. Estamos em 2016 e é um absurdo que essa tarefa caiba apenas a mulher, onde há pais solteiros, casais gays, como vc bem falou e até pais que são presentes e fazem essa tarefa com gosto. Há muito a ser repensado e infelizmente está longe do machismo acabar em uma sociedade patriarcal como a nossa. BJs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei o texto e nunca para pensar nisso, mas já vi em shopping um fraldário separado dos banheiros, e isso facilita muito as coisas para os papais. A sociedade ainda está em processo de aprendizagem quanto a essas questões. Os homens precisam aprender a dividir as tarefas com as mulheres, ainda tem muitos homens com essas mentes pequenas achando que tudo cabe as mulheres, mas também tem aqueles que apesar de poucos ajudam suas esposas, e sempre que vejo isso no shopping acho muito bacana. Enfim, ainda tem muito caminho, mas chegaremoslá!

    beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir