quinta-feira, 9 de junho de 2016

A História de Nós Dois - Dani Atkins

E aí povo, tudo bem com vocês? 

Hoje eu estou aqui para mais uma resenha em parceria com a Editora Arqueiro. Bora conferir? 


Título: A História de Nós Dois
Autora: Dani Atkins
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Skoob
Sinopse: Emma tem 27 anos, é linda e inteligente e vive cercada de pessoas que ama. Prestes a se casar com Richard, seu namorado desde a época de escola, ela não poderia estar mais empolgada. 
Mas o que deveria ser o momento mais feliz de sua vida de repente vira uma tragédia. Emma sofre um acidente e é salva por um estranho minutos antes que o carro em que ela viajava explodisse. 
Abalada, ela decide adiar o casamento. E nesse meio-tempo descobre segredos que a fazem questionar as pessoas nas quais sempre confiara a ponto de duvidar se deve se casar afinal. 
Para complicar, ela se sente cada vez mais ligada a Jack, o homem que a salvou e que não sai da sua cabeça. Jack é lindo, gentil e divertido, de um jeito diferente de todos que ela já conheceu. Por outro lado, é Richard quem ela sempre amou... 
Uma mulher, dois homens, tantos destinos possíveis. Como essa história vai terminar?



Minha Opinião: Vocês já se arrependeram de querer ler um livro? Pois eu já! 

Quando eu vi essa capa maravilhosa, eu me senti na obrigação de ler. Tudo bem, eu não tinha curtido muito o livro anterior da autora (Uma Curva no Tempo), mas todo mundo merece uma segunda chance, certo? Errado! 

Não sei porque deuses, pensei que esse livro seria diferente e me agradaria. Afinal ele tem tantas semelhanças com UCNT e muitas aparecem já na sinopse. 

Temos uma mulher que foi salva de um acidente de carro? Sim! 
Essa mulher fica com uma cicatriz no rosto? Sim! 
Essa mulher tem um noivo/namorado que ela ama e depois ela descobre que não o ama tanto assim? Sim! 
Ela descobre que esse noivo/namorado é meio cafajeste? Sim! 
Ela tem uma amiga vista como "piriguete"? Sim! 
Um de seus pais está doente? Sim! 
Um(a) grande amigo(a) morre? Sim!
Ela se afastou da cidade, mas teve que voltar para a terra natal? Sim! 

Pôxa Dani, assim fica difícil te defender amiga. Vamos soltar a imaginação da próxima vez, ok? 

Quando me dei conta dessas semelhanças, fiquei: "Meus deuses, o que eu fiz?" , mas resolvi seguir a leitura. Afinal, muitos livros possuem propostas semelhantes, mas desenvolvimentos completamente diferentes. Não tenho certeza se isso de fato aconteceu aqui. 

A História de Nós Dois é narrado pela Emma, uma mulher de 27 anos que precisou retornar a sua cidade pois sua mãe está com Alzheimer. Aliás, esse é um ponto bem interessante da trama. Gostei de ver a doença sendo levantada. Embora tenha sentido muita raiva de Emma e de tudo o que ela queria fazer a sua mãe doente (internar, colocar em um asilo,...) 

Assim que ela volta, resolve reatar com seu ex namorado. E em poucos meses, eles estão noivos. E claro, antes do casamento, todos precisam sair para comemorar o fim da vida poligâmica não é mesmo? 

E é depois da despedida de solteiro que Emma e suas duas melhores amigas Amy e Carolina se acidentam. 

Carolina e Emma são resgatadas por um homem misterioso. Mas a pobre Amy morre. 

Quando você salva a vida de alguém, você se torna responsável por ela não é mesmo? Então é lógico que só por isso, o cara lá misterioso começa a seguir a Emma. Só que não né gente. A Carol ele nem lembra quem é. 

E claro, a Emma fica toda balançada com esse seu herói. Quem não né? 

E é aí que a história se desenvolve. Vamos para o velho, cansativo, inútil e previsível triângulo amoroso¹. E agora, com quem Emma ficará?

Apesar do enredo pra lá de clichê não foi isso que realmente me incomodou. 

A Emma é uma personagem extremamente irritante. Galera, eu até entendo uma adolescente dizendo "Ô, ele me olha e não sei o motivo de seu interesse..." , mas uma mulher barbada e experiente, eu não aceito. Vá se catar Emma. Tudo estava ali na sua cara o tempo todo e você fingia não ver. Tinha medo de que alguém lesse seu livro é isso? Sem falar que ela tem umas atitudes bem ruins e não é nada coerente. 

O tal herói misterioso também não é nada legal. Sabe quando um autor coloca todos as características boas em um personagem? Então! Acontece que isso não funciona. os autores precisam entender isso. E isso é tão verdade, que hora ou outra o personagem desliza. Como acontece em um trecho bem interessante, onde o herói e Emma estão quase lá e ele pergunta se ela tem certeza. Pois depois que ele começar, ele não vai parar, ela não poderá mais desistir. Galera, vamos deixar claro, que: Se uma mulher estiver transando com um cara e ela pedir para parar e ele não aceitar, ó a surpresa: É estupro. Então vamos parar de romantizar essas coisas galera. Sem falar que as frases que ele usa, que deveriam ser de efeito, são pra lá de clichês. 

Do tal triângulo, o único personagem que me cativou foi o noivo de Emma. Ele não é perfeito. Ele é bom, educado, a ama, cuida dos pais dela, é carinhoso, mas claro, também erra. Mas sem dúvidas, é o personagem mais apaixonante e verdadeiro dessas páginas todas. 

Ainda posso citar outros pontos negativos, como os estereótipos femininos, os maus exemplos, como dirigir embriagado e transar sem proteção com uma pessoa desconhecida, o velho clichê das revelações em sonhos², o velho costume de fazer um personagem comprar e declarar amor ao outro através de dinheiro, casas, carros, viagens e a preocupação incessante de destacar durante a narrativa que aquilo não é machista. Quando claramente é. Se não fosse, não seria necessário ressaltar isso. A narrativa é cansativa, a trama é enrolada e o final desnecessário e injusto.

Enfim, são inúmeros pontos que me fazem não querer indicar essa obra. Mas se tem uma coisa que eu aprendi com esses anos de blogueira, é que gosto é gosto, opinião é opinião e cada um tem a sua. Que bom! Então se você tem interesse, vá em frente e tenha sua própria experiência pessoal. 




Se você, de alguma forma, ficou ofendido com a minha opinião peço desculpas. E indico que leia ESTA postagem.

¹- Eu adoro um triângulo, mas apenas quando ele é real e ambas as partes estão em igualdade. Essa coisa do cara bom e do cara mal não rola pra mim. 
² - "Ah, mas você tem um livro em que a menina sonha com o futuro. " Sim, tenho, mas uma coisa nada tem relação com a outra. A Rita realmente sonha com o futuro. Estou falando que aqui, a pessoa tem um sonho qualquer e através dele desconfia e descobre as verdades. Avá!!!!!!

E é isso meu povo. Alguém já leu o livro? Concordam? Discordam? Me contem! 

Um beijão e até a próxima! 

7 comentários:

  1. Oi Gih! Adoro suas resenhas! Hahaha
    Eu já não tinha muita vontade de ler esse livro, a sinopse não me chama atenção em nenhum momento. Agora q vc foi a fundo na história então... Passarei longe kkk. Uma curva no tempo eu ainda pretendo conferir XD
    Não gosto de mulheres literárias com essas atitudes infantis, envolvidas em triângulos amorosos sem sentido... Como vc disse, as vezes adolescente dá até pra entender, mas mulher? Aff.
    Bja
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gih.
    A sua é a primeira resenha negativa que leio desse livro. Eu até estava arrependida de não ter solicitado ele mas agora mudei de ideia. Eu não solicitei exatamente pelo monte de gente que vi falando mal do outro livro da autora, mas agora parece que o povo gostou desse. Só vou falar de uma coisa, sobre você ter falado que a Emma queria internar sua mãe. Não sei como foi a situação dela, mas eu perdi meu pai tem um mês e ele estava com Alzheimer e confesso que a situação chega a um ponto que você ou interna ou fica louca. Eu e minha mãe estávamos a ponto de fazer as malar e ir embora. Essa doença é terrível tanto para quem tem como apara quem cuida.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil.
      Imagino que deva ser muito complicado conviver com essa doença. Mas o que me irritava era a forma como a Emma falava sabe? Ou melhor, pensava.
      Mas tudo isso, também se deve ao fato de eu não ter curtido ela. E eu sou daquelas que pega implicância com as pessoas e passa a detestar tudo o que vem delas ;(
      Então isso pode ter contribuído. E sinto muito pelo seu pai :(
      Um beijão

      Excluir
  3. Oi, Gihhh

    Eu venho lendo muitas resenhas desse livro, acho que só essa semana eu devo ter lido umas dez...eu sinto como se eu fosse a única pessoa que não está lendo ele! hahahaha
    Você sabe que nas resenhas, todas positivas em sua maioria, eu já venho comentando algumas semelhanças que eu tinha observado entre esse livro e UCNT. Eu percebi o óbvio, que é o acidente, o triângulo amoroso e essa volta pro lugar onde viveu...mas menina, jura que até o artifício da cicatriz ela usou novamente?
    É...complicado! hahahahahaha
    Eu levo muito em consideração o que você diz nas suas resenhas, pois sei que você é completamente imparcial. Por isso a minha expectativa diminuiu bastante, o que é uma pena, porque eu gostei bastante de UCNT e esse foi o fator determinante para eu ter ficado com tanta vontade de ler AHDND! =/
    Realmente esse lance do "não vou conseguir parar" é bem de mau gosto!
    Se você quiser trocar o livro estou aqui! É só olhar minha estante do Skoob! õ/ hahahahhahaha
    Apesar da vontade de ler ter diminuído a curiosidade ainda se encontra aqui e a grana tá cuuuuuurta! hahahahha

    Beijo, Gih! E continue sempre assim, fazendo essas resenhas cheias de personalidade que só você sabe fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tami. Muito obrigada por confiar nas minhas resenhas =D Sinceridade sempre <3
      Olha Tami, acho que você pode gostar ou pode não gostar. Só lendo mesmo para saber heheheh.
      Mas já aviso: tem muitas semelhanças heheh
      Ahhh vou dar uma olhadinha no seu skoob :3
      Beijooos

      Excluir
  4. Olá Gislaine,


    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, vejo o pessoal falar bem da autora e a capa me agrada, mas sua resenha me deixou com o pé atrás, vamos ver.

    Beijos.


    deslumbreacessorios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Gih!
    Só tenho algo a dizer sobre a sua resenha (além de amei): Esse livro deve ser bem ZZZZ.
    Também não tenho nada contra triângulos, mas ser forçado assim é foda. Sem contar o detalhe do machismo que a autora tenta desmentir o tempo inteiro. Quando você pede desculpas é porque te algo errado ai.
    Eu devo ter lido a outra resenha da autora que você fez, mas é triste ela usar os mesmos elementos para escrever. Sejamos criativos!
    Beijos!

    ResponderExcluir