segunda-feira, 13 de junho de 2016

Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática - Thalita Rebouças

E aí povo, tudo bem com vocês? 

Hoje estou aqui para mais uma resenha em parceria com a Editora Arqueiro. Vamos conferir? 


Título: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
SKOOB
Sinopse: Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.
O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.

Minha Opinião: Não é surpresa para ninguém que eu sou a louca das histórias adolescentes. Aliás, recentemente ganhei esse cargo do meu amigo Marcos, do blog Desbravador de Mundos, não é mesmo Marcos? 

Então assim que vi esse livro entre os lançamentos da Arqueiro, não tive dúvidas. Eu precisava lê-lo. E eu estava certa. 

CDUGEMAEUPD (quase um alfabeto inteiro) é narrado pela Têtê. Uma adolescente de 15 anos. Maluca. Abitolada. Louca. Doida varrida. Destrambelhada. Não que eu ache. Não que eu mesma pense isso. Essas são as palavras de sua mãe. 

Têtê ou Teanira é uma garota com uma aparência que foge um pouquinho dos padrões impostos pela sociedade. Ela está acima do peso, é bigoduda (segundo sua mãe), tem uma monocelha gigante, tem as penas e os sovacos cabeludos e não é lá muito fã de banho. Mas ela é limpinha. Juro para vocês. 

Por causa disso tudo, Têtê sofreu maus bocados em sua antiga escola. E agora, as aulas iniciarão novamente, mas em outro colégio. Mas ela tem certeza de que nada mudará. Afinal, ela ainda é a doida varrida, peluda e tímida. E não mudará, afinal essa coisa de depilação é meio machista não é? 

Acontece que nem tudo será como Têtê esperava. Talvez haja esperança nesta nova escola. Já que no primeiro dia, Têtê faz DOIS amigos. O que é mais do que ela já teve durante toda a vida. 


Com essa premissa super clichê, mas ainda assim gostosa de ler, Thalita nos leva novamente para o ensino médio. Para os tempos onde sofríamos porque usávamos aparelho dentário, porque gostávamos de ler, por N fatores. É uma delícia acompanhar Têtê nesta nova escola e em suas descobertas. 

Apesar do tema abordado ser pesado, afinal bulliyng é coisa séria, esse livro foi escrito pela Thalita, então é claro que começamos a rir na primeira página e só terminamos quando fechamos o livro. Só se você não tiver amor no coração para não rir. 

Têtê é uma garotinha muito gente fina. E é hilário acompanhar seus pensamentos. Indecisa? Neurótica? Exagerada? Magiiiiiiiina. Mas ela tem 15 anos, então devemos levar tudo isso em consideração. 

É bem verdade que Têtê sofre algumas mudanças físicas durante as páginas. Mudanças que talvez possam incomodar algumas pessoas "aquele velho clichê de tira o óculos, corta o cabelo e vira linda". Também me irritaria com isso se não tivesse concluído todas as páginas. Na verdade, as maiores mudanças, aconteceram de dentro para fora. Teanira já era uma menina linda (ok, linda não, mas bonitinha) e assim ela continuou. Só que agora, acreditando nisso. 

Sim, é claro. O livro tem lá seu lado futilidade bafônica. Mas qual é galera, lembrem dos seus 15 anos. Não tinha nada de fútil não? Pois minha adolescencia foi regada a fofocas, beijos, meninos, rivais e afins da vida. Talvez seja por isso que eu curta a Thalita até hoje. Exagerada? Forçada? Pode ser. Mas quando a gente é adolescente, tudo não é um drama? 

Então por tudo isso, eu indico sim esse livro. Tenho certeza de que pelo menos boas risadas você dará. 

Sem falar que a edição é a coisa mais linda do universo. Essa capa é tudo de bom, a diagramação está linda e uma gostosura de se ler. E essa editora linda me enviou tantos mimos, que eu já fiquei maluca. Bitolada. Alucinada. Apaixonada. 

E é isso meu povo. Espero que vocês tenham a oportunidade de ler, e caso não se interessem, cogitem a possibilidade de presentear os mais novinhos. Tenho certeza de que esse livro renderá uma leitura muito agradável. 

E você, já leu o livro? Ficou curioso? Me conte! 

Um beijão e até a próxima! 

11 comentários:

  1. Eu amo livro adoslescente. Gosto da pureza dos amores. Dos prnsamentos ainda não formados. Adoro a honestidade e a pureza nesses livros. Eu so li um conto da thalita e ja me apaixoneinpela escretita dela. Sei q é mto divertida. Esse lovro ja esta na monha lista desde que vi a capa rs. Sou a lojca das capas bonitas rs. Adorei a resenha gi. Bejos

    ResponderExcluir
  2. Olá Gih!
    Adoro livros adolescentes igual você e gosto muito da Thalita Rebouças. A escrita dela é tão leve e divertida que eu me acabo de rir lendo os livros dela.
    Quando soube desse lançamento fiquei louca para ler logo. E após sua resenha tô mais louca para ler ainda.
    E sim, todas nós somos dramáticas aos 15. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Ao contrário de você, tenho certo problema com livros adolescentes. Então, meio que fiquei desanimado com a premissa. Meio clichê, como você mesmo disse. Por mais que a autora tenha dado uma boa abordagem, não sei se conferiria.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Ooi! Eu nunca li nada da autora mas tenho curiosidade, já que taaantas pessoas elogiam suas obras. Bateu um leve arrependimento de não ter dado chance para este livro quando saiu, mas quem sabe consigo ler em breve.

    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  5. Pelo que vi o público alvo do livro está muito bem retratado e creio que se você estiver aberto a leituras assim vai se divertir como você.
    Espero ter oportunidade de ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oiii Gislaine, tudo bem?
    Sou completamente apaixonada por livros adolescentes, acho incrível ler algo assim as vezes. Nunca tive oportunidade de ler nenhuma obra dessa autora e adorarei ler, em relação ao livro leria com toda certeza, adorei a resenha <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adoro os livros da Thalita Rebouças *-* Já ouvi falar sobre esse livro mas até então não sabia exatamente como era. E se o livro for tão divertido quanto a sua resenha (com certeza deve ser, né) eu já quero huauha Apesar de eu não cair de amores por livros adolescentes, não resisto a um livro da Thalita. Ela é muito divertida <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, esse título é incrível...kkkk
    Não li nada da autora ainda, você acredita?

    Gosto de livros com a temática mais juvenil e acredito ser uma leitura bem bacana.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gis!

    Eu vi uma entrevista da Thalita na época do lançamento, e confesso que não fiquei com vontade de ler, porque parece muito estereotipado. Tô fugindo muito de histórias assim, porque meio que não cabem mais na minha vida. Estou investindo em narrativas que farão uma real diferença na minha vida. A Thalita é mega maravilhosa, mas os livros dela não me cativam tanto mais... AMO, AMO, AMO YA'S, mas acho que, às vezes, a literatura dela extrapola do real (e isso me incomoda). Essas mudanças físicas pelas quais a personagem passa também é algo que me incomodaria m u i t o, pois acho muito chato reforçar isso às leitoras. Como se a única alternativa é ser "padrão". Não gosto, não quero isso. Mas, enfim, que bom que gostou da leitura. As histórias da Thalita são sempre bem-humoradas, então acho que dão uma equilibrada hahaha. A edição tá mesmo lindíssima! <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. OOi :)

    Também amo o gênero haha Inclusive este esta na minha lista de desejos, a capa esta maravilhosa, assim como a premissa, sem contar que tenho visto váaarios comentários positivos.
    Espero ler em breve

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Gih!
    Eu li esse livro e também gostei! Apesar dos clichês, achei a história muito legal e dei várias risadas.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir