terça-feira, 14 de junho de 2016

Dicas de divulgação para autores #1

Vale a pena impulsionar publicações no facebook? 

E aí povo, tudo bem com vocês? 

Quem acompanha o blog há menos tempo, nem deve saber, mas quando eu iniciei o Profissão Escritor, eu postava aqui muitas dicas para novos escritores. Como eu estava começando também, eu achava legal dividir as minhas descobertas com os leitores. 

Mas com o passar do tempo, eu abandonei essas postagens. Mas foi sem querer. Quando eu vi, elas entraram em extinção. A última dica postada aqui tem mais de um ano, então imaginem... 

Hoje em dia, se eu ler uma postagem daquelas, eu quase infarto. Para mim, elas são pessimamente escritas. Mas não tirei elas do blog, pois ainda recebo feedback delas e o povo curte bastante. 

A postagem mais vista aqui no blog, é a postagem Como decidir o nome do meu livro , ela tem quase 10.000 visualizações. O que eu considero um número relativamente alto. Ela é a melhor postagem do blog? Com certeza não. Um dia talvez, eu reescreva-a, quem sabe? 

A segunda postagem mais vista também é de dicas. Assim como a terceira, a quarta, a quinta... 

Então eu pensei: Que tal voltar com essas postagens? 

Mas a verdade, é que para postar esse tipo de coisa, é preciso estar inspirado. E ter algo legal para dividir. 

E foi aí que a inspiração chegou. 

Para os desinformados, eu sou estudante de marketing. E estou fazendo uma matéria muito bacana chamada "Marketing Digital" . 

Então resolvi unir tudo e começar uma série de dicas de divulgação para novos autores. Não, eu não sou especialista. Eu também estou começando. E estou sempre aprendendo. 

Para iniciar essa série de postagem, resolvi começar pelas divulgações pagas no facebook. Será que esse tipo de estratégia vale a pena? 

Acho que todo autor sabe da importância de criar uma fanpage no Facebook. Confesso para vocês, que a minha não é tão utilizada. Se vocês olharem, o número de curtidas na minha fanpage é pequeno. E confesso, ainda não fiz nada para ver esse número crescer :P . Uso muito mais meu perfil pessoal do que a fanpage. Isso é o ideal? Talvez não. 
Mas o que acontece é que a maioria das pessoas, quando marca, marca meu perfil e não a fanpage. E eu uso muito mais o perfil. Mas aos poucos, estou tentando migrar para a fanpage. 

Para quem ainda não sabe, aqui vai uma informação: 
O facebook não mostra sua postagem a todas as pessoas que curtem sua página. Isso mesmo! Se você tem 5.000 curtidas na sua página, pode saber que não é todo mundo que fica conhecendo o que você postou. 

Geralmente, o facebook vai mostrar suas postagens para aqueles que mais acompanham sua página ou então para aqueles que selecionaram : "Mostrar todas as postagens" . 

Então como fazer para que aquela sua postagem super legal atinja um grande público? Simples! Basta impulsionar a publicação. 

Não vou colocar aqui o passo a passo, pois a intenção não é essa. E esse processo vocês encontram facilmente na internet. O intuito da postagem é falar sobre essa ferramenta e seus benefícios. 

Fazer esse impulsionamento é bem simples e barato ou caro, depende de você. 
Isso mesmo! O facebook não estipula um valor. Você é quem seleciona quanto deseja pagar. Claro, quanto maior o valor investido, maior o alcance da postagem. E o facebook vai te dando estatísticas do alcance das postagens com o valor selecionado. 

E vale a pena? 

Bem, darei um exemplo a vocês. 

Esta postagem, tem uma informação bem bacana. Nela, informei que meus livros estavam grátis na Amazon. A postagem foi atingida por 194 pessoas, duas pessoas curtiram a postagem, teve um comentário e um compartilhamento. 
Não é preciso dizer que isso são números mínimos. E olha que a postagem era de grande interesse, tanto que muitos e-books foram baixados neste dia. 

Agora vocês podem conferir, uma postagem que foi impulsionada. Ela atingiu 2.193 pessoas e teve 88 curtidas. O número não é tão grande assim, mas como eu disse, minha fanpage não é tão utilizada. Mas com certeza, os números são bem superiores a postagem acima. 


Outro ponto importante a ser destacado, é que eu não tenho 2.000 curtidas na página. Ou seja, o facebook não mostrou a postagem apenas para as pessoas que curtem a página. Selecionei também, para mostrar para os amigos dessas pessoas. 

E o valor investido, não foi alto. Paguei R$ 10,00 por essa postagem. Qual é pessoal, a gente gasta muito mais no café da tarde. 

Se você quer seguir a carreira literária, é interessante investir nela. 

A postagem acima, não foi a melhor a ser impulsionada, mas esse foi apenas um teste que eu queria fazer para mostrar a vocês. 

Postagens com alto poder de viralizar ou com uma informação ainda mais útil, com certeza dariam resultados melhores. 

Mas como eu disse, era apenas um teste. 

E sim, continuarei utilizando essa ferramenta. E indico a todos vocês. 

Quem está seguindo o caminho literário a mais tempo, já deve saber que divulgar é a parte mais difícil do trabalho. Então é preciso trabalhar e trabalhar muito. E investir também! 

E é isso pessoal. Aproveitem a dica, compartilhem com os amigos e acompanhem o blog para conferirem todas as dicas dessa pessoa. Estou aprendendo coisas muito legais no curso. 

Vocês já impulsionaram alguma publicação? Como foi o resultado? Me contem! 


Um beijão e até a próxima! 

6 comentários:

  1. Oi, Gi!
    Vou ficar de olho nessas postagens e vou dar uma lida na de como dar nome ao livro... Vai que algum dia eu escreva algum?
    Beijos
    Balaio de Babados

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  2. Oie moça! Tudo bem? Fazia tempo que eu não aparecia por aqui, sobre impulsionar os post no Facebook, eu não confio muito, mas vi que para você deu resultados, e isso é muito bom, ainda mais para quem é escritor (sei bem como é isso!)
    Bjs, venha conferir o novo layout e colunistas do RT!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/06/voltamos-o-apresentacao-do-novo-layout.html

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  3. Olá Gih!
    Aeee voltaram as dicas! E acredita que eu sou péssima com esse troço de divulgação. Também nunca usei o "Promover" do facebook, mesmo que vontade não me falte.
    Adorei as dicas!
    Beijos!

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    1. Hhaahha, escrever é tão mais fácil né Ane? Mas não tem jeito. A gente precisa divulgar =D
      É uma ferramenta legal, mas estou testando outra coisa ultimamente e tem dado maiores resultados. Em breve conto aqui no blog =D
      Beijoos

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  4. Olá, Gih.
    Que bom que você voltou com essa coluna.
    Eu impulsionei uma postagem da página uma vez e gostei bastante do resultado. Talvez eu use esse recurso mais vezes, só tenho que me programar melhor para não gastar meu dinheiro todo nisso, rs.
    Abraços.

    Minhas Impressões

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  5. Oi, Gi!

    Adorei a coluna, bastante pertinente!
    Você me deixou curiosa quanto a testar essa ferramente disponibilizada pelo Facebook, pois não sabia nem como funcionava... Pelo que percebi, vale muito a pena!
    A página do meu Blog também não é tão atualizada... Hahaha
    A preguiça reina, confesso. :/
    Mas, estou trabalhando nisso rs

    Um beijo! <3
    Marcela Carvalho.

    https://devaneiosdalua.wordpress.com/

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