segunda-feira, 20 de junho de 2016

O que fazer quando receber uma crítica negativa?

E aí meu povo, tudo bem com vocês? 

Hoje a postagem é para os autores. Isso mesmo! Você aí ô criatura que escreve, não saia daqui. 

Aqui no blog, existem várias dicas para quem deseja escrever. E recentemente criei uma coluna para falar de divulgação. Só autor sabe o quão difícil é ganhar um espacinho e a chance de mostrar nosso trabalho. 

Só que aí a criatura consegue um pedacinho dos leitores. E o que ela faz? Caca. Isso mesmo! Ela faz caca na internet. Ela queima o filme. Ela pira o cabeção por nada. 

Do que eu estou falando? Das resenhas. 

Resenha às vezes causa um transtorno enorme. O blogueiro faz uma resenha, o autor não gosta, ele manda tirar, o blogueiro fala mal do autor, o autor fala mal do blogueiro e... quem perde nessa, geralmente é o autor. 

E não, NÃO estou falando que ele é a vítima. É claro que quem perde é o autor, afinal, foi ele que fez caca. O blogueiro só deu uma opinião. 

Eu sei gente, eu sei. Tem resenha que machuca, tem resenha que parece ofensa, tem blogueiro que pesa a mão, às vezes dá vontade de chorar... 

Mas galera, ninguém agrada todo mundo. E o blogueiro precisa dar sua opinião sincera. Afinal, os leitores do blog confiam que ele está sendo verdadeiro. 

Então aceite que a resenha é só uma opinião. Uma opinião que pode te ajudar muito no futuro. 

Mas então o que fazer quando um blogueiro fizer uma resenha negativa? 


É isso mesmo galera. Sigam o conselho dos pinguins. 

Há quem acredite que autor não pode comentar em resenha negativa. Eu discordo. Acho que quando um autor comenta na resenha, ele demonstra que se importa com a opinião do leitor. 

Mas claro né galera, nada de dar piti. Sorria e acene. Sorria e acene. Agradeça ao leitor pela oportunidade, por ele ter lido seu livro. Afinal, ele te deu uma chance, um espacinho para você mostrar seu trabalho. 

É uma pena que ele não tenha curtido, mas isso acontece. E você pode dizer a ele isso. Dizer que sente muito por ele não ter curtido, mas que ele pode conhecer seus outros trabalhos, quem sabe ele curta suas outras histórias? 

E super importante, anote todas as críticas para que no seu próximo trabalho, você se saia ainda melhor. 

Isso tudo é o que você pode fazer - caso se sinta maduro o suficiente. 

O que você não pode fazer, de maneira alguma, é sair discutindo com blogueiro,  sair difamando blogueiro, pedir para seus fãs te defender, sair ameaçando, pedir para ele mudar a resenha, tirar a opinião dele do blog -isso é censura gente. 

Claro galera, ninguém aqui precisa sair por aí divulgando resenha negativa do próprio livro. Eu mesma, não divulgo resenhas negativas (salvo resenhas de parceiros, pois acredito que o parceiro mereça ter seu trabalho divulgado sempre). Mas de maneira alguma tento impedir que essa resenha chegue aos meus próximos leitores. Se chegar, tudo bem. O leitor perceberá que se ele resolver ler o livro, ao menos lerá o livro de uma autora bem resolvida, educada, madura e atenciosa. E cá entre nós, isso faz muita diferença. 

E é isso povo. 

Pensem e reflitam a respeito. 

Opinião é opinião, cada um tem a sua, ainda bem. E os blogueiros são seus maiores aliados. Nunca perca esse vínculo. 



Um beijão e até a próxima! 

12 comentários:

  1. Oi Gih, tudo bem?
    Parabéns pelo texto!
    Eu, por exemplo, prezo SEMPRE pela honestidade em minhas resenhas. Jamais vou mentir apenas porque sou parceira do autor. Afinal, meu compromisso é sempre com a verdade e com meus leitores.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Super concordo com vc, Gi. Acho muito bacana vc abordar assuntos assim no seu blog, pq vc conhece os dois lados: o do autor e o do blogueiro.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Infelizmente não temos mais autores como você hehe. Quando não gosto do livro, e isso acontece é claro, não é todo mundo que gosta de tudo, procuro ressaltar os pontos positivos da obra, mas não vou deixar de falar o que achei. Infelizmente tem autor que só quer ouvir coisas bonitas sobre seus livros. Já passei por duas vezes de ter que me explicar para autor no meu Facebook pessoal. Uma vez foi um autor que nem era parceiro e só comentei em outra resenha que não lia livros que envolviam religião, o autor teve o desplante que vir brigar comigo. Outra vez foi um parceiro que já tinha lido e resenhado vários títulos dessa pessoa no meu blog sempre gostando dos livros e por fim quando teve um que não gostei da protagonista, tive que ler um sermão no face. Haja paciência. E além disso nem acho que uma resenha negativa vá fazer alguém se afastar do seu livro. Aqui no seu blog mesmo já li uma resenha do livro Dias Perfeitos e ainda assim resolvi ler um livro do autor.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nem eu, nem o espelho hahahha
      Brincadeirinha :)
      Pois é Sil. Eu já tive uns problemas bem sérios.
      Acho que sei de que caso você está falando e eu fiquei bem revoltada com isso :(
      Beijão e continue com suas resenhas sinceras e maravilhosas =D

      Excluir
  4. Ooi! Excelente post.
    Infelizmente nem todos os autores pensam assim, e realmente já vi alguns que acabaram tratanto blogueiro mal por causa da resenha, fazendo textão e tudo mais. haha Acontece, infelizmente.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gih.
    Nós, como resenhistas e escritores, vivemos os dois lados da moeda e conseguimos ter um discernimento melhor da situação, né?
    Como blogueiro, sei que algumas vezes pego pesado. Eu sou chato e bem crítico, apesar das resenhas serem sempre respeitosas. Porém, mesmo estando do outro lado, quando recebo resenha negativa, isso dói. Querendo ou não, é o nosso trabalho. Porém, ainda sim sempre comento, afinal temos que valorizar a resenha do leitor, como você bem disso.Além disso, sempre pego dicas valiosas com resenhas negativas.
    Ótima postagem.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gislaine!!! Sensacional o post!!

    Como blogueira eu devo confessar que me pesa às vezes fazer uma crítica negativa pq sei que doi nos autores, mas tb preciso ser sincera com o meu público, seria bom que os autores pensassem nisso tb né?

    Enfim, parabéns pelo texto!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Sempre lacradora, hein, mulher!!
    Graças aos céus eu nunca tive problema nenhum com resenha negativa. Eu, assim como você, prezo muito a honestidade. Jamais falarei bem de um livro que não gostei. Apontarei todas as falas sendo sempre respeitosa, claro. Pois uma coisa é ser crítica e outra bem diferente é ser estúpida e mal educada
    Já vi blogueiros falando atrocidades, vi um, por exemplo, que falou que não leria mais nada do autor nem se pagassem pra ele... aí já é muito deselegante. Mas como blogueiros, temos que prezar pela nossa credibilidade!
    Uma vez aconteceu uma coisa muito bacana, pois li um livro chamado A Hora da Verdade, da Neiva Meriele e não curti nada vezes nada. Fiz a resenha e a autora comentou, me parabenizando, acredita? Pq eu sempre ressalto que é a minha opinião, e que o livro pode funcionar muito bem com outra pessoa.
    Enfim, são ossos do ofício, acredito!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Gih, estou gostando cada vez mais dessa coluna!
    Ei concordo com você e acho que essa é uma das formas mais elegantes de reagir a uma resenha negativa.
    O autor tem que estar preparado, pois em algum momento, o livro não vai ser só elogiado.
    Eu sempre prezei pela sinceridade nas minhas resenhas, tanto que, uma vez, eu resenhei um livro de um autor querido, mas nem tudo nos livros foram flores e eu apontei os pontos negativos também, ele, no entanto, agradeceu a sinceridade, ao invés de tentar me censurar e isso é algo que eu prezo muito em autor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi Gih, sua linda, tudo bem?
    Outro dia eu vi um caso no face em que a autora fez justamente isso, ameaçou processar um blogueiro e vi a postagem dela pedindo justamente para os fãs a defenderem. Gih, eu fiquei muito assustada, nunca tinha visto isso antes. Não falo somente de como saber lidar com resenhas negativas, me assustei pelo comportamento. Nunca pensei ver isso no mundo literário. Acredito de coração que todo relacionamento tem que ser baseado no respeito, sem ofensas de nenhum dos lados. O mundo precisa de mais amor!!! Adorei sua postagem, traga novas assuntos.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Gih,

    Concordo com você tem alguns autores que não gostam de receber críticas, não compreendem que faz parte de um processo de crescimento e que todo mundo é imperfeito....ótimo post....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Gih!
    São posts assim que muitos autores tem que ler na vida. Tem gente que só gosta de receber elogio e isso é um problema.
    Já recebi críticas negativas. Fiquei sentida? Claro que sim! A gente se sente mal por não ter agradado o leitor, mas isso faz parte e logo passa. A gente vê o que pode levar como algo a ser melhorado e bola para frente.
    Opinião é opinião! A gente não consegue agradar a todos.
    Beijos!

    ResponderExcluir