segunda-feira, 14 de julho de 2014

Música para inspirar

Oi pessoal. Passando aqui para dar uma dica muito legal. Música para inspirar. Eu simplesmente amo ouvir músicas enquanto escrevo. Parece que deixa a imaginação voar longe. E sem falar que ter uma trilha sonora perfeita para o seu livro é tudo de bom.
 É claro que bom mesmo, seria se eu tivesse um amigo talentoso pra criar uma trilha especial só para meus livros. Mas como esse amigo ainda não nasceu, eu escuto as músicas já existem e vou escolhendo aquelas que tem o mesmo ar do meu livro.
As tristes para meus dramas, as românticas para meus romances.
E escolher uma música tema para seu livro, ou várias músicas temas, é muito legal. Além de ajudar na inspiração daquele dia, em que as ideias não estão fluindo, as músicas podem virar seu book trailler ou mesmo estarem presentes no dia do lançamento. Sem falar que é muito legal ouvir uma música e imaginar seu livro ali.
Preciso dizer que minhas músicas preferidas são nacionais. O que mais podia ser? Sou defensora da nossa terra e de tudo o que vem daqui. E pra confessar ainda mais meu segredinho, minhas músicas temas são esses sertanejos universitários. Ah, qual é? Jorge e Mateus são perfeitos. S2
E acho que tem tudo a ver porque meus livros acontecem no Brasil. Com personagens brasileiros. Que escutam músicas brasileiras.
E elas são um prato cheio para meus livros. Se eu vou escrever, ligo o rádio e viajo. É muito bom.
E você? Escuta músicas para se inspirar? Ou então quando lê um livro? Quais? Conte aí nos comentários!

14 comentários:

  1. Hum... música como inspiração pode até ser uma arma contra o marasmo de escrever por escrever. Por isso que uma volta pelos lugares que gostamos, somados a uma boa trilha sonora dá sempre aquele gás.
    Para escrever utilizo quase sempre de música clássica, pois é meu estilo favorito, mas para ser se a cena é realmente boa eu costumo pedir indicações de músicas. Como em uma novela cada núcleo tem sua música representativa, nas minhas cenas também tem. O melhor é quando o leitor consegue identificar um som para aquele personagem ou imaginar músicas para as situações. Pode ser um J&M ou um Kraftwerk, o que importa é dar aquele Up que às vezes falta nos próprios suspiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi K. É mesmo. Cada cena uma música. Ah, estou ansiosa para ler o que me enviou. Mas confesso que estou com um certo medo. :) mas vou deixar isso de lado e abrir os PDF q vc me enviou. Abraços!!!

      Excluir
  2. Eu raramente escrevo sem música. A saga que eu escrevo é sobre uma música aí seria uma infidelidade da minha parte não ser inspirado por ela. Na verdade eu até crio um "soundtrack" pra meus livros. Pensei em divulgar as músicas escolhidas após lançar para que os leitores ouçam e captem ainda mais o espírito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Franklin. Sim, isso é mt legal. No lançamento do meu livro, to fazendo uma coletanea de músicas que combinem com a atmosfera do livro para tocar. Acho que dá um toque especial. :) Abraços

      Excluir
  3. Oi Gih!
    Eu adoro escutar músicas e elas sempre me inspiram a minha próxima leitura. Só que durante a leitura propriamente dita, não consigo ficar ouvindo música, pois daí fica mais fácil para dispersar e perder a concentração!

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fe. Meu problema em ler e escutar música, é q de repente, não sei mais o que é música e o que é livro. Mas para escrever, uma música é td :) Abraços

      Excluir
  4. Eu não leio ouvindo música, não consigo, gosto do silêncio nesse momento, mas quando vou escrever algo geralmente gosto de escrever ouvindo alguma música, parece que a gente fica mais inspirados, né? kkkk No entanto, a cada vez é uma música, nunca é igual e geralmente eu vou no youtube e coloco um mix de músicas, dai aparece músicas super diferentes e tudo mais kkk


    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa. :) Sim, músicas inspiram muito. Mas para ler, também prefiro o silencio. Ou começo a confundir tudo. Heheheh. Bjs

      Excluir
  5. Não consigo escutar música enquanto leio, gosto de me concentrar na leitura!
    Mas a música é uma fuga da realidade sempre!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale :) Realmente a música faz viajar. Mas tbm prefiro ler em silencio. Mas para escrever, ligo o som. Beijos

      Excluir
  6. Música movem o mundo, oque seria de nós sem música?? Eu não consigo ficar sem meus fones de ouvido e amo escutar música, mas para ler depende muito, normalmente prefiro o silêncio mesmo.
    Beijão da Gab,
    Thousand Lives to Live ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gab! Tbm adoro músicas. para mim, funcionam como livros. Imagino histórias em cada música. Um filme :) Beijos

      Excluir
  7. Tango me ajudou muito a escrever dramaturgia. Escrevi um texto em três dias ouvindo tango, quero dizer, foi digitado em três dias, mas levou seis meses fervilhando na minha cabeça. Funcionou tão bem que foi premiado e publicado pela Funarte. Recomendo essa prática.

    ResponderExcluir