terça-feira, 29 de julho de 2014

Só escritor?

Oi galerinha!!! E então, passou o dia do escritor e eu fiquei pensando: "Mas afinal, o que é ser escritor?" Ouvi alguém uma vez dizer que era quem escrevia. Pobre mortal. Um escritor é muito mais do que alguém que escreve.

Pra começar, um escritor é alguém que conta histórias de pescador. Histórias de pescador? Isso mesmo. É aquele contador de histórias que cria e aumenta coisas mirabolantes. Que tem o dom de transformar uma cena cotidiana, em um drama, uma comédia ou um romance.
Sabe aquele seu amigo que fica com uma mina mais ou menos na balada, mas conta e com detalhes, que pegou mais de cinco, todas maravilhosas e que todas ficaram apaixonadas e ele inventa até nome, idade, religião e número de telefone? Então!!! Esse tem talento. hehhehe. Mas falando sério, escritor é aquele que consegue enfeitar a história, por mais normal e boba que ela seja e transformá-la em um grande livro.

Outra coisa muito bacana em um escritor é saber criar frases de efeito. Essas que vão virar "quotes" nas resenhas. Eu sempre gostei de criar frases de efeito. Mas no meu livro que já está publicado, há pouquíssimas, porque é uma comédia romântica e não tem esse lado forte das frases de efeito que gosto de criar. Mas o próximo, vem cheinho delas. Quando eu penso em uma frase, eu anoto e tento encaixar no próximo livro. Amoooo frases de efeito. Mas não curto aquelas frases cliches : "Se arrependimento matasse, eu estaria morto". Sei la´. Acho que podemos criar mais do que isso.  "Minha vida tinha se transformado numa tentativa desesperada de não perder Rita. Nem mesmo por um segundo. " (Os sonhos de Rita-Gislaine Oliveira)


Um escritor também deve ter o hábito de escrever compulsivamente. De não conseguir controlar a mão. De ela digitar sem parar. Ou então, de escrever nas folhas do caderno. Essa coisa de escrever sem parar. E também deve imaginar sem parar. Um escritor é alguém que imagina o mundo. Que imagina um amor. Um crime. Que nunca para de imaginar.




Um escritor também deve ser um leitor. Daqueles que devoram a biblioteca, as revistas dos consultórios de dentistas, as timeline das redes sociais. Escritor, deve ser um leitor voraz.



E mais. Um escritor deve ser psicólogo, professor, palestrante, revisor, entender de marketing, ser vendedor, saber negociar, deve entender do tempo, entender de história, deve saber um pouco de matemática, um pouco de geografia. Para ser escritor deve entender um pouco de direito, de designer gráfico, de seitas religiosas, de leis. Definindo: O escritor é o faz tudo. hehhehe.  Para ser escritor, é preciso gostar das palavras, sim. Mas para ter a profissão escritor é preciso ir além do papel.

E você? O que mais acha que um escritor deve ser? O que você mais gosta em um escritor?

8 comentários:

  1. Seu texto ficou tão espirituoso que fiquei em dúvida se devia me considerar uma escritora msm! kkk
    Seu livro parece ser legal *-*
    Tbm amo criar frases de efeito XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!!! Eu acredito que blogueiros, são grandes escritores :) e muitas vezes tem até mais leitores do que os escritores tradicionais !!!! Siiiim, meu livro é muto legalll. Mas sou suspeita para falar. heheheh. Frases de efeito são tudo não é mesmo? Beijoooosss

      Excluir
  2. Ahhh então posso dizer que sou uma escritora, pois escrevo o tempo todo e tenho uma mente tão fértil que nem sei como meus dedos chegam a acompanhar meus pensamentos. E além disso leio compulsivamente, chega a ser quase 7 livros por semana, ultimamente tem sido tudo em ebook, mas está valendo :)

    Depois passa no meu blog.
    http://www.lidiamedeiros.com.br

    Beijos, adorei a matéria sobre o escritor :)

    ResponderExcluir
  3. Oiiii!!! Sim!!!! Vc é uma escritora!!! S2 que bom que gostou do post. Vou dar uma passadinha lá no seu blog :) Beijooooss

    ResponderExcluir
  4. Acredito que todo escritor deve ser sonhador e um pouco louco – sejamos sinceros, é preciso um pouco de loucura para conversar com seus personagens e criar toda uma história de vida para eles. Adorei o seu texto, querida!

    Esta semana entrevistei um escritor de romance policial. Dá uma passadinha no meu blog para ler: http://www.benoliveira.com

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ben!!! Sim, é preciso ser meio doido :) Porque literalmente conversamos com um personagem. E eles acabam se tornando reais de certa forma para nós. Que bom que gostou do texto. Vou dar uma passadinha sim para ver essa entrevista. Adoro conhecer um pouco mais sobre os autores. Abraços

      Excluir
  5. Que texto lindo, adorei de verdade. Fala realmente o que é ser um escritor. Continue com textos assim que você irá mais longe do que esta.

    Blog Sopa de Letrinhas
    Skoob

    ResponderExcluir