sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Oii galerinha, tudo bem??? E hoje é dia de resenha nova aqui no blog. Vamos conferir???


Título: A Mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Páginas: 219
Skoob
Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.




Minha Opinião: Este é um livro que estourou e que logo caiu no esquecimento. Ele foi muito falado quando lançado, graças a estratégia de marketing da Editora Novo Conceito. Mas Logo que passou o tempo de divulgação, ele foi deixado de lado. O que na verdade é uma grande pena, já que é uma linda história e mesmo que aborde um tema tão explorado na literatura - o câncer- ainda assim consegue ser único. 

A Mais Pura Verdade conta a história de Mark, um menino que cansado de não poder fazer suas próprias escolhas, resolve tomar uma decisão radical. Ele resolve largar o tratamento, fugir de casa e realizar um grande sonho : escalar um grande monte. Com uma mochila, um cachorro e um desejo, Mark abandona o conforto do lar e parte para o que pode ser a maior aventura de sua vida.

Nós acompanhamos a história de Mark narrada por ele mesmo em primeira pessoa e conhecemos também o lado das pessoas que ficaram, através de uma narrativa em terceira pessoa. 

Mark é um menino encantador e muito corajoso. É fantástico a forma como Dan criou este personagem. Ele não é o tipo de menino que está tranquilo com a morte que chegará. Que menino ficaria feliz com isso? Mark está triste, com medo e com muita raiva. Não é justo. Não é justo que uma criança ou mesmo um adulto tenha que passar por tanto sofrimento. 

"Eles chorariam quando eu partisse, mas era eu quem partiria. Eles teriam todos os amanhãs do mundo para se sentirem melhor. "



É impossível não torcer por este menino. Impossível não torcer para que tudo fique bem.

Beau que é o seu cachorrinho que o acompanha na jornada é fantástico e tem um grande papel na história. Jessie, sua amiga que ficou para trás também. Mesmo longe, apenas a lembrança dela aquece o coraçãozinho do nosso pequeno herói. 

O final do livro, abre um leque de oportunidades e possibilidades e vai depender exclusivamente do seu entendimento. E isto definitivamente é um elogio.

O livro aborda temas de grande importância, como a amizade, escolhas, família, morte, doenças, sonhos. Mesmo assim, ele é escrito de uma forma muito leve o que não me impediu de derrubar algumas lágrimas, por isso acho que ele é bastante indicado para um público jovem.

Uma coisa que me incomodou porém, foi o título ser repetido tantas vezes ao longo do livro. Isso é uma coisa que acontece muito em alguns livros e só posso dizer que isso é chato, chato, chato. E essa é a mais pura verdade. ok, parei, kkk 

A diagramação está perfeita, com uma fonte super confortável que facilitou a vida desta que vos escreve. A capa também é super bacana e combina muito com a história. 

Por fim, não posso deixar de indicar. Este provavelmente não será O livro da sua vida, mas com certeza você vai ficar com um pedacinho de Mark, Beuau e Jessie depois de ler. 

" Esta é uma coisa que eu não entendo: praticamente tudo. Não entendo nada de nada. "




Então por hoje é só. Me contem aí pessoal. já conheciam? Já leram? O que acharam? 

10 comentários:

  1. Olá, Gih.
    Esse livro parece ser, além de uma boa leitura, uma obra que traz reflexão. Afinal, ver uma criança sofrendo dessa maneira sempre gera alguns pensamentos e traz diversos ensinamentos.
    Certamente vou conferir a obra. Já está na minha lista de desejados.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gih!

    Não conhecia ele ainda, mas parece ser um livro bem fofo (apesar do tema tão profundo quanto este).

    Vou adicionar à lista de desejados, haha.

    Até mais,
    ser-escritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ameeeeiii! Todo mundo indica muito esse livro e eu sou doida pra ler. Depois de sua resenha vou comprar com certeza! E até mesmo fazer uma depois...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gih.
    Eu adorei esse livro. Chorei um monte no final hehe. Que lealdade do Beau. E é impossível não torcer pelo Mark, para que ele consiga seu intento. É uma livro que vale e muito a leitura.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá Gih!
    Eu conheço o livro só de nome mesmo. Talvez até passasse longe dele, porque acho esse tema de câncer um pouco batido já! Mas ele é contado por uma criança, isso é um ponto a favor para eu ler.
    Eu queria entender essas capas de livros em azul, preto e branco, seguindo o A culpa é das estrelas. Tem épocas que as capas acabam se repetindo. Isso me incomoda um pouco!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto disto Ane, mas infelizmente as editoras fazem para atrair ainda mais o público :P
      beijooos

      Excluir
  6. Não é O melhor livro da vida mas é tão gostoso de ler né? O garoto é super corajoso, tem um cachorro fofo, trata sobre uma doença e ainda fala sobre seguir seus sonhos e se aventurar, tem como não gostar? HUSAHS
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gih!
    Confesso que comecei a ler esse livro e acabei parando (também um pouco irritada com a repetição do título, algo que odeio haha). Mas, sua resenha me deu um pouco de fôlego para tentar retornar a leitura. Gostei muito!

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Wis. Espero que retorne e curta a leitura =D
      Um beijão

      Excluir
  8. Já quero ler esse livros
    se quiser passar no meu blog ficarei muito feliz
    http://utopiasdegarotaa.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir