quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor - Jonathan Tropper

Oiii gente linda, tudo bem??? Hoje estou aqui para mais uma resenha em parceria com a Editora Arqueiro. Vamos conferir???


Título: Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor
Autor: Jonathan Tropper
Páginas: 256
Editora: Arqueiro
Skoob
Sinopse: Não é preciso ser nenhum gênio para perceber que a vida de Drew Silver é uma sequência de decisões equivocadas. Faz quase uma década que sua banda de rock emplacou uma música, filha única de mãe solteira. Desde então, a banda se separou, sua mulher o largou e Silver tem assistido a vida passar, tocando em casamentos – quando aparece algum – e descontando os cheques cada vez menos frequentes que recebe pelos direitos autorais de seu único sucesso. Silver então descobre que a ex-mulher está prestes a se casar de novo e que a filha adolescente, Casey, está grávida. Para completar, depois de sofrer um derrame que o deixa incapaz de controlar a língua e guardar para si o que pensa, ele precisa de uma cirurgia no coração. Diante desse cenário, o músico fracassado depara com a pergunta decisiva: será que vale a pena salvar uma vida tão mal vivida? Assim, sob o olhar exasperado da família, ele toma a decisão radical de se recusar a fazer a cirurgia e dedicar o pouco tempo que lhe resta a tentar consertar o relacionamento com Casey e aproveitar a vida – mesmo que ela não dure muito. Com diálogos rápidos, irônicos e sagazes, Jonathan Tropper confirma sua habilidade em retratar com humor e perspicácia o lado oculto da família moderna.


Minha Opinião: Antes de Partir desta pra uma melhor conta a história de Silver, um baterista que deixou de fazer sucesso há cerca de 7 anos, mesma época em que se separou.

Durante estes 7 anos, Silver foi decaindo cada vez mais. O dinheiro está cada vez mais escasso, ele não convive mais com a filha, não voltou a namorar, e possui amigos tão fracassados quanto ele.

As coisas não poderia piorar, poderiam? Poderiam! Silver descobre que sua ex mulher vai casar e que sua filha adolescente está grávida. Pode piorar? Pode! Silver descobre que está com uma grave doença e só sobreviverá se fizer uma delicada cirurgia.

" O suicídio é difícil, mas não é nada comparado com a manhã seguinte."

O problema é que para Silver, sua vida já está acabada. Ele já deixou de viver há muito tempo, agora ele apenas sobrevive. E talvez salvar seu coração, não seja um bem tão grande para a humanidade. E então Silver toma uma grande decisão: NÃO irá fazer sua cirurgia. Mas fará de tudo para tentar recuperar o tempo perdido até que a morte venha.

"Todo mundo morre sozinho. Isso é um fato. Alguns, mais sozinhos do que outros."

Com esta premissa delicada e até um pouco clichê somos levados até a vida de Silver. Durante sua jornada, ele sofre um derrame e acaba perdendo a capacidade de controlar o que fala. Imaginem a confusão?


"Somos todos clichês, ..., estamos todos seguindo roteiros que foram escritos e interpretados muito antes de conseguirmos aquele papel."

Então o livro até tem um lado engraçado. Mas ele é muito mais trágico do que cômico. É muito triste ver o ponto onde Silver chegou. A vida que ele abriu mão. E ver seus amigos, talvez em situações piores do que ele.

"... eles fizeram tudo certo e, de qualquer maneira, ele deu errado."

É um livro que te faz pensar, refletir. O que é importante na vida? O que vale a pena? É melhor viver uma vida de 40 anos ou uma existência de 90?

Já conhecia a escrita do autor. E ela é perfeita. Somos apresentados a vários tipos de personagens, Jonathan consegue descrever os mais variados tipos de pessoa e todo o tipo de sentimento e situação. Temos a adolescente grávida, o ex marido deprimido, o noivo da ex mulher, o triângulo básico, as crises existenciais e por aí vai.

Mas não posso dizer que este livro tenha se tornado meu favorito. E a culpa pode ser das expectativas. Já havia lido outro livro do autor - Como Falar Com Um Viúvo - e amado. Mas o mesmo não aconteceu com este. ADPDPUM tem uma premissa maravilhosa. Mas acho que houve muito drama onde não precisava e o final.... bem o final é de deixar qualquer um querendo se matar. Eu AMO finais abertos, mas neste caso, eu tinha vontade de matar o autor e após me matar kkkk

Mas nem por isso eu deixo de indicar o livro. Acho que vai te fazer sorrir, se encantar, refletir e querer viver a sua vida da melhor forma possível. Como eu sempre digo, um final ruim, não necessariamente estraga um livro tão belo. E o final é lindo, mas é tipo um imenso buraco. Ou talvez a vida seja assim? E você precise se jogar? Sei lá, já estou refletindo muito aqui, heheh, por isso vou parando.


Mas me contem se vocês já conheciam e o que acharam da resenha. Um beijão e até a próxima!!!

22 comentários:

  1. Tenho vontade de ler esse livro. Já li algumas coisas sobre ele. :D

    Beijos
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu o resenhei anteontem e também fiquei querendo matar o autor... por que você fez isso? Eu gostei do livro, nunca tinha lido lad-lits e a escrita do autor, carregada de ironia, conquistou meu <3!

    resenhaeoutrascoisas.blgospot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi,
    não conhecia o livro, mas confesso que não compraria, acho que não é muito minha cara.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. ADPDPUM?!?! hahahahhah, que nome enorme esse livro tem! :P
    Eu também já li Como falar com um viúvo e gostei muito, mas essa já é a segunda resenha que vejo dizer que esse livro é mais trágico, fora o final que não está parecendo ser nada agradável.. Então, infelizmente não estou com a mínima vontade de ler :P

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Gih,

    Não li nada do autora ainda, mas tenho muita vontade, os comentários são super positivos, essa capa é muito criativa né?

    Parabéns pela sua resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não curto as capas dos livros do autor :P
      Mas acho que essa é a melhor, hehehhe
      Beijooos

      Excluir
  6. Olá, Gih.
    Um livro com uma escrita boa, que te arranca algumas risadas e que te faz pensar é sempre uma dica interessante. Vale a pena conferir, sem dúvidas.
    Vai para a lista dos desejados.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  7. Oi Gih, o livro tem uma premissa muito bacana! Gosto de livros que nos fazem pensar sobre a vida e de como estamos vivendo os nossos momentos. Parabéns pela resenha! Bjs, e uma ótima semana!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gih.
    A capa dese livro é linda. Ainda não conheço a escrita do autor, então não sei o que esperar. Mas não sei se leria esse livro, pelo menos no momento não. Achei ele meio depressivo e tenho que estar preparada para ler um livro assim hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Gih! ^^
    Tudo bem??
    Ainda não conhecia o autor. O livro não me interessou muito não. Gosto mais de fantasia, terror, suspense ou aventura do que dramas de família. Acho que esse eu passo. Mas para quem gosta do gênero pode ser uma boa. Pena ter deixado o final aberto como você comentou. Detesto isso... (pelo menos na maioria dos casos).

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  10. OI
    Muito boa essa resenha, eu já conheço a escrita do autor e é bom mesmo.
    Eu to curiosa para ler ele desde que vi o lançamento, pois parece ser interessante
    e a sua resenha mostrou bem isso, coitado do protagonista apareceu tantos problemas para o coitado.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gih, tudo bem???

    Antes de mais nada, obrigada pela indicação do livro da barata! hahahaha Vou procurar a resenha pra ler!

    Sobre o livro em questão, não tenho muito interesse nele. Não curto lad-lit, não é um gênero que me agrade.faz meu estilo de leitura.
    Mas esse cara, coitado, podia ser um personagem do livro Desventuras em Série! hahahahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tami. De nada, hehehhe. Acho que você vai curtir :)
      Beijooos

      Excluir
  12. Nossa fiquei até com dó do pobre Silver
    não conhecia a história, mas detesto finais abertos,
    então prefiro manter distancia para minha segurança rsrsrs

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  13. Oi, Gih.
    Fiquei muito triste por ter solicitado esse livro e não recebendo :/ Tropper é um dos meus autores favoritos.
    Não achei a premissa do livro nada clichê. Pelo contrário, o gênero literário do Tropper é pouquíssimo explorado e bem original.
    Beijo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, por que será que você não recebeu? :( Sim, sim, o gênero é. Mas esta coisa da pessoa que não quer se tratar é bem batida hehhehe
      beijooos

      Excluir
  14. Oi Gih!
    Gostei bastante da premissa desse livro, mas não o leria no momento. Apesar dos dramas me "encantarem", não curti esse e acho que ele me colocaria numa depressão! Muito triste viu..
    Já sobre o final eu posso dizer que estou aprendendo a gostar de finais em aberto! Eles deixam espaço para o leitor pensar e questionar, mas é uma pena que com este não tenha ficado legar...
    Beijos querida e boas leituras!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Gih!
    Adorei a resenha. E nunca tinha ouvido falar desse livro. A premissa deve realmente me parece boa, mas acaba me lembrando de alguns filmes asiáticos que eu assisti. Onde o personagem descobre que tem câncer e não se trata e morre no final.
    Fico imaginando como foi o final para te deixar com vontade de morrer. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Poxa, não conhecia esse livro e seu post me interessou, ainda mais quando escreveu ser de diálogos rápidos.
    Vou adicionar ao meu skoob :)

    ResponderExcluir
  17. Amei a resenha ja tinha visto esse livro, coloquei na minha lista

    ResponderExcluir
  18. Olá!!
    Não li e nem pretendia ler, mais depois de sua resenha mudei de ideia , livros que nus fazem pensar sobre a vida e o que vale a pena nela, sempre mechem comigo.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  19. Não tem jeiti minha lista aumentou, espetacular sua resenha

    ResponderExcluir