terça-feira, 11 de agosto de 2015

Imersão e Caleidoscópio - Nina Spim

Oiii povo lindo, tudo bem??? Dia destes apareci aqui para falar dos contos da Nina Spim. Eu finalmente os li e estou aqui para contar tudo o que eu achei. Bora conferir???

Título: Imersão
Autora: Nina Spim
Páginas: 4
Sinopse: Os dias difíceis parecem normais para todos, certo? Mas, no caso de Lou, um dia difícil é muito mais do que isso. É uma luta constante contra si mesma e seus demônios invisíveis. Caio, seu marido, a aceita como é e muitas vezes precisa ser firme. O que é a depressão para você? Até quando você poderia vê-la desgastando a pessoa que mais ama?

Minha Opinião: Acho muito arriscado quando um autor resolve falar sobre um tema como este: depressão. É muito comum o autor se perder e acabar fazendo bobagem e não dando a devida importância a este problema. Então quando resolvi ler este conto, li com um pé na frente na expectativa e um pé atrás. Mas felizmente a Nina se saiu muito bem. 

O conto é como se fosse a depressão em si. Sem um começo, meio e fim específico. E é isso que a depressão é. Sem uma exata lógica ou motivos. Ela só é. E isso é bastante interessante. Quatro páginas não seriam suficientes para "argumentar" convincentemente sobre o assunto. Mas da forma como a Nina escreveu, é possível perceber a realidade de quem convive com este mal. E é possível entender um pouco do lado de quem permanece ao lado de uma pessoa doente. 

Ele não é um conto comum. Com uma história que começa com um casal se conhecendo e ficando junto no final, por exemplo. Por isso acho que pode causar muito estranhamento em alguns leitores. Mas se você tem um conhecimento real sobre este tema, com certeza você vai conseguir entender.

Título: Caleidoscópio
Autora: Nina Spim
Páginas: 4
Sinopse: Conhecer o infinito nunca foi tão fácil para Júlia, até que Daniel a fez sentir que a beleza não precisa ser enxergada para ser contemplada na infinitude de quem eram. 

Minha Opinião: É este tipo de autor que me orgulha. Neste conto, temos um dos personagens que enxerga o mundo de uma maneira bem diferente. O que só comprova o quanto a Nina é humana e capaz de colocar personagens reais e escondidos pelas massas em suas histórias. 

Este não foi meu conto favorito, mas a autora ganha pontos pela escrita impecável e pelos personagens, como já mencionei. É um conto que mostra que há várias maneiras de ver o mundo. E que talvez a forma como você vê, não seja necessariamente a certa. Ás vezes, se você se permitir pode ver muito mais além.



Como os contos são bem pequenos, optei por fazer uma postagem só e falar sobre os dois. Falei pouco sobre eles, pois é bem difícil falar sem dar algum tipo de spoiler (?). Mas acho que com estas poucas palavras é possível conhecer um pouquinho destas duas histórias. Então se curtiram, corram lá para a Amazon =D

Me contem aí se já conheciam, se já leram e o que acharam. 

E por hoje é só. Um beijão e até a próxima :) 

10 comentários:

  1. Olá!

    A Nina parece ter uma escrita bem delicada... Gostei da premissa do primeiro conto.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Gih,

    Não conhecia os contos, gostei das sinopses, mas sua resenhas que me deixaram curioso, os temas são ótimos, principalmente relacionado a depressão....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gih!
    Ainda não li nada da Nina, mas parece que a escrita dela é boa.
    Fiquei curiosa com o primeiro conto. Ainda mais por saber que a autora não decepciona ao tratar do assunto.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gih.
    Dentre os contos, Imersão é o que me chama mais a atenção, afinal fala sobre depressão e deve focar mais em um aspecto psicológico, o que me agrada.
    Excelentes dicas.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto bastante de contos.
    Quando li que "Imersão" trabalha com o tema da depressão, levantei uma sobrancelha e falei "opa"! Porque de fato, é algo difícil de se trabalhar sem ser simplista e preconceituoso. Mas que bom que a autora se saiu bem.

    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  6. Fiquei super curiosa com Imersão! Achei essencial os pontos que você citou sobre a depressão não ter um começo nem fim, é algo que vai consumindo a pessoa progressivamente, não existe um botão pra acionar ou desligar, e se a autora soube abordar de tal forma o assunto, deve ser um conto ótimo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/08/tag-frases-de-mae.html
    Tem tag nova no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Olá Gih!
    Adorei as resenhas dos contos. Acho que eu gostaria de ambos. É tão bom ver que coisas tão curtinhas como os contos são capazes de fazer, acho que eles merecem mais valor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada da autora, é a primeira vez que vejo, não é bem o tipo de leitura que curto, mas fiquei um pouco curiosa..

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii Gih! Ahh a Nina é puto talento, os textos dela são sempre lindos e encantadores! :)

    Gosto por demais de seus escritos.

    Bjs ^^ 'Uma ótima semana.


    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gis! :D

    Awn, MUITO obrigada pelo carinho, viu? Adorei as resenhas! Muito obrigada por achar que não decepcionei em Imersão (tava com muito medo disso, especialmente de leitores que não entendem a doença e acabarem não entendendo o conto). Como eu convivo, em algumas épocas, com a doença, então foi uma coisa boa para mim, foi meio que me livrar de um peso por um tempo e tentar colocá-lo da melhor maneira possível no conto.

    Fico muito feliz pelas suas opiniões! ;)

    Beijos!
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir