domingo, 30 de agosto de 2015

Valsando com a gata - Pam Houston

Oiii galerinha, tudo bem??? E hoje tem resenha novamente, hehehhe. Vamos conferir???

Título: Valsando com a gata
Autora: Pam Houston
Páginas: 333
Skoob
Sinopse: Desde de a publicação de Meu Fraco são Cowboys, os leitores de Pam Houston reinvidicavam mais de suas personagens femininas, mulheres à procura de aventuras radicas e relacionamentos estáveis. Nesta obra, vamos para trás das lentes com a fotógrafa Lucy O´Rourke, acompanhando-a ao longo de 11 contos. 
Aos 32 anos, Lucy não tem sorte no amor e carrega nas costas uma infância atormentada por pais desequilibrados - mãe alcoólatra e pai ameaçador. Em busca de um ponto de equilíbrio, a fotógrafa embarca em uma série de viagens que a leva a tomar decisões erradas em momentos críticos. Desastres fazem parte de toda a jornada de Lucy: um acidente em um rafting em Cataract Canyon, um ataque de jacarés na Floresta Amazõnica e um furacão no Gulf Stream. 
As aventuras radicais nas quais a fotógrafa se envolve são, na verdade, um passo em direção ao equilíbrio interno e ao controle sobre sua vida amorosa, frustrada na maioria das vezes, por homens avessos a compromissos.



Minha Opinião: A primeira coisa que eu preciso dizer é: Quem fez esta sinopse era muito machista. Sério gente. Vocês repararam quantas vezes é falado em relacionamentos, homens e afins apenas nesta sinopse? E tudo bem se o livro realmente fosse focado neste lado. Mas esta é uma história que fala muito mais sobre descobertas e problemas familiares do que relacionamentos amorosos. Lucy é muito mais do que uma mulher que quer encontrar um homem. Aliás, nem sei se ela realmente queria isso. Lucy é uma mulher cheia de problemas, mas ainda assim forte. Ele tem traumas, passado, presente e futuro. Tem uma profissão. E tudo o que a sinopse diz é que vamos encontrar uma mocinha atrapalhada e azarada em busca do par perfeito. Me incomodou? Me incomodou muito. E vou reclamar sim. Machistas não passarão. 


Agora que desabafei, vamos lá. 


Valsando com a gata é dividido em vários contos - passagens - da vida da Lucy. Através dele, podemos conhecer uma mulher independente e segura; mas que mesmo assim, carrega os traumas que uma família desequilibrada provoca. 


Lucy é fotógrafa e ama descer rios. Tem várias amigas e amigos. Já teve todo tipo de relacionamento ruim. Ruim mesmo. Onde ela acabava aceitando as coisas erradas, justamente por toda a infância e adolescência perturbada. 


"Você deve entender. E se você não entende, é por que você teve sorte. " 




O livro acaba por fazer várias críticas sociais. Os pais que exigem demais dos filhos, a exigência que existe para que os homens sejam OS pegadores, a exigência que temos com o próprio corpo e isso é apenas o começo. 

Ele tem um lado engraçado, mas não digo que é exatamente uma comédia. Ele realmente tem umas tiradas engraçadas e inteligentes. 

"Você deve passar a vida ao lado da pessoa que pode transformar sua vida num inferno. " 

Mas reduzir esta obra apenas a uma comédia é muito injusto. 


"- Você não tem interesse nenhum em se proteger, Lucy? 

- Está falando de camisinhas? - indago. 
- Não, estou falando do seu coração. " 

O título da obra faz referência a um dos contos - talvez o mais complicado de todos - mas na minha opinião ele chama atenção. As páginas são amareladas e cada "conto" é um capítulo, por isso não são muito curtos. Mas a leitura acaba fluindo muito bem, pois queremos saber como termina cada episódio na vida de Lucy. 

Por fim, eu indico sim o livro. Indico a todos aqueles que entendem que uma mulher sem homem, é muito mais do que uma solteirona azarada. Indico a todos aqueles que sabem que a vida é mais do que encontrar o par perfeito. E que a vida é muito legal quando a gente arrisca. 

E hoje fico por aqui pessoal. Me contem se já conheciam, o que acharam e tudo o mais. Um beijão e até a próxima

17 comentários:

  1. Oi, Gih! Tudo bem?
    Olha, não me interessei mto por esse livro. Não me despertou interesse desde a capa. Pode até ser uma leitura divertida, mas n é meu estilo.

    Ps.: não achei a sinopse machista. Apenas descreveu a mulher procurando sua estabilização. Pessoal e amorosa. Minha opinião kk
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode não parecer só de ler a sinopse Markus. Mas se ler o livro, vai notar que mal se fala em homem. Que a trajetória da Lucy, nada tem a ver com encontrar um par ideal. Quando comprei o livro, confesso que comprei por achar que se tratava de uma comédia romântica sessão da tarde (que eu adoro) , mas não é nada disso. O livro é muito mais profundo. E quando você resume uma história como essa, apenas com esta sinopse, bem, há um grande problema sim.
      Mas entendo sua opinião, já que você não leu o livro, heheh e uma pena ele não ter te atraído. Beijos

      Excluir
  2. Oi, Giih!
    Ao ler a sinopse, a impressão que passa é exata essa: de uma mulher que só quer um homem. Mas lendo sua resenha percebi que é bem mais que isso, e gostei.
    Fiquei interessada. Vou querer lê-lo em breve.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  3. Capas machistas, sinopses machistas, livros machistas... O que não falta é machismo por aí, a verdade é essa. Realmente é estranho a sinopse relatar tanto sobre os relacionamentos se o livro não trata especificamente disso. Talvez tenham achado que isso vende.
    Quanto ao livro, especificamente, não sei se gostaria muito da leitura. A premissa não me convenceu e não sou muito fã desse gênero. O único quesito que me chamou a atenção é que a protagonista é uma personagem forte. Gosto disso.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gih!
    Tão chato quando a sinopse passa algo totalmente diferente do livro! Não conhecia este e logo fiquei curiosa, parecer ser bem leve de se acompanhar e o fato de trazer críticas me atrai muito. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gih.
    Não conhecia o livro, mas achei muito bacana sua opinião sobre ele. Achei bacana as questões já a história levanta, como o machismo presente na sociedade em achar que uma mulher solteira é triste e solitária.
    Pretendo ler se um dia tiver oportunidade.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá ...
    O livro parece ser bem interessante , tirando todo esse machismo .
    Acho que vou dar uma chance a ele .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gih.
    Hoje em dia tudo, desde a capa até a sinopse é pensando em vender, talvez por isso a sinopse machista. Em principio eu não me interessei por ser contos, mas como é sobre a mesma pessoa e fala de assuntos tão importantes como os citados por você na resenha, acho que até leria sim. Acho importante autores usarem de seus instumentos para fazer criticas a sociedade que está cada vez pior.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Também achei a sinopse nada a ver com a estória que vc descreveu na resenha, mas fazer o que né.. hahaha
    Gosto quando os livros trazem essa questão a tona, porque ajuda as pessoas a fazer o mesmo. Só não curti muito o nome da personagem, não é um nome brasileiro, acho difícil encontrar alguém aqui que tenha esse nome hahaha

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa. Mas a autora não é brasileira, kkkkk, então não tem problema o nome, ashuahsuahsu. Ele não se passa no Brasil ;p
      beijooos

      Excluir
  9. Oi Gih.

    Não conhecia o livro, mas super me identifiquei com a personagem, afinal também sou meia azarada para relacionamentos! hahahahaha Mas isso não interfere em nada na minha vida e sou muito feliz assim. Concordo com você que a sinopse foi triste hein. Quem fez errou feio na pegada. :P Adorei a resenha!
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei do livro, aprece ser muito bom,
    gosto do fato de se tratar de uma mulher que serve de exemplo
    não gosto de machismo e pela sinopse não compraria o livro,
    mas sim pela sua conclusão

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  11. OI
    que bom que gostou dessa leitura, parece ser um livro muito interessante
    e os temas tratados também parecem ser bons, até fiquei curiosa para ler,
    pois chamou a atenção por ser contos envolvendo a mesma personagem.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. mt boa a resenha! pena ter essa visão machista :/

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  13. Oi querida,
    Adorei a dica. Não conhecia o livro mas parece ser super interessante.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Gih, como sempre livros querem passar para nós que a mulher sempre precisa de homem para viver e fico feliz que esse livro seja diferente, não é ser "solteirona" e sim ser independente. Quem disse que a gente precisa de alguém para ser feliz? Bom não conhecia o livro, mas só por ir contra o romance da mesmice fiquei interessada em ler.

    blog-conectada.blogspot.com.br
    (Que dar um cara nova ao seu blog? Acesse: nathsdesign.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  15. Olá Gih!
    Amei a resenha, como sempre. =D
    É tão bom poder ver uma protagonista que não fica sofrendo por que não encontrou um par. A vida não é só para isso! Ela pode amar outras coisas, com certeza.
    É bom ver que os personagens também enfrentaram coisas na vida, como nós. Isso os torna mais humanos.
    E sim: Machistas não passarão. :3
    Beijos!

    ResponderExcluir