quarta-feira, 27 de julho de 2016

Madame Bovary - Gustave Flaubert

E aí povo, tudo bem com vocês? Vamos de resenha hoje? 

Título: Madame Bovary
Autor: Gustave Flaubert
Páginas: 334
Compre na AMAZON
Sinopse: Emma é uma mulher sonhadora, uma pequeno-bur­guesa criada no campo que aprendeu a ver a vida através da literatura senti­men­tal. Bonita e requintada para os padrões provincianos, casa-se com Charles Bovary, um médico interiorano tão apaixonado pela esposa quanto entediante. Nem mesmo o nascimento de uma filha dá alegria ao indissolúvel casamento no qual a protagonista sente-se presa. Como Dom Quixote, que leu romances de cavalaria demais e pôs-se a guerrear com moinhos, ela tenta dar vida e paixão à sua existência, escolha que levará a uma sucessão de erros e a uma descida ao inferno.

Minha opinião: Estava bastante ansiosa para ler esse livro então quando sua leitura foi proposta pelo clube de leitura aqui da minha cidade, eu me atirei. E bati a cabeça.

Primeiramente, preciso dizer que eu realmente gosto de clássicos, apesar de não ter lido ainda todos que gostaria. Mas não acho que todo o clássico seja essa maravilha toda... 

Longe de mim querer contestar o valor histórico do livro, a importância para sua época e até mesmo para a literatura... 

Se você pesquisar vai encontrar diversos críticos literários, pessoas que estudam literatura e leitores falando maravilhas sobre esse livro. 

Então vou te mostrar um outro lado... 

O que eu quero mesmo é contar minha experiência, então explicações dadas, vamos lá? 

Madame Bovary conta a história de Emma uma moça muito bonita e que casa muito jovem. Diferentemente de outras obras, neste Emma não é obrigada a casar. Na verdade ela está bem feliz em ter chamado a atenção do médico Charles. 

Acontece que logo, logo, Emma percebe que fez uma grande bobagem. Ela nunca amou o marido e já tem certeza de que nunca irá amá-lo. Para ela, Charles é um paspalho, um imbecil e o que a impede de ser feliz. 

Não precisamos ser gênios para descobrir o que vem a seguir. 

Emma é muito bonita e rapidamente ela chama a atenção de outros homens. Alguns bem espertalhões. E resolve viver a vida que sempre desejou, repleta de paixão, tesão e (acredita ela) amor. 

Mas como tudo que vai, um dia volta, logo Emma se torna a paspalha de seus amantes. Se torna o impedimento da felicidade de outros. E aí... e aí... é amiga, será que a traição compensa? 

Antes de começar a leitura, imaginava Bovary como uma grande mulher. Forte, destemida, poderosa. Infelizmente ela não é nada disso. Se você acha que as protagonistas de livros atuais são chatas, é porque você não conheceu essa irritante madame. 

Charles é um pobre homem coitado, senti pena dele em muitos momentos. Ele ama muito a mulher e faz todas as suas vontades. Mas ela só sabe dizer "cala-te!", "cala-te!" Pobre Charles, foi fiel ao seu amor até o final. 

Acho que nunca em toda a minha vida torci tanto para que alguém se desse mal. Cada vez que Emma se dava mal, eu fazia a dança da alegria. Talvez não tanto pela traição em si, mas sim por ela ser insuportável. A mulher não trata ninguém bem. Ninguém! Nem mesmo a filha.

Particularmente, também não achei a narrativa tudo isso não. O livro não é muito grande e a linguagem não é difícil, mas ele é arrastado demais. A todo momento somos levados a conhecer personagens que não fazem a mínima diferença na história. 

Sei que minha opinião é diferente de todas que eu vi por aí. Você dificilmente encontrará alguém falando mal deste livro. Não sei se porque realmente todo mundo ama, ou se quase todo mundo acha errado falar mal de um clássico... Mas eu não acho errado dar minha opinião, então aqui está. 

Acho sim que ele foi (é) importante e acho que você deveria ler. Mas pelo menos depois desta postagem, se você ler e quiser arrancar a cabeça da Emma, vai saber que não está sozinho. 

E é isso povo. Alguém aqui já leu? Concordam comigo? Me contem! 

E se você curtiu, compartilhe com os amigos! 

Um beijão e até a próxima! 

OBS: Ainda não vi o(s) filme(s), mas vi um trailer e pelo que vi no mesmo, ele está bem diferente. E acho que por ele, Emma pode até ser uma personagem memorável. 

10 comentários:

  1. Oi, Gi!
    Eu já até esperava essas suas opiniões sobre esse livro hahhahahha Não tenho a mínima vontade de ler esse clássico.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Olá Gih.
    Quando eu li esse livro, tive a sensação de que talvez estivesse um pouco acima da minha capacidade deentedê-lo naquele momento.
    Não achei que a madame Bovary fosse uma grande mulher, destimida porque é quase um romance de época e naquela época, naõ se esperava isso das mulheres. Elas eram condicionadas a agirem sempre de forma submissa.
    O que me incomodou um pouco no livro foi o excesso das descrições, mas para outros é justamente as descrições minuciosas que fazem com o que o livro seja tão bom.
    Abraços,

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Maria, mas o que me incomodou foi justamente isso. Ela e a narrativa querem vendê-la como uma mulher forte. Talvez tenha sido essa a ideia na época. De uma mulher que tinha desejos e os realizava. O que claro, na época era um absurdo, tanto que o livro foi proibido durante um período. Mas não me convenci sabe? Para mim, ela era igual ou pior que outras personagens da época :(
      Beijoos

      Excluir
  3. Oi, Gi! Fiquei me divertindo aqui imaginando sua dancinha feliz quando a personagem se dava mal.Pelos seus comentários, Bovary parece mesmo ser insuportável e merecedora de tal comemoração! Ahahahah! Isso que você falou sobre a descrição de personagens que não fazem diferença para a história eu já experimentei ao ler outros livros clássicos também. Ainda não li o livro, mas, apesar dos poréns, está na minha lista.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Nunca li esse livro, mas já tinha escutado falar e tenho muita vontade de ler. Acho que uma amiga minha já leu.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse livro, pra falar a verdade. Mas parece ser uma leitura gostosa, então já quero ler e arrancar a cabeça da Emma rsrs
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  6. Acho muito legal essa proposta de clube da leitura, porque ai você "se obriga" no bom sentido claro, a ler um livro que as vezes estava com muita vontade e ficava adiando. Não conhecia esse livro e muito menos sabia que existia filme, mas pelo que você falou, parece até uma leitura legal :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gih.
    Como você disse, não li todos os clássicos que gostaria. Como privilegio os brasileiros, até por causa do meu estudo, então acabo deixando passar alguns internacionais. Esse foi um deles, infelizmente.
    Quanto ao fato de "madame" não ser a mulher destemida e heroica que se esperava, isso eu já sabia. E raramente eu vejo alguém a vendendo assim. O livro me parece abordar outro ponto - o que posso estar enganado, já que não o li -, sendo ele o de uma mulher que rompe as regras sociais da época. No período, mulheres eram mortas por trair. Seus maridos poderiam matá-las sem qualquer cerimônia, já que era um crime em defesa da honra. O contrário, obviamente, não existia. Outro detalhe que me parece ser abordado na obra é o não confinamento da protagonista, o que acontecia com as mulheres reais. Contudo, como eu disse, são apenas suposições, ainda preciso confirmar com a leitura da obra.
    Quanto à narrativa mais lenta, isso parece ser uma característica marcante dos clássicos franceses. Talvez seja uma boa característica ou uma má, saberei só lendo.
    Como valorizo bastante a sua opinião, não irei com tanta sede ao pote, como dizem. rs Vou ler a obra mais mais atenção para ver se concordo ou não com você. Depois te conto.
    Ótima resenha, como sempre.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  8. Oi Gih!

    Eu li na faculdade e gostei, não sei se porque primeiro eu já tinha lido O primo Basílio que tem muitas influências do Flaubert, daí quando li Madame Bovary eu sabia um pouco do que esperar. Acho que o autor realmente não teve a intenção de falar sobre uma mulher forte, mas principalmente de uma que mostrasse um pouco a hipocrisia da burguesia numa história que criticasse as convenções burguesas de seu tempo. Agora gostar ou não é muito pessoal, não te julgo nenhum pouco, mesmo pq eu vou te confessar: não curto Clarice Lispector e todo mundo que faz Letras adora rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Gih!
    Séculos e séculos depois, estou de volta. Desculpe-me a ausência, estou mesmo em falta, mas espero repará-la, viu?!
    Tenho (tinha, não sei, rs) vontade de ler esse livro. Também sempre imaginei que a protagonista fosse uma mulher forte e decidida e fiquei decepcionada ao ver que ela é uma chata. Não lido bem com histórias de traições e acho que foi por esse motivo que ainda não li a obra. Agora então... não sei se lerei. Bem, vamos ver né?
    Ótima resenha!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir