segunda-feira, 25 de julho de 2016

Pergunte aos autores #3

E aí povo, tudo bem com vocês? Hoje estou aqui para mais um post desta coluna que já é um sucesso. 



Para quem ainda não conhece essa coluna: Eu criei um grupo no facebook Profissão Escritor (se você ainda não faz parte, corre lá) para leitores, blogueiros e escritores. Neste grupo, os integrantes podem interagir, divulgar, fazer amigos, parcerias, entre outras coisas. 

E uma das ações que eu resolvi fazer, foi essa coluna. Alguém faz uma pergunta e vários autores respondem. Isso é muito bacana, pois permite que o leitor conheça várias possibilidades para uma mesma questão.

E a pergunta de hoje é: Como você reage a uma crítica negativa?
A pergunta foi feita pela autora e blogueira Anelise Vaz. Vamos conferir as respostas? 


"Acho que toda crítica, seja ela positiva ou negativa ajuda o autor. Acredito que é através delas que a gente aprende cada vez mais. Quando a crítica é negativa, eu analiso com cuidado. O que eu fiz de errado? Fiz mesmo errado ou é só a opinião da pessoa? É importante saber separar essas duas coisas. Se fiz errado, tento melhorar da próxima vez. Se é só uma opinião, analiso se vale a pena mudar ou não. Afinal, jamais agradaremos a todos. E cada um tem sua opinião. Que bom! Mas sempre agradeço ao leitor-blogueiro-vlogueiro que fez a crítica. Mesmo que ele não tenha curtido a experiência, ele me deu a chance, foi conhecer meu trabalho. Acho que o fato de eu ser blogueira também ajuda a lidar com isso. Estando dos dois lados, sei como funciona para todos os envolvidos." Gislaine Oliveira, autora dos livros e contos: Justa Causa, Os Sonhos de Rita, Se eu fosse a Cinderela, Excesso de Amor, Ju Gu.


"Sinceramente, gosto de todos os tipos de crítica. É claro que a negativa muitas vezes nos deixa para baixo e nos desanima, mas eu tento absorver algo construtivo e bom dessa, pois, por mais clichê que isso pareça, será uma forma de eu crescer como escritora. É como o querido John Green escreveu: "A dor precisa ser sentida", e eu estou disposta a sentir a dor de um comentário negativo, porque sei que assim serei capaz de analisar a minha própria obra e também melhorar. Penso que é como quando pintamos um quadro: O pintor passa tanto tempo próximo da tela que já não consegue mais observar as qualidades e os defeitos, dessa forma, precisa se afastar e ver de longe, ao lado de alguém. Ou seja, receber uma crítica é a maneira que alguém observa a minha pintura; não preciso concordar com o que a pessoa opinou, mas sempre é bom saber as diversas opiniões. Enfim, acredito que reajo como uma autora que ainda quer se desenvolver mais, logo, qualquer crítica é bem vinda." Sarah LS Karafiol, autora do livro Cadent.



"Acho toda forma de critica bem-vinda, até mesmo as negativas, mas que elas tenham fundamento, algumas pessoas falam só por que acha que tem o direito de criticar e ferir, quando eu critico algo seja lá o que for, eu dou a justificativa e não saio por ai distribuindo ofensas, eu já vi algumas amigas receber criticas que considero ofensivo até mesmo a profissional. Quando critica vem com a intenção de ajudar é melhor forma, dói mas passa e nos faz melhor." Andreia Nascimento, autora de Para Ella, com amor; 10 certeza que te amo e Duologia Meia-noite.


"Eu sou muito dramático, rs então sempre que vejo pela primeira vez uma crítica negativa eu fico me sentindo o pior escritor do mundo...rs Mas depois que o "susto" inicial passou eu paro para absorver os motivos de tais críticas e levo super de boa, e tento tirar o máximo de valor daquilo. Afinal a pessoa dedicou o tempo dela para ler o meu livro e tem todo direito do mundo de gostar ou não, todos temos direito a nossa opinião. Grandes e consagrados escritores também recebem críticas ruins, e de maneira muito mais intensa, nós temos apenas que aceitar que é impossível agradar a todos e sempre procurarmos evoluir. xD" Rodrigo Kilzer, autor de Orion - O Filho das Trevas, e Orion versus a Ordem dos Cavaleiros Prateados( publicação pendente)


"Qualquer crítica é sempre bem-vinda, tanto a positivo quanto a negativa. No caso da negativa, acho que deve ser feita com educação, apontando o que não gostou, o que achou ruim e dando dicas para o autor melhorar naquilo. Só um comentário de ódio, xingando e rebaixando o autor, não leva a lugar nenhum. Alias, pode deixar o autor completamente desanimado e apático. Já aconteceu comigo algumas vezes e sinceramente, não desejo isso a ninguém." Anelise Vaz, contos nas antologias Poderes; Amor nas entrelinhas; De repente, nós e King Edgar Hotel



"Dói no coração e interiormente eu dou um piti, mas respondo polidamente à pessoa. Depois reflito no que me disseram, se foi justa a crítica eu até mudo o que sugeriram, agradeço, e, se for o caso, peço desculpa à pessoa. Na verdade, de pedir desculpa só teve uma vez, em que uma leitora de um fanfic foi super grossa, criticou umas coisas que ela nem tinha entendido direito. Num primeiro momento nós nos hostilizamos, depois nos reconciliamos, e ficou tudo bem. Continuamos até conversando por mensagem privada por um tempo." Érika Batista, autora de Uma História Bárbara (em coautoria com Karen Felsky), A Amazona, 7 dias perdida com o inimigo, Contos de Gente Estranha, Truques da Escrita, Estágio Probatório (em andamento).


"Eu gosto de receber criticas fundamentadas, inclusive positivas.
Quando recebo criticas leio o motivo que as originou, eu avalio primeiro quem as fez: existe algo a mais por trás dessa critica?
Essa pessoa tem algum afeto ou desafeto por mim? Então, se existe essa emoção envolvida, recebo a critica guardando ressalvas e parto pra segunda fase .
A pessoa que ofereceu a critica gosta do meu estilo?
Uma pessoa que lê e escreve terror não vai curtir um romance dramático.
E uma pessoa vidrada em romance pode ler meu romance já pré-disposta a gostar.
Claro que nenhuma opinião será 100% neutra, se você levar em conta cada item que expus ao ler/ ouvir uma critica.
Assim, eu procuro não ficar nem feliz demais com critica positiva nem triste demais com critica negativa.
E depois de ouvir as criticas eu anoto mentalmente cada opinião para tentar reproduzir o que agradou ou evitar aquilo que desagradou nos próximos romances.
Porque minha opinião é importante mas o que me torna autora é ser lida e comentada, isto é, receber criticas- e não apenas ter o livro publicado.
Porém, ninguém nunca conseguirá agradar a todos!" Michelle Louise Paranhos
autora de Ponto de Ressonância, Mulato Velho e Coisas de Lorena. Co-autora do Menina Tempestade ( e- book juvenil publicado em breve) e Tsara- Romance a ser publicado ano que vem, já sendo escrito.



"Não costumo levar para o lado pessoal (desde que entrei na profissão de designer, trabalhos com críticas), é interessante saber o que as pessoas realmente pensam. Mas se acredito que devo defender meu lado (ou algum aspecto com o qual não concordo), defendo mesmo." Natalia Smirnova Moraesautora do livro "O Saotur - segredos de um reino sem nome".



"Meu maior desafio na verdade não é a crítica negativa, afinal posso dizer que só cheguei aqui pelas críticas construtivas desde que escrevi minha primeira fanfic, e que me ensinam até hoje. A grande questão é minha própria crítica e a briga constante com aquela síndrome do impostor que não me abandona. Gosto de saber o que e como posso melhorar e tento sempre usar isso a meu favor. Mas sempre tem aquele momento em que a crítica vem e é como se confirmasse a 'fraude' que sou. O desafio então está dentro de mim." Marcia Dantas, autora do livro Reescrevendo Sonhos e contos Ainda Estou Aqui e (Des)Amor.

Logo que comecei, eu tinha vontade de chorar e ficava mal por vários dias. Agora que já estou há dois anos nessa área, aprendi com as críticas e as transformei em coisas boas. Elas foram valiosas para que eu pudesse escrever a segunda edição do meu livro"Meu conto não é de fadas". Barbara Stefane, autora dos livros: Vida de estrela 1; Meu conto não é de fadas e Amor entre amigos 1 e 2



"Para responder a essa questão sua eu vou recorrer a um professor capixaba, de nome Renan, que tem um blog conhecido como Interlúdico. Lá, entre outras coisas, ele faz uma afirmação importante para explicar a função da crítica e do crítico literário. Na minha opinião, temos de ter clareza sobre o que é a crítica e sua importância para o autor. Ele diz assim: Esse profissional é o crítico literário, ou seja, um crítico de arte especializado na arte da linguagem. Ele analisa o argumento (enredo), o contexto, o discurso, as ideologias, as ferramentas retóricas utilizadas, o efeito proposto, o efeito obtido, a importância política, a forma, o conteúdo; o valor sócio-cultural, filosófico, pedagógico, histórico, além do valor estético.
Eu não tive, nem tenho a pretensão de ser considerado um autor inovador, alguém que iria se tornar uma referência na vasta Literatura Brasileira. Sou um contador de histórias e foi isso que fiz no meu romance.
Acontece que quando aquilo que escrevemos sai publicado, existem milhares de leituras possíveis; os escritores, assim como os músicos e os cineastas, perdem o controle daquilo que produziram. E se submetem às mais variadas interpretações.
Quando você diz “crítica negativa”, acredito que está se referindo a uma crítica que menospreza o trabalho de um escritor. Então, eu tenho de saber quem fez essa crítica. Se foi um leitor que simplesmente não gostou, é um direito dele, e eu não vou sequer comentar. Mas se foi alguém como descrito pelo professor Renan, que fez uma análise do texto, do contexto, eu vou respeitar a “critica negativa” que ele fez. E tentar melhorar no próximo livro.
Sei que, com certeza irão aparecer, principalmente nas redes sociais, comentários mal escritos, ofensivos, politicamente contrários à maneira como a questão política da época foi apresentada. Esses comentários eu não considero que sejam “críticas”, simplesmente serão ignorados por mim.
Crítica é um termo derivado do grego kritike que significa “arte de discernir”. Portanto, para que eu leve em conta uma crítica “negativa” ou “positiva” do que escrevi, eu vou, primeiro, procurar saber se quem fez a “crítica” é capaz de discernimento. Se não for, perdeu o tempo em escrever..." Ricardo Faria, autor de Amor nos tempos de AI-5


Quem acompanha o blog sabe que eu estou sempre levantando a bandeira da sinceridade na blogsfera (e na vida), e sempre falando que leitor tem todo direito de não gostar de determinado livro e tem todo direito de expressar sua opinião. 

Então claro que eu não ia deixar a pergunta da Ane escapar. 

E você, autor, blogueiro, o que pensa sobre o assunto? 
Conte pra gente. 
Você gostou dessa postagem? 
Que tal deixar uma pergunta para a próxima rodada? Você pode deixar sua pergunta aqui mesmo, me enviar pelo e-mail ou lá no grupo. 
Sabe aquela pergunta que você sempre quis fazer? Essa é a sua chance! 


Veja o que os autores pensam sobre o Apoio familiar e sobre Insegurança

Se você curtiu, compartilhe com os amigos! Um beijão e até a próxima!

OBS: Se você é autor e quiser participar das próximas edições, ficaremos muito felizes. Participe do grupo, pois lá eu explico direitinho como funciona essa coluna e sempre tem algo muito legal rolando por lá. 


Informações: Nenhuma resposta foi editada por mim. Cada autor respondeu com suas próprias palavras o que pensa sobre o assunto. 

9 comentários:

  1. Gih!
    Bem criativa a coluna e muito bom para percebemos os sentimentos dos escritores em relação as críticas, porque tem muitos escritores que não aceitam críticas, nem as construtivas....
    “Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida. Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e fazer feliz por inteiro. Difícil é ocupar o coração de alguém. Saber que se é realmente amado.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de julho com 3 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gih, tudo bem?
    Adorei a coluna e as respostas. Vários autores amadureceram desde que começaram até o momento atual.
    Críticas são boas fontes de aprendizado e evolução. Claro que sempre tem gente maldosa que critica por criticar, mas né, impossível agradar a todos. :P
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Essa coluna está ótima mesmo. Esse assunto é bem difícil. Eu penso que todos temos gostos diferentes. O seu livro pode estar maravilhoso para você e outra pessoa não gostar. Mas vão ter muitos outros que vão amar. Já aconteceu comigo em vários casos, por exemplo o livro Caixa de pássaros, eu odeie e sei que a maioria amou. Então acho que o autor tem quew ter isso em mente, não é todos que vão gostar do seu livro. Mas também cabe ao blogueiro saber se expressar e sobre o que está falando também. É um lixo? porque você está dizendo isso? Já cansei de ler resenhas onde a pessoa diz, o livro é ótimo todos deveriam ler. Tá e dai, porque é ótimo. Enfim, se você mostrou seu livro para terceiros, aceite o que vier.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil. É bem isso mesmo. Opinião é opinião, cada um tem a sua. E isso é ótimo. Uma vez vi em algum lugar que toda unanimidade é burra. Não acho que toda, mas quase toda :)
      Beijooos

      Excluir
  4. Adoro esse pergunte para o escritor, é tão bom conhecer mais das pessoas que escrevem as histórias que muito nos encantam. Já aproveitando e desejando um feliz seu dia :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bem legal essa coluna do blog! Gostei de saber a opinião de todos os autores sobre o assunto.
    Eu acho que esse lance de críticas é muito complicado, porque as pessoas tem que aprender primeiramente a diferenciar a crítica da ofensa, porque a maioria das pessoas ofende as outras e dá a desculpa de que só está fazendo uma crítica.
    Voltei com o blog e estou esperando pela sua visita!

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o que basicamente todos disseram, receber críticas dói um pouco, é claro, mas se a crítica é construtiva porque não analisar ela? Talvez até te ajude a melhorar o seu trabalho, né?!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  7. Ooi1 Achei super legal você abrir esse espaço para os autores falarem sobre o assunto, pois as vezes nós (blogueiras) ficamos com receio né? Ainda mais quando é uma parceria nova e tudo mais. Bom saber que tem pessoas que aceitam as criticas de coração aberto, sem querer ofender ninguém depois como ja vi autores fazendo no Facebook.
    Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da resposta de Michelle Louise Paranhos. Foi uma resposta bem coerente e centrada. Realmente não existe leitor neutro, então o escritor deve olhar por esse lado também.
    Ótima postagem, Gih.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir