terça-feira, 26 de julho de 2016

Só quem lê blog é blogueiro? #Debate

E aí povo fiel, tudo bem com vocês? 

Aqui está tudo bem :) 

Mas vamos parar de enrolar que hoje o assunto é sério. 

Dia desses, passeando pelos grupos de autores do facebook (não pelo NOSSO GRUPO, porque nosso grupo é só amor e conhecimento) encontrei a seguinte afirmação: 

"Não vale a pena divulgar em blogs literários. Só quem lê esses blogs são outros bogueiros." 

Por motivos óbvios, não irei falar quem escreveu, mas... 

Ô criatura dos céus, pára que tá feio! 

Eu respeito quando alguém dá uma opinião. Mas esse enunciado não é opinião. Não a segunda parte pelo menos. 

A primeira tudo bem, pode ser opinião. O autor tem todo o direito de dizer que acha que não vale a pena divulgar em blogs. É a opinião dele e nós aceitamos. Na minha opinião, não vale a pena pagar R$ 150,00 por tv por assinatura se a gente tem a internet e a netflix que custam muito menos. Mas isso é opinião. 

Mas daí a criatura dizer que "Só quem lê esses blogs são outros blogueiros" a gente não aceita. Afinal isso não é opinião. Ele está afirmando algo. E afirmando com base em quê? Porque uma coisa seria a pessoa dizer "eu acho que só quem lê, são blogueiros" aí tudo bem. Um achismo. Uma opinião. Mas quando você afirma coisas, você precisa ter uma base. 

E eu fiquei pensando nisso e pensando. 

E me ocorreu que a pessoa disse isso, provavelmente, levando em conta os comentários que viu em uma postagem. Sim, isso é um fato. A maior parte das pessoas que comentam são outros blogueiros. Mas os comentários não representam quase nada (em números) das visitas que um blog recebe. 

Tempos atrás fiz uma pesquisa aqui com alguns blogueiros e perguntei quantas pessoas em média acessavam o blog por dia. Os números eram bastante altos, bem acima dos números de comentários que a gente vê. 

Isso acontece porque nem todo mundo que lê gosta de comentar, nem todo mundo sabe comentar e por aí vai. 

Daí julgar um blog pelo número de comentários.... amigo, tem outras coisas por trás disso tudo. 


Isso é uma coisa que a gente, blogueiro, tem desvantagens contra os youtubbers. O número de visualizações deles aparece em vídeos. Os nossos não aparecem nas postagens. Mas amigo, pode ficar tranquilo, seu livro não foi visto apenas pelas 6 pessoas que comentaram. 

Recentemente fui à biblioteca da minha cidade e fiquei pasmada quando o atendente disse que adorava meu blog. Ele é blogueiro? Não! Ele, pelo menos uma vez, comentou em meu blog? Não! Pois é! Nós não conhecemos todos os nossos leitores. 

Indo mais longe ainda, vale lembrar que mesmo que um blog só fosse visto por outros blogueiros, qual seria o problema disso? Amigão, blogueiros tendem a ser grandes compradores de livros. A gente ama comprar. AMA!!!!! 

Como eu gosto de debater, vou escrever mais um pouco. 

Para quem não sabe, faço Marketing e recentemente nós estávamos estudando sobre o poder de influência. Vocês sabem quem são as pessoas mais influentes? Quem respondeu artistas ou afins errou feio. As pessoas mais influentes são aquelas em quem confiamos. Isso mesmo! Mesmo que um artista atinja um número enorme de pessoas, poucas dessas irão realmente adquirir algo que foi indicado por ele. Mas agora quando sua mãe diz que determinado sabão em pó é bom, você acredita não é mesmo? E compra não é? É a mesma coisa nesse universo. Ainda que um blog seja menor do que determinado canal do youtube ou outro blog mesmo, pode ser que você tenha maiores resultados em um blog pequeno, se os leitores deste veículo acreditarem no blogueiro. Daí o motivo da gente presar tanto pela sinceridade com nossos leitores. Por exemplo, eu vejo bastante o Porta dos Fundos. Se eles indicarem um livro, eu provavelmente não comprarei. Mas se os blogueiros que acompanho falarem sobre determinado livro, já passarei a olhar de outro jeito. Não estou dizendo que você não deva apostar em grandes canais, blogs ou similares. Estou dizendo que mesmo os pequenos são importantes. 

E o que podemos concluir com isso? Super vale a pena divulgar em blogs. 

E então eu acho que é isso galera. Fica aí minha opinião, os FATOS que eu conheço, estudo e pesquiso... 

Você autor tem todo o direito de mesmo assim achar que não vale a pena. Opinião é sua e você faz com ela o que achar melhor. O que é errado é afirmar algo falso. 

Meus leitores são LEITORES. Alguns poucos, são blogueiros também. 


E vocês meus amigos blogueiros, o que pensam sobre o assunto? 

E se você não é blogueiro, deixa aí o seu oizinho pra eu te conhecer. 

Se você curtiu, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima! 


Caso alguém ainda não tenha entendido o que acontece na prática ;) 
O balão representa o número de comentários e o gráfico o número de visualizações. 
Mas vale lembrar que um blog é muito mais do que números. 

15 comentários:

  1. Oi, Gi!
    Mulher, realmente não só ler blog quem é blogueiro.
    Nos últimos dias, o número de visitas diárias no meu disparou e eu fiquei WAT sem entender bulhufas. E se for comparar com a quantidade de comentários que recebo num post comparada com as visitas, não tem muita lógica.
    Eu gosto de saber que, apesar de serem aqueles leitores fantasmas que nunca comentam nada, pelo menos eles tiram um tempinho de sua vida para ler a minha opinião no blog.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lu. É tão bacana saber que tem gente que acompanha a gente =D
      Beijooos

      Excluir
  2. Olá, muito pertinente o seu post. Há alguns posts no meu blog que alcançam centenas de visualizações de um dia para o outro, mas não tem comentários, ou seja, o conteúdo foi visto, e continua lá recebendo visitas de pessoas que vem por pesquisas no google.
    Eu, por exemplo, sou blogueira, mas sempre dou uma passada aqui no seu blog como leitora, por ver algum post que desperte a minha curiosidade; mesmo que um dia eu não tenha mais o blog, posso continuar vindo aqui no PE pq me interesso pelo que você escreve.
    Enfim, acho que sue post já disse tudo.
    Obrigada, Gi :) !

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awon Maria <3
      É bem isso mesmo. As vezes eu estou sem tempo para comentar, mas fico visitando os blogs só para dar uma espiadinha :)
      Beijooos

      Excluir
  3. Olá, Gislaine. Gostei muito desse post.
    Eu, particularmente, não acho que quem ler blogs são apenas outros bogueiros. Tenho vários amigos que não têm blogs, mas visitam vários para ficarem por dentro do mundo literário, lançamentos etc.
    Quanto a visualização e seguidores, eu penso que são só números. Eu mesmo assisto a vários youtubers e navego por muitos blogs que eu não sou inscrito e/ou seguidor. Vou simplesmente para conferir o bom conteúdo que eles têm para me oferecer.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Sávio. É legal saber os números para a gente ver como estamos indo, se somos achados pelo google, essas coisas :) Mas a gente precisa estar atento a muito mais do que isso :)
      Eu raramente me inscrevo em um canal :P Sempre esqueço hahaha

      Excluir
  4. Olá, Gih.
    Tem gente que gosta de aparecer e faz esse tipo de comentário sabendo que vai todo mundo falar deles. Já cansei de chegar no meu serviço e várias pessoas virem comentar as postagens do meu blog e nunca vi um comentário delas no meu blog. Tem gente que não gosta de comentar e pronto. É só ver quando tem promoção o quanto de pessoas que participam e nunca comentam, mas estão ali sempre atentos ao blog. E mesmo que fosse só blogueiros que fossem ver a postagem. Blogueiro = Leitor. Eu sou blogueira mas antes disso sou uma leitora que compro livros. E já comprei vários livros por indicações de blogueiros.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas eu não entendo. Esse é um marketing super negativo :( Quem é que quer ficar lembrado como uma pessoa assim? Essas pessoas precisam estudar marketing pessoal hahahha
      Pois é. Eu, por exemplo, tô sempre adquirindo livros indicados por blogueiros amigos :)
      Beijoos

      Excluir
  5. Boa reflexão Gi! Acredito que quem não tem/teve oportunidade de ler algo de um determinado blog, é por falta de conhecimento do mesmo, por isso a divulgação destes é fundamental, uma pena que há pessoas que acham essas divulgações desnecessárias, realmente #paraquetáfeio rs
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gih!
    Já falei antes e volto a dizer: sou sua fã!
    Com certeza quem lê blog não é blogueiro, mas a grande maioria que comenta é, porque isso gera movimento no blog do comentarista... E outra, se o blogueiro lê e os outros blogueiros que passam ali também, só por isso não vale a pena divulgar? Afinal, são leitores também.
    Concordo com você que confiamos mais na opinião de quem temos por perto. Aliás, eu parei de acompanhar uns blogs famosos que só fazia publieditorial... Era só post de propaganda, sem a opinião verdadeira da pessoa, muito chato isso.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Sora, muito obrigada <3
      Pois é, blogueiros são grandes leitores :)
      Beijooos

      Excluir
  7. Olá, Gih.
    Em geral, quando a postagem não é muito visualizada, eu recebo umas 300 visitas. Obviamente, nunca tive 300 comentários em uma postagem. Recentemente, tive uma postagem, em que a editora ajudou a divulgar, 11.000 visitas. E... 9 comentários. A disparidade é muita, né? Então, obviamente, essa afirmação não faz o mínimo de sentido. Quem disse isso pouco conhece da mídia que é o blog.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  8. Oi Gih!
    Adorei o debate! Pq eu nunca encontro esses comentários estranhos no facebook? Kkk XD
    Ainda bem q na prática n é bem assim né? Mas eu realmente gostaria muito de ver mais leitores comentando, além dos blogueiros...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, eu raramente fico sabendo dessas tretas hahah, mas volta e meia encontro algo :3
      Daí preciso debater, porque sou dessas hahahha
      beijoos

      Excluir
  9. Oi! Realmente, julgar a popularidade de uma postagem/blog pelos comentários não tem nada a ver. Tenho blog há alguns anos e concordo com o que você expôs na postagem. É comum as minhas publicações terem poucos comentários, mas volta e meia encontro algum amigo ou conhecido que comenta pessoalmente, por exemplo. Então, ainda acho que vale muito a pena ter o blog, até por razões sentimentais (tenho ele faz uns sete anos...).
    Enfim, adorei o post.
    Abraços!
    htpp://www.meigaemalefica.blogspot.com

    ResponderExcluir