quinta-feira, 7 de julho de 2016

Pergunte aos autores #1

E aí povo, tudo bem com vocês? 

Aqui está tudo melhorando. Ainda estou um pouco dodói, mas vocês sabem que eu não consigo ficar longe, não é mesmo? 

Então aqui estou. E vim com uma postagem super legal. 

O blog ganhou uma nova coluna. 


Como vai funcionar? 

Bem, criei um grupo no facebook Profissão Escritor (se você ainda não faz parte, corre lá) para leitores, blogueiros e escritores. Neste grupo, os integrantes podem interagir, divulgar, fazer amigos, parcerias, entre outras coisas. 

E uma das ações que eu resolvi fazer, foi essa coluna. Um leitor faz uma pergunta e vários autores respondem. Isso é muito bacana, pois permite que o leitor conheça várias possibilidades para uma mesma questão. 

A primeira pergunta foi: Você teve apoio da sua família-amigos quando resolveu se tornar escritor? 
Pergunta proposta por mim. 

Vamos as respostas? 

Basta clicar no nome do autor para ser direcionado ao facebook-fanpage do mesmo. 


"Quando criança as pessoas achavam fofo. Quando cresci e disse que queria abandonar o curso de química para viver e trabalhar naquilo que eu gostava, foi um susto. As pessoas achavam que eu havia pirado :P . Mas a medida que eles foram percebendo que era aquilo que eu queria de verdade e que estava dando certo, eles começaram a me apoiar." Gislaine Oliveira, autora dos livros : Justa Causa, Os Sonhos de Rita, Se eu fosse a Cinderela e dos contos : Excesso de amor e Ju Gu. 



"Tenho muita sorte, porque minha família e amigos sempre estiveram na fila da frente em tudo na minha vida, torcendo e apoiando todas as minhas decisões. Escrever sempre foi uma paixão e nunca escondi que desejava ser profissional. No momento em que disse que iria correr atrás desse meu sonho, ganhei todo o apoio que precisava e muito mais." Marcia Dantas, autora do livro Reescrevendo Sonhos e dos contos Ainda Estou Aqui e (Des)amor.


"Nunca foi um sonho ser escritora, só fui entender esse anseio aos 18 anos, quando comecei com as fanfics. Na mesma época, minha avó começou a dizer que, talvez, meu dom fosse o da escrita. Minha mãe sempre me apoiou e tem muito orgulho de mim (fala até do meu blog pra todo mundo HUE). Já o meu pai era bastante cético e acreditava que eu deveria fazer algo "mais serio". Como eu escrevia mais por hobby, antigamente, eu mesma não sabia onde iria chegar com os meus escritos. Mas, hoje, com contos e poesias publicadas, percebo que isso faz muita diferença até no apoio. Sempre me apoiaram, mas agora com as publicações me apoiam mais." Nina Spim, Contos nas antologias Aquarela, Amor nas entrelinhas e Ridículas Cartas de Amor. Conto avulso, publicado na revista Fluxo: Roda-Gigante. Poesias na antologia: Ondas poéticas.
Contos na Amazon: Caleidoscópio, Imersão e Sutilmente.


"Eu sempre gostei de escrever, mas não tinha segurança de mostrar minhas histórias para outras pessoas. Um dia, minha irmã mais nova me pediu alguma coisa pra ler e eu emprestei pra ela, uma história minha, que eu estava escrevendo em um caderno. Depois, minha outra irmã pediu pra ler também e as duas ficaram me apressando para que eu acabasse logo porque elas queriam saber o final. Esse fato me deu um pouco mais de segurança e a partir daí, comecei a sonhar em ser escritora. Quando finalmente decidi colocar esse sonho pra frente, graças á Deus, recebi apoio da minha família e dos meus amigos." Bárbara Stefane de Oliveiraautora dos livros: Amor entre amigos, Meu conto não é de fadas e Vida de Estrela. 


"Sempre tive apoio da minha família, tanto na adolescência, quando arrisquei as primeiras linhas, quanto há pouco tempo atrás, quando resolvi investir nesse sonho.💜" Patrícia Franz, cronista, autora de Caixa Preta.


"Quando eu dizia que estava escrevendo um livro meus familiares não levavam muita fé, era sempre aquele olhar e expressão a ta legal, vou fingir que acredito. O que é até normal tendo em vista as milhares de coisas que eu, assim como tantos outros, disse que iria fazer e não fiz. Somente depois que o livro encadernado foi que meu pai parou para ler. E a reação dele foi impagável, pois ele não acreditava que tinha sido seu filho que havia escrito aquele romance. xD" Rodrigo Kilzer, escritor, autor de Orion - O Filho das Trevas, e Orion versus a Ordem dos Cavaleiros Prateados( publicação pendente)


"Eu nunca cogitei a possibilidade de escrever até que, ao me apaixonar pela leitura em 2012, comecei a participar de um blog escrevendo resenhas, aí foi amor a primeira vista! Escrevi meu primeiro romance e não contei para ninguém até que estivesse quase pronto. A publicação foi um sonho e eu tive muito apoio da minha família e dos meus amigos, em especial a Barbara Stefane, que me apoiou desde o início. Juliana Lugão, autora, meus livros são Laços do Destino, Um Sonho Pra Mim e Uma Pausa Para o Amor da trilogia Enganos do Destino, disponíveis apenas no formato digital na Amazon." Juliana Lugão, autora dos livros Laços do Destino, Um sonho para mim e Uma pausa para o amor da trilogia Enganos do Destino, disponíveis apenas no formato digital na Amazon. 


"Tive apoio total de minha família e amigos. Antes de conseguir terminar de escrever meu livro, eu escrevi alguns contos, e quando o primeiro foi publicado, e eu entreguei ele para minha Mãe, vi um brilho especial, um brilho de orgulho, e aquilo me motivou a escrever cada vez mais. Nos contos minha esposa era uma das primeiras e ler, e me dar sua opinião de como eles estavam, além disso, o apoio de minha esposa vai além, pois não foram poucas as oportunidades de sairmos, de irmos em festas e outras coisas que deixamos de fazer para eu escrever, fazer pesquisas, ou mesmo para ver cursos online.
A ideia de meu livro surgiu numa conversa entre amigos, e além disso, eu usei os mesmos amigos para serem leitores betas de algumas partes do mesmo. Mas nem tudo são flores na minha história com meu livro, que eu adoro, mas me deixou uma marca triste, pois escrevi ele com muito carinho, e o que eu mais queria era ver aquele brilho nos olhos de minha Mãe, ao pegar meu primeiro livro solo e não uma antologia. Terminei de escrever, revisar, enviei para Biblioteca Nacional, enviei meu original para várias editoras, e consegui uma editora, se passou quase um ano nesse desenrolar, e eu nunca dei nem um encadernado para que ela lê-se, pois queria entregar-lhe o livro pronto. E isso foi um erro, pois um mês antes do lançamento de meu livro minha Mãe faleceu... Pensei em desistir do lançamento, mas então lembrando do orgulho que ela tinha em dizer que o filho dela lançaria um livro, resolvi lançá-lo, e creio que meu livro, de alguma forma, uniu ainda mais minha família. E sei que lá do céu, ela está vendo meu livro e seu olhos estão brilhando de orgulho." Mário Eliseu Resmin Júnior, autor do livro: Projeto Grimório - Filhos da Luz. E com contos publicados nas antologias: Utopia, Horas Sombrias, King Edgar Hotel, Imaginarium e Circulo do Medo.


"Na verdade, eu escrevi em segredo... só minha esposa sabia e eu disse que ela não poderia ler enquanto não estivesse pronto... rsss... então, não foi necessário apoio, agora, na hora de vender o livro, ai sim o apoio veio!" Ricardo Faria, autor do livro Amor nos tempos de AI-5


"Eu não contei para ninguém da família que estava escrevendo, mas também nunca escondi. Meu marido só ficou sabendo quando eu já estava finalizando a obra e quando minha família soube que eu havia escrito um livro, o apoio foi 100%." Natalia Smirnova Moraes, autora do livro "O Saotur - segredos de um reino sem nome".


Resolvi começar com essa pergunta pois sei que obter o apoio da família nem sempre é fácil. E muitas vezes, pensamos em desistir. Mas acredito que quando conhecemos a história de outras pessoas que possam passar pelo mesmo que passamos, a gente fica um pouco mais motivado. 

E você, autor, blogueiro, tem o apoio da sua família? 
Você gostou dessa postagem? 
Que tal deixar uma pergunta para a próxima rodada? Você pode deixar sua pergunta aqui mesmo, me enviar pelo e-mail ou lá no grupo. 
Sabe aquela pergunta que você sempre quis fazer? Essa é a sua chance! 

Se você curtiu, compartilhe com os amigos! Um beijão e até a próxima!

OBS: Se você é autor e quiser participar das próximas edições, será muito bem vindo. Participe do grupo, pois lá eu explico direitinho como funciona essa coluna. 

30 comentários:

  1. Oi, Gi!
    Amei essa coluna!
    Eu acho que, se eu começasse a escrever, minha família nem ia saber. Até hoje não sabem que tenho um blog hahahah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei a nova coluna, especialmente para divulgar mais nossos autores nacionais. Achei a pergunta muito interessante, assim como as respostas dos autores. Só não participo do grupo porque nao tenho facebook. Mas desejo muito sucesso nas próximas postagens!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi!
    Estou adorando participar dessa nova coluna aqui do blog!
    Ansiosa pelas próximas perguntas. Hehehe
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana essa coluna! Espero estar entre os futuros autores em breve, rsrs. Mas queria deixar umaa sugestão de pergunta:

    Alguma vez você duvidou da força do seu tema escolhido ou teve alum receio do julgamento das pessoas quanto ao mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana essa coluna! Espero estar entre os futuros autores em breve, rsrs. Mas queria deixar umaa sugestão de pergunta:

    Alguma vez você duvidou da força do seu tema escolhido ou teve alum receio do julgamento das pessoas quanto ao mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gih! Tudo bem? Que massa essa coluna! Adorei a ideia, a pergunta e os relatos dos autores. Muita gente, apesar de às vezes dizerem que é uma loucura, me apoia. Alguns amigos vivem perguntando quando vou escrever mais coisas e tal... Até que tenho um apoio bacana! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa coluna!
    A pergunta é super válida e adorei saber que todos tiveram apoio ao decidirem escrever, o apoio é fundamental!
    Achei bem interessante o fato de alguns terem escrito em segredo no início...
    Gostei de conhecer novos nomes do talento nacional, vou procurar saber mais sobre suas obras!
    Ótimo post!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Que legal essa Coluna *-*
    E pode ate parecer uma pergunta fácil, mas para alguns é difícil de responder. Eu sempre amei o mundo da leitura e minha mãe sempre apoiou, quando eu criei o meu primeiro blog para compartilhar resenhas, e outros assunto a uns anos atras com +500 seguidores, minha mãe não apoiou muito essa ideia rs Dizia que era perda de tempo, com isso eu fiquei desmotivada e acabei excluindo o blog.
    Depois de alguns anos eu criei outro blog para compartilhar tudo, sem um tema especifico.
    Parabéns pelo blog e pela Coluna.

    Te convido para conhecer o meu novo blog: http://cantiinhodamarii.blogspot.com.br/
    Twitter: https://twitter.com/CantiinhodaMari

    ResponderExcluir
  9. Oie, gostei muito da postagem e que bacana ver que a maioria das famílias apoiou, desde o início ou depois de ver o livro já concretizado. O que mais me comoveu foi o autor que a mãe faleceu antes do lançamento, triste e lindo, e com certeza a mãe dele está apoiando lá do céu sim.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Gih.
    Adorei a coluna. Super legal essa inteiração com os autores. Acredito que para os pais é dificil ver seu filho querer seguir uma carreira que no Brasil é pouco rentável. Os pais geralmente pensam no futuro dos filhos e as profissões ligadas a cultura no brasil são encaradas como hobby. Mas isso vai mudar um dia hehe. Eu como blogueira além de não ter a compreensão da família ainda ouço muita besteira como que estou perdendo meu tempo na frente de um computador.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Nossa, muito legal esta coluna, porque a gente pode ver a diversidade de diversos autores com a mesma pergunta. realmente as pessoas pensam diferente quando a gente quer seguir uma profissão de ator, escritor ou algo que é difícil de início, mas quando se tem o dom vale muito seguir adiante!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Gih.
    Gostei bastante da ideia do grupo e já corri para participar também.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Quase que eu não entro nesse top 10...hahah.
    Adorei, super divertido. Parabéns! ;)
    Até!

    ResponderExcluir
  14. Achei a ideia da coluna super bacana! Parabéns e sucesso nela!!!
    A pergunta que você fez é bem interessante, pois sei de muitos autores que no começo não tinham muito o apoio da família, e acho que para você ter aquela confiança e confirmação para continuar, esse apoio é super importante!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei a nova coluna do seu blog e acabei de enviar a solicitação para participar do grupo. Achei a proposta super interessante e vou acompanhar sempre. Eu não conhecia essa galera e vai ser bom conhecer novos autores e saber um pouco mais do que está rolando no meio literário.

    ResponderExcluir
  16. adorei a reswnha garota.
    Parabéns
    vamos nos seguir?
    bjs de
    https://maysesmodamour.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Muito bacana a nova coluna do blog, principalmente por abrir espaço e divulgação para os talentos nacionais. Desejo muito sucesso, e que a partir dela, muitos autores se tornem mais conhecidos. Adorei a pergunta de estréia, assim como as respostas dos entrevistados.

    Um grande beijo,

    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  18. Olá, Gih.
    Bem legal essa interação que você está promovendo no seu grupo. Eu já estou por lá; prometo que vou interagir também em breve, só não comecei ainda porque o tempo está escasso.
    Ótima iniciativa.
    Ah, adorei saber um pouquinho mais sobre como foi o início desses escritores.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o grupo e achei a ideia bem original. Já estou indo lá participar. Adorei as respostas e não conhecia nenhum dos autores. Sucesso ao grupo e já quero mais perguntas.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá Gih, que coluna bacana.
    Adorei sua resposta e a da Marcia, uma autora querida, me fez ficar muito feliz.
    O Ricardo escreveu em segredo, fiquei chocada!
    Meus pais me apoiam, mas é mais minha mãe. Está sempre me perguntando as estatísticas, fica na angústia para uma resposta de parceria e animada quando firmo uma parceria ou o blog recebe aquele comentário lindo. Também fala para todo mundo e estufa o peito quando o faz. No final, acho que sou sortuda demais.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  21. Nossa, que legal essa proposta nova do blog com essa coluna! Adorei conhecer um pouco mais sobre os autores e já solicitei para entrar no grupo e poder fazer parcerias, conhecer mais dos autores, conhecer os blogueiros e fazer novas amizades! Quanto a pergunta sobre o apoio da família eu posso dizer que sou extremamente sortuda, meus pais ficam super orgulhosos a cada conquista que tenho, a cada parceria, aos comentários recebidos e vendo o blog crescendo. Então eu posso dizer que sou muito abençoada. Desejo sucesso a cada autor <3
    Um beijo.
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Gih!
    Adorei essa nova coluna no blog. Pena que não consegui participar respondendo essa pergunta. Mas, posso responder agora né? haha
    Eu até recebo apoio da minha família, mas mais por consideração do que por meu próprio trabalho mesmo. Eu fico meio triste de dizer que vendi livro para ficarem empoeirados em estantes. Não tenho uma família leitora. Só meu irmão lê tanto quanto eu.
    Quem mais me apoia mesmo é meu namorado. Ele é até meu beta. =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oie!!!
    Fazer uma ponte direta entre dúvidas dos leitores e respostas de vários autores s´ó faz enriquecer e estreitar os laços! Gostei muito desta sua ideia de coluna!
    a primeira pergunta foi muito boa, pois a família é um pilar muito importante em nossa vida! E foi bom saber que na maioria dos casos houve o apoio da busca do sonho!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oiiii


    Amei essa coluna, ainda mais por ter essas interações e dicas com os autores. Eu pretendo um dia escrever um livro, só está em planos mesmo e ver as essas coisas meio que nos anima saber, super legal mesmo, a primeira pergunta é bem legal,mas somente minha mãe saberia se eu escrevesse algo, mas também não preciso de ninguém mais, com com ctz sem o apoio dela não ria a qualquer lugar.

    Bjos

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Adorei essa nova coluna. Acho ótimo para os leitores conhecerem melhor os autores e também de certa forma, conhecer a histórias destes autores pode ajudar a incentivar outras pessoas que também queiram seguir carreira como escritor.
    Parabéns pela iniciativa.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  26. Acredito que seguir sem o apoio da familia deve ser a pior coisa do mundo - e isso em qualquer área, não só na de escritor. Só que em algumas profissões a aceitação é mais difícil que em outras. Eu nunca pensei em ser escritora, mas tudo o que já tentei tive apoio da minha família - e inclusive enquanto blogueira eu tenho apoio deles. Acho que o importante é seguir os sonhos, mesmo com as dificuldades. Mas é sempre bom ter um apoio atrás das cortinas, na torcida.
    Adorei a ideia da coluna :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Achei a sua ideia de grupo e coluna simplesmente incrível, sério, achei muito boa mesmo. Parabéns! Sobre a pergunta, eu gostei bastante dela e de ler as respostas. A família e os amigos são os mais importantes incentivadores, né? E é ótimo ver que todos tiveram apoio. E achei lindo ler a resposta do Mário, a parte em que ele diz que os olhos da mãe brilharam e isso o motivou ainda mais.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  28. Oi Gi, tudo bem?
    Achei sua nova coluna maravilhosa e ótima para estarmos cientes de algumas dúvidas e que os autores possam responder. Achei que você fez uma pergunta bem simples e objetiva e ótima para saber da opinião deles. Realmente a opinião da família conta muito para um escritor, e vejo que todos eles tiveram experiências bem diversificadas.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  29. Oi Gi
    Adorei a pergunta e as respostas dos autores. Acredito que o apoio da família é fundamental nesse processo, já que a dedicação é intensa. Gostei das respostas e bom saber que tiveram apoio e a motivação.
    Ótimo post.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  30. Bacana demais essa coluna, Gislaine!
    Tenho certeza que vai inspirar muitos escritores que ainda não publicaram.
    Obrigada pelo apoio aos nacionais!
    Um beijo!

    ResponderExcluir