sexta-feira, 22 de julho de 2016

Três coisas sobre você - Julie Buxbaum

E aí meu povo, tudo bem com vocês? Hoje estou aqui para mais uma resenha em parceria com a editora Arqueiro. Vamos lá? 


Título: Três coisas sobre você
Autora:Julie Buxbaum 
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Compre na AMAZON
SKOOB
Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.



Minha opinião: Três coisas sobre você foi uma grande aposta que a editora fez. Digo isso, porque houve até uma promoção "Nós apostamos que você vai gostar. E se você não gostar, nós devolveremos seu dinheiro." Aposta ousada é claro, mas que acredito que tenha sido feliz já que só conheço uma pessoa que detestou esse livro. 

Vocês conseguem imaginar quem? Conseguem pensar em um leitor tão chato assim? Alguém que vá contra o que aparentemente todos estão achando? 

Hahhaha, um prêmio para quem pensou em mim. É claro né gente que tinha que ser eu. 

Sinceramente, acho que eu nem precisaria fazer essa resenha. Acho que só de ver essa imagem, vocês já são capazes de saberem o que achei. 



Pois é, eu não sou de marcar os livros, mas como a editora me enviou essa cartelinha fofa, resolvi usar. Claro que eu não imaginava que só usaria as caras más. Quero dizer, usei 3 carinhas felizes. Mas isso não é nada comparado ao total de marcações que eu fiz. 


Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras e esse bláblá todo. Mas o blog não é de fotografias (ainda bem, pessoa 0 talento para ser fotógrafa), então vamos parar de enrolar e vamos à resenha. 

Três coisas sobre você é narrado em primeira pessoa pela Jessie. Agora que sua mãe morreu, seu pai conheceu uma outra mulher e resolveu se casar novamente. Sendo assim, o pai dela arrasta-a para Los Angeles, onde eles vão morar em uma mansão, ela dividirá a casa com o filho da madrasta e passará a estudar em uma nova escola. 

Até aqui, nenhuma novidade. 

Mas na primeira semana, ela recebe um e-mail muito estranho de alguém que se identifica como Alguém Ninguém. Neste e-mail AN diz que está apenas querendo ajudá-la a enfrentar a selva, que é o ensino médio. 

Essa é a premissa do livro. Ele narra a adaptação de Jessie nesta nova vida com a ajuda de alguém que ela não conhece. 

Primeiro ponto: Quando você recebe um e-mail de alguém que não conhece, você não dá informações a essa pessoa. Você não dá seu telefone, seu endereço, seu local de trabalho. Como é que alguém conversa com uma pessoa que não se identifica, mas que parece estar perseguindo a outra? Para galera. Isso pode até soar bonitinho na cabeça das pessoas mais românticas, mas isso é PERIGOSO. 

Segundo ponto: AN é uma pessoa perturbada. Ok, eu nem precisava dizer isso. Quem é que sai por aí invadindo a vida dos outros? Mas você percebe que AN pode até ser uma pessoa violenta, já que em muitos momentos, quer forçar a barra e fazer com que Jessie conte tudo a respeito do seu dia. 

Terceiro ponto: A leitura flui rapidamente, o que não quer dizer necessariamente que a narrativa seja tão legal assim. Comigo aconteceu porque eu queria terminar logo esse livro; 

Quarto ponto: Julie pode ter tentado escrever um livro para quebrar alguns estereótipos. Mas ela errou feio. Nós temos um gay, o que é realmente bacana. MAS ele é extremamente estereotipado, espalhafatoso e com plumas. A autora fala sobre feminismo, mas ela parece estar debochando de tudo. Jessie claramente não é feminista ainda, ela chama as garotas de vaca, acha que ser gorda é um problema, reclama do fato da madrasta ter empregada, mas rapidamente se adapta a isso e acha perfeito "seria difícil me acostumar sem alguém para fazer tudo por mim" (ou algo assim), debocha das meninas que "transam pelo feminismo". Amiga, a gente transa porque é bom, ok? Como sempre há aquelas meninas lindas, loiras e que maltratam a mocinha. E tudo bem, isso acontece mesmo, muitas vezes. MAS não há um garoto ruim no livro. Nenhum sequer. Todos são legais. Só as garotas são malvadas e há até um momento em que uma professora diz: "meninas são cruéis nesta idade". Não Ô criatura do céu, pessoas são malvadas. Em qualquer idade. Quando AN insinua que pode ser uma garota, Jessie quase infarta. 

Quinto ponto: Jessie só beijou um menino até hoje. Ô a síndrome da garota que ninguém queria, mudou para uma nova escola e agora todos a querem. Sim, porque é isso que acontece. Sem falar que a necessidade que essa garota tem em falar sobre sexo irrita. Moça, nós sabemos que é bom, sabemos que quem é virgem tem curiosidade, mas troca a fita vai, já perdeu a graça. 

Sexto ponto: Jessie é burra, já que para ela CLARO é uma palavra com uma sílaba. Garota, vai se tratar. Ah e ela também não sabe como dizer não. Ô mulher, cê tem probleminha!

Sétimo ponto: A personagem mais legal do livro (Agnes) que é uma menina que Jessie conhece na nova escola quase não aparece. E adivinhem só, Jessie não gosta dela, quando claramente Agnes só está tentando ser legal sendo ela mesmo. Mas mulher tem que ter inimigas - mesmo quando são amigas. Vamos vibrar a rivalidade. 

Oitavo ponto: Os e-mails que deveriam ser o ponto alto do livro, irritam um pouquinho. Eles são muito alá Grey. Gente, quem é que fica editando o assunto do e-mail a cada mensagem enviada? Quem é que faz isso deuses? 

Nono ponto: Apesar do livro ter uns dois quotes bacaninhas, há um bem delicado. Veja: "Ela se parece bastante com as mães da minha cidade: cabelo simples, tudo maximizado para a eficiência, não necessariamente para a atratividade. Como uma mãe verdadeira e, não como uma atriz envelhecendo." Galera, como assim mãe de verdade? Existe mãe de mentira? E agora atriz não pode ser mãe? 

Décimo ponto e único positivo: O livro ressalta várias vezes: Faça sexo seguro. 


Bem, eu acho desnecessário dizer que não indico não é mesmo? MAS como sempre gosto de ressaltar, opinião é opinião e vocês podem não concordar comigo e acabar amando o livro. Que bom que a gente vive em uma sociedade 'livre'. Então se você tem muita vontade de conferir a obra, vai lá. E depois me conte o que achou. 



E por hoje é isso meu povo. Sei que a resenha ficou enorme e um pouco diferente do que costumo fazer aqui, mas vocês sabem que eu prezo pela sinceridade sempre e se eu não escrevesse tudo, ia ficar com isso entalado aqui. 

Mas me contem se já leram o livro, se concordam, o que acharam da resenha. 

E se você curtiu, compartilhe com os amigos. 

Um beijão e até a próxima!

11 comentários:

  1. Oi, Gi!
    "Moça, nós sabemos que é bom, sabemos que quem é virgem tem curiosidade, mas troca a fita vai, já perdeu a graça" GRITEI HAHAHHAHAHAHHAHAHHAHHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHHA
    Você é a primeira pessoa que vejo que não curtiu o livro e acho seus pontos super válidos. Vou levar em consideração quando começar a ler.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oiee, tudo bom?
    Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro (a primeira foi super positiva e me deixou com vontade de ler). Acho que seus argumentos são validos, parece uma leitura gostosa, mas cheia de clichês adolescentes, ao que tudo indica, não temos nada grandioso.
    Me diverti muito com a sua resenha, e continuo curiosa pela leitura...

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gih.
    Essa foi a sua melhor resenha de todas. Rindo demais por aqui.
    Bem, esses estereótipos e clichês realmente irritam. Tendo uma profusão deles, mais ainda. O pior é que parece que a protagonista é realmente sem noção, começando já de cara a dar ideia para alguém que não conhece, anônimo, através de e-mails.
    Aparentemente, perderam a mão nesse livro.
    De leitor chato e que critica livro que todo mundo gosta eu entendo bem. haha Então, acredito e confio na sua opinião.
    Passo o livro.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gih!
    Não li muitas resenhas sobre esse livro não, mas estou rindo da sua kkk
    Ele já não tinha chamado minha atenção mesmo, então... XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ooi!
    acabei de ler uma resenha desse livro em um blog anterior, estou ouvindo falar bastante dele! O tipo de livro que adoraria ler!
    já tá na listinha!
    bjs xxx
    http://lendocomela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que triste você não ter gostado tanto assim. O livro tem uma capa linda e chamativa, e até a sinopse me deixou curiosa.. vi os pontos que você abordou e estou pensando se arrisco a leitura ou não kkkk

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gih.
    Você não vai ser a única a não gostar desse livro. Pelo visto, eu também não irei gostar. Fiquei irritada só de ler sua resenha, imagino eu lendo o livro.
    E suas críticas são muito válidas.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  8. Oi oi,

    estou louca para ler esse livro. Uma pena que você não curtiu, mas achei seus argumentos bem válidos. Um saco essas garotas, na vida real ou nos livros, que se dizem feministas mas que tratam mal e julgam loucamente outras meninas. Também já estou cansada dessas personagens clichês de livro, sempre a garota inexperiente e que se acha mais inteligente que os outros. Confesso que, por causa da sua resenha, fiquei com medo de não gostar do livro, mas, como você bem disse, é bom cada um ler e tirar suas próprias conclusões.

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gi!
    Claro que pensei logo em você ao saber que alguém não tinha gostado kkkk super acostumada às suas resenhas super sinceras!
    Então, eu vi muita propaganda desse livro e fiquei bem curiosa com a premissa mas depois desses pontos que você levantou, sei não... debochar do feminismo? :@ :@ já ia querer tacar esse livro na parede, a personagem, a autora e tudo mais.
    Legal a cartelinha :D iria me ajudar muito na hora de fazer o questionando quotes kkkk porque eu só marco tudo, aliás agora eu deixo o marcador referente à coluna meio "enviesado" pra diferenciar dos outros, mas a cartela é muito legal!

    Beijos,
    Kemmy|Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  10. Oi Gih!
    Eu realmente gostei desse livro. Ok, eu sou a menina romântica e que adora um clichê, mas li "Três Coisas Sobre Você" com o olha de- "isso é uma ficção, uma história criada para mostrar como a adolescência pode ser difícil, como a família pode ser difícil e como pode ter pessoas legais com quem você pode ter um romance bonitinho".
    Mas, concordo com você em alguns pontos, principalmente sobre esse último quote que você destacou da "mãe verdadeira". Entendo que a visão que a personagem tinha de mãe, não era uma mulher linda, rica e com plásticas, mas tudo muda no mundo, né? É difícil conhecer avós com cabelos brancos, óculos e bengalas atualmente (afinal, tem muitos avós com cara de pais), como é completamente normal ver mães e pais jovens e bonitos. Isso não é problema algum.
    Gostei de conhecer sua opinião e é sempre bom ler suas resenhas! Mas, ainda continua gostando do livro, rs.
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Gi!
    Menina estou passado e boquiaberto! rs.
    Realmente você não gostou do livro. EU posso dizer que amei, mesmo!
    Acho válido o ponto que você fala sobre os emails, principalmente, e também pensei assim quando comecei a ler - "isso ´perigoso'.
    Mas a gente não pode esquecer que as histórias estão aí para nos colocar num lugar real, mas também balancear isso com uma pitada de fantasia, no sentido de romantismo, que pode ser justificado com a licença poética. Então achei compreensível, bem como a mensagem do livro sobre como nós estamos muitas vezes olhando para dentro de nós de maneira tão egoísmo, que não enxergamos o que o outro sente. E acredito que a sobre a história do garoto que é gay foi, ao contrário do que você disse, uma maneira nada preconceituosa para falar de um gay cheio de plumas, diria afeminado, que as pessoas na sociedade, e até no meio gay, tanto tem preconceito e "abomina". Buxbaum colocou o personagem ali, bem aceito pela família e bem resolvido com a sexualidade dele.

    Enfim, respeito sim sua opinião.
    Um bjão.

    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras,blogspot.com

    ResponderExcluir